Buscar

APOL- ETIQUETA SOCIAL E EMPRESARIAL - SECRETARIADO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

uestão 1/10
No ambiente corporativo, o comportamento das pessoas, a etiqueta empresarial que adotam e a comunicação que os indivíduos realizam fazem grande diferença no dia a dia. Para isso, compreender a dinâmica do local onde se trabalha, saber se comunicar de forma assertiva, bem como adequar-se à organização são fatores que contribuem para a criação de um ambiente de trabalho mais harmonioso.
Neste contexto, analise as afirmativas a seguir que correspondem à postura profissional e à comunicação dentro dos ambientes corporativos: 
I – A linguagem utilizada no ambiente de trabalho deve ser adequada ao ambiente, clara e sem vícios de linguagem.
II – A comunicação, organizacional ou do dia a dia, deve ser planejada para que situações desagradáveis sejam evitadas.
III – Na comunicação organizacional, o uso de metáforas e ‘parábolas’ deve ser evitado para não gerar conflitos de compreensão.
IV – Para transmitir segurança na comunicação oral, quem fala deve usar de voz elevada e gestos fortes.
 São corretas as afirmativas:
	A	Afirmativas I, II e III, apenas;
	B	Afirmativas I, II e IV, apenas;
	C	Afirmativas II e III, apenas;
	D	Afirmativas I e II, apenas;
O planejamento da comunicação é algo que deveria ocorrer sempre para evitar gafes e situações indesejadas. Além disso, no ambiente corporativo a comunicação deve ser adequada ao perfil da empresa e dos indivíduos que ali trabalham. Já as metáforas são utilizadas com bastante frequência no ambiente corporativo, apresentando bons resultados. E por fim, a comunicação, para transmitir segurança, não precisa ser repleta de gestos fortes e marcantes, nem mesmo de voz alta. O tom de voz deve ser adequado à platéia e alterado para dar ênfases em partes específicas, assim como os gestos, caso contrário a comunicação pode ficar confusa. Neste sentido, a resposta correta é a alternativa ‘d’.
	E	Afirmativas II, III e IV, apenas.
Questão 2/10
Conforme visto em aula, a forma como nos apresentamos, nos vestimos e nos comportamos frente às pessoas e nas mais variadas situações dizem muito a nosso respeito. No entanto, para escolher uma forma de apresentação e criar uma identidade visual que represente quem somos e transmita as mensagens certas, alguns aspectos devem ser observados. Neste sentido, com base nos conhecimentos apresentados em aula e no material didático, leia e analise as afirmativas a seguir:
 I – Para compor um visual é preciso observar gostos pessoais, traços de personalidade e interesses, buscando equilibrar a imagem e a personalidade.
II – Para se apresentar de maneira correta é preciso imaginar como os outros gostariam de ver em você e atender a essas percepções para criar uma boa impressão.
III – Para conseguir uma apresentação adequada é preciso estar atento ao ambiente, à situação e as suas próprias características.
IV – Para criar uma representação visual que transmita as mensagens certas sobre quem você é, é preciso conhecer a si mesmo e encontrar maneiras de apresentar isso por meio da imagem pessoal.
V – Para conseguir passar as mensagens corretas por meio do seu visual é preciso usar peças marcantes e cores vibrantes, o que representa suas vontades e desejos.
 
São corretas as afirmativas:
	A	Afirmativas I e II, apenas;
	B	Afirmativas I, II e III, apenas;
	C	Afirmativas II, III e V, apenas;
	D	Afirmativas II e V, apenas;
	E	Afirmativas I, III e IV, apenas
Você acertou!
A imagem pessoal deve respeitar às características de personalidade e gostos individuais de cada pessoa. Não pode simplesmente considerar o que os outros esperam ou o que a ocasião pede, pois se isso ocorrer provavelmente o indivíduo não se sentirá a vontade. Neste caso, é preciso conhecer a si mesmo e buscar equilibrar sua própria personalidade às situações onde se pretende estar presente, tentando passar uma imagem equilibrada e sensata. Neste contexto, a resposta correta é a letra ‘e’.
Questão 3/10
No mundo corporativo atual a profusão de profissionais está cada vez maior. Isso faz com que o nível de dificuldade para que estes/as profissionais se mantenham no mercado seja elevado, exigindo novas posturas e novas estratégias para se destacar no ambiente corporativo. Para isso, surge o marketing pessoal como uma ferramenta capaz de auxiliar os profissionais a se destacarem no mercado de trabalho.
Neste sentido, leia e analise as frases a seguir com relação ao marketing pessoal, marcando Verdadeiro (V) ou Falso (F) para cada sentença: 
( ) Marketing pessoal é saber vestir-se bem, falar de maneira firme e correta e gesticular com segurança.
( ) Marketing pessoal é uma forma de mostrar aos outros o que podemos fazer e quão bem podemos desenvolver essas atividades.
( ) O marketing pessoal nos permite mostrar aos pares profissionais nossas habilidades, competências e profissionalismo.
( ) Investir em imagem, propaganda pessoal e realçar suas qualidades, omitindo suas falhas, é uma boa forma de fazer o marketing pessoal.
( ) O marketing pessoal deve ser feito o tempo todo e com todas as pessoas que você encontrar para divulgar melhor as suas qualidades. 
Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta:
	A	F – V – V – F – F
Você acertou!
O marketing pessoal tem a finalidade de auxiliar na divulgação das habilidades, capacidades, profissionalismo e características pessoais que podem auxiliar no dia a dia do profissional. Saber vestir-se e comportar-se bem são pontos positivos, mas não constituem por si só o marketing pessoal de alguém. Neste caso, a alternativa que corresponde a ordem correta é a letra ‘a’.
	B	F – V – F – V – V;
	C	
V – F – V – V – F;
	D	F – F – F – V – V;
	E	V – V – F – F – F.
Questão 4/10
A aparência deve ser levada em consideração em todas as situações: no cotidiano, nos eventos/situações sociais e no ambiente profissional. Neste último, os cuidados ainda devem ser redobrados, uma vez que por se tratar de um ambiente de trabalho é importante verificar se há uma política da empresa para vestimentas, se há uniformes, ou se há códigos informais que ditam as normas de conduta para a apresentação pessoal. Assim, com base nos conteúdos vistos em aula e no material didático, leia e analise as frases a seguir com relação à apresentação pessoal no ambiente corporativo:
I – O uso de perfumes fortes é importante, tanto para homens como para mulheres, para criar uma identidade olfativa e destacar-se dos demais.
II – Para mulheres, o uso de roupas muito ajustadas e decotes muito profundos, bem como maquiagem marcante, deve ser evitado.
III – Para homens, o uso de barba comprida é o mais adequado, pois passa a imagem de segurança e credibilidade.
IV – No ambiente corporativo, o bom senso na composição de um visual deve ser a peça chave a ser utilizada, tanto por homens como por mulheres.
 
São corretas as afirmativas:
	A	Afirmativas I e II, apenas;
	B	Afirmativas I e III, apenas;
	C	Afirmativas II e III, apenas;
	D	Afirmativas II e IV, apenas;
Você acertou!
No ambiente de trabalho, assim como em outras situações do cotidiano, deve-se prezar pelo bom senso. Na hora de buscar compor um visual para o trabalho, deve-se cuidar não apenas com a roupa, mas com os acessórios, a maquiagem e os perfumes. O uso de perfumes fortes não é adequado nem para homens, nem para mulheres, bem como o uso de maquiagem, para mulheres. Já com relação à vestimenta feminina, busca-se evitar roupas decotadas e muito justas. Ainda, com relação à barba, aconselha-se aos homens que, quando a usem, mantenham-na aparada, bem delineada e higienizada. No entanto, isso, isoladamente, não confere ao profissional credibilidade. Desta forma, a resposta correta é a letra ‘d’.
	E	Afirmativas I, II e IV, apenas.
Questão 5/10
A ética e a etiqueta profissional auxiliam a distinguir os bons dos maus profissionais. Um exemplo é a questão da competição interna, onde os profissionais competem entre si para apresentar os melhores resultados e, possivelmente, alcançar melhores postos
de trabalho: Quando um/a profissional age de forma ética, não precisa desmerecer ninguém, nem se aproveitar de ninguém para subir na carreira. Ele/a consegue bons resultados pelo próprio esforço e dedicação. Neste sentido, analise as afirmativas a seguir com relação à postura ética no ambiente profissional:
 
I – O profissional ético procura cooperar com seus colegas para que todos atinjam bons resultados.
II – O profissional que trabalha dentro dos padrões da ética não se preocupa em ultrapassar os colegas de trabalho.
III – O profissional ético vê as oportunidades e as aproveita antes que os colegas possam percebê-las.
IV – O profissional que atua de forma ética no trabalho compete com seus colegas, mas também coopera para o bem comum.
V – A ética profissional pode ser vista como ‘algo a mais’ nos profissionais, destacando-os entre os demais.
	A	Afirmativas I, II e IV, apenas;
	B	Afirmativas I, II e III, apenas;
	C	Afirmativas I, III e IV, apenas;
	D	Afirmativas I, IV e V, apenas;
Você acertou!
 A ética profissional deve fazer parte do cotidiano dos profissionais atuais. Cooperar e trabalhar em equipe são alguns dos elementos que constituem uma postura ética. Assim, um profissional ético não realizaria nenhuma atividade tentando ‘passar por cima’ dos colegas de trabalho ou se aproveitar de situações sobre/antes deles. Neste caso, a resposta correta é a letra ‘d’.
	E	Afirmativas I, II, III e IV, apenas.
Questão 6/10
Com relação ao comportamento, tanto pessoal como profissional, é comum ouvirmos a expressão: ‘a primeira impressão é a que fica’. Segundo Adriane Werner (2014, p. 53), em seu livro Etiqueta Social e Empresarial, publicado pela Editora Intersaberes, “sabendo que vamos ser julgados pelos interlocutores, devemos investir no bom comportamento para tentar sempre causar a melhor primeira impressão possível”. Com relação ao comportamento profissional e a criação de uma boa primeira impressão, leia e analise as frases a seguir marcando Verdadeiro (V) ou Falso (F) para cada sentença: 
( ) A apresentação pessoal, postura e vestimenta, é um fator que pode ser deixado em segundo plano para criar uma imagem positiva.
( ) A boa comunicação, tanto verbal como gestualmente, é um fator que deve ser observado na hora de se criar uma imagem positiva.
( ) A maneira como nos portamos em público, vestimenta, gestos, postura, revela detalhes da nossa personalidade.
( ) Com raras exceções, as pessoas fazem juízos de valor umas das outras a partir do primeiro momento em que se veem.
( ) Causar uma boa primeira impressão é indispensável nos dias de hoje, pois sempre há uma segunda chance.
 
	A	V – V – F – F – V;
	B	
F – F – V – V – F;
	C	F – V – V – V – F;
Você acertou!
Para causar uma boa primeira impressão você só tem uma chance, portanto deve investir em uma imagem positiva, em um comportamento adequado com a situação e em apresentar-se da maneira mais propícia, atentando-se para os gestos, a fala, o modo de falar, entre outros fatores. Neste sentido, a resposta correta é a letra ‘c’.
 
Referência: WERNER, Adriane. Etiqueta Social e Empresarial. 2 ed. Curitiba: Intersaberes, 2014.
	D	F – V – F – F – V;
	E	V – F – F – F – V.
Questão 7/10
As alterações ocorridas na sociedade e nas formas de comunicação entre empresas e indivíduos têm demandado dos profissionais novas posturas e uma conduta condizente com esta nova realidade. Fala-se, inclusive, em uma nova ética profissional, ou mesmo em uma nova etiqueta profissional, frente aos avanços das tecnologias de informação e comunicação no ambiente corporativo.
Neste sentido, com relação à conduta profissional frente às TIC, leia e analise as afirmativas a seguir: 
I – O telefone da empresa é uma ferramenta que pode ser utilizada pelos colaboradores para fins pessoais, desde que o façam em seus horários de intervalo.
II – Para as mensagens escritas via celular, a mensagem deve ser clara e objetiva, com textos curtos e com linguagem coloquial.
III – Ligações telefônicas profissionais devem obedecer aos horários comerciais para que sejam realizadas, com exceções para casos e situações extremos.
IV – É importante ao escrever mensagens de textos (sms, e-mails) colocar todas as palavras em maiúscula quando o assunto for importante.
V – O atendimento telefônico em uma empresa deve ser feito de maneira rápida, informal e com linguagem coloquial para deixar o interlocutor à vontade. 
São corretas as afirmativas:
	A	Afirmativas I, II e III, apenas;
	B	Afirmativas III, IV e V, apenas;
	C	Afirmativas IV e V, apenas;
	D	Afirmativas I e IV, apenas;
	E	Afirmativas II e III, apenas.
Você acertou!
O ambiente corporativo atual exige posturas condizentes com a realidade cercada por tecnologias de informação e comunicação. No caso do telefone da empresa, ele é de uso profissional apenas, com exceções para casos extremos, ou necessidades especiais. Já o atendimento telefônico, por exemplo, deve ser feito de acordo com os padrões da empresa, mas sempre buscando cordialidade e profissionalismo para passar aos interlocutores uma imagem positiva da organização. No caso das mensagens de texto via celular, devem ser claras e objetivas, com textos curtos e com linguagem coloquial. No entanto, nada de intimidades. E com relação à utilização de letras em maiúsculo: errado! Isso indica que a pessoa está gritando, portanto não é indicado escrever com a tecla Caps Lock ativada. Neste contexto, a resposta correta é a letra ‘e’.
Questão 8/10
Conforme visto em aula, a comunicação entre as pessoas e no ambiente corporativo tem sido alterada nos últimos anos com grande influência das tecnologias de informação e comunicação (TIC), o que tem demandado novas posturas por parte dos profissionais para que mantenham um comportamento adequado frente a esses novos artefatos e situações. Neste sentido, com relação à comunicação influenciada pelas TIC no ambiente corporativo, analise as afirmativas a seguir:
 
I – O e-mail é uma ferramenta que se tornou bastante popular nos últimos anos, mas não vem sendo muito utilizado pelas empresas para fins de comunicação.
II – A internet tem possibilitado facilitações nas formas de comunicação entre pessoas e empresas, encurtando barreiras de tempo e espaço.
III – O ambiente corporativo hoje se utiliza de muitas das ferramentas oriundas do ambiente da internet para suas atividades corriqueiras.
IV – A linguagem utilizada nas novas ferramentas de comunicação on-line deve seguir os padrões de formalidade utilizados nas antigas correspondências.
 
São corretas as afirmativas:
	A	Afirmativas I, II e III, apenas;
	B	Afirmativas II, III e IV, apenas;
	C	Afirmativas II e III, apenas;
Você acertou!
As ferramentas de TIC tem auxiliado as organizações contemporâneas e alterado a forma como estas se comunicam e realizam suas atividades. A linguagem, por exemplo, mudou bastante. Hoje em dia ela é mais simples e objetiva, longe do perfil formal e rebuscado das comunicações de antigamente. Além disso, o e-mail se tornou uma das principais ferramentas de comunicação tanto pessoal como empresarial. Desta forma, a resposta correta é a letra ‘c’.
	D	Afirmativas I e IV, apenas;
	E	Afirmativas I e III, apenas.
Questão 9/10
Em tempos de tecnologias da informação e comunicação presentes em todos os momentos da vida pessoal e profissional, atentar-se para o comportamento nas redes é fundamental para os profissionais atuais. Neste sentido, a identidade dos profissionais no ambiente virtual também é ponto que merece atenção. Para isso, o email é uma das ferramentas que pode auxiliar na sua apresentação e dizer um pouco sobre quem você é, além de ser uma das ferramentas de comunicação mais utilizadas na atualidade.
Neste contexto, e com base no conteúdo visto em aula e no material didático sobre a utilização dos e-mails, leia as frases a seguir e marque V para Verdadeiro e F para Falso:
 
( ) É aconselhável utilizar um endereço de e-mail fácil de ser lembrado
pelos interlocutores e que facilite a identificação de seu proprietário.
( ) É comum usar símbolos, números e letras duplicadas nos endereços eletrônicos, pois eles conferem a identidade pessoal dos proprietários.
( ) A linguagem utilizada nas mensagens enviadas por e-mail é mais livre, direta e sem enrolações, compatível com a dinâmica do cenário atual.
( ) O e-mail se tornou uma das ferramentas mais utilizadas nas empresas contemporâneas em função da agilidade que confere à comunicação.
( ) O e-mail que você recebe não precisa ser respondido ao remetente pois ele já ficou salvo no sistema, garantindo a entrega da mensagem/comunicação.
 
Assinale a alternativa que corresponde a ordem correta:
	A	V – V – V – F – F;
	B	F – F – V – V – F;
	C	F – V – F – V – V;
	D	V – F – V – V – F;
Você acertou!
O e-mail é uma das ferramentas mais utilizadas no dia a dia tanto de pessoas como de empresas. Para isso, deve ser pensado desde a sua criação, onde seu proprietário deve pensar em um endereço eletrônico fácil de ser memorizado e compreendido pelos interlocutores, até o momento da comunicação, onde a linguagem deve ser clara e objetiva, mas manter a educação e cordialidade, bem como educação e comprometimento para responder a todas as mensagens recebidas.
	E	V – F – F – F – V.
Questão 10/10
Viver em sociedade é um ato constante de aprendizado e de exercício da paciência e da tolerância (ou pelo menos deveria ser!). Convivemos diariamente com os mais variados perfis de pessoas, e nos ambientes corporativos isso não é diferente: a diversidade está presente dentro das empresas, sejam elas públicas ou privadas. Assim, adequar nossos comportamentos e forma de se comunicar se torna fundamental para poder buscar uma convivência mais harmoniosa no ambiente profissional.
Neste sentido, leia e analise as frases a seguir marcando V para Verdadeiro e F para Falso, para cada sentença: 
( ) Para ser uma boa companhia no ambiente de trabalho é importante, além de ter uma boa comunicação, saber ouvir o que os outros falam.
( ) Um ambiente profissional descontraído é, geralmente, mais produtivo, por isso o uso de piadas e brincadeiras no dia a dia é fundamental.
( ) A linguagem utilizada no cotidiano profissional é a mesma utilizada em casa e nos círculos sociais, podendo conter gírias e outras expressões diversas.
( ) Exercitar a tolerância não é apenas não fazer piadas e brincadeiras de mau gosto, mas também reconhecer o potencial em cada indivíduo.
( ) A maneira como as coisas são ditas deve ser levada em consideração, pois até mesmo as situações negativas podem ser suavizadas. Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta:
	A	V – V – V – F – F;
	B	V – F – F – F – V;
	C	
V – V – F – F – F;
	D	V – F – F – V – V;
Você acertou!
Um ambiente de trabalho descontraído é, geralmente, melhor para trabalhar. No entanto, a utilização de piadas, brincadeiras e outros artifícios pode desequilibrar os ânimos e tornar o ambiente pesado e preconceituoso. Por isso, evita-se nos ambientes de trabalho o excesso de brincadeiras e as piadas. Já a linguagem utilizada dentro de uma organização não pode ser cheia de vícios, como gírias e expressões diversas utilizadas no cotidiano. Isso não passa a imagem de um profissional capacitado. Neste contexto, e considerando o exercício constante da tolerância e do reconhecimento dos valores alheios, bem como saber como se comunicar bem, mas também saber ouvir, a resposta correta para esta questão é a letra ‘d’.
	E	V – F – F – V – F.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais