Buscar

2018.1 ad1 legislação tributária aulas 1a 9

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

�
Curso: Administração
Polo: Rocinha
AD1 Legislação Tributária 2018.1
1. Qual o tipo de LANÇAMENTO que diz respeito ao Imposto sobre a renda da pessoa física (IRPF)? Discorra sobre esse tipo de lançamento, esclarecendo quanto ao prazo em que pode ser feito. (2,5 pontos)
O tipo de lançamento que diz respeito ao Imposto sobre a renda da pessoa física é por homologação. Este tipo acontece quando o sujeito passivo antecipa o pagamento do tributo, e a homologação do sujeito ativo e realizada por notificação. O prazo da notificação é de 5 anos a partir da ocorrência do fato gerador.
2. Considerando o estudo realizado a partir da aula 6 do caderno didático, discorra sobre as regras orientam a aplicação da lei tributária no tempo. (2,5 pontos)
As regras que orientam a aplicação da lei tributária no tempo são descritas da seguinte maneira:
- a regra geral dispõe que a lei entrará em vigor em 45 dias em território nacional, e depois de três meses, no exterior; 
- atos administrativos vigoram na data de publicação;
- para decisões administrativas são 30 dias após sua publicação;
- convênios estipulam que entram em vigor nas datas neles previstas; e
- em leis que instituem ou majoram impostos, princípio da anterioridade, tanto o tradicional quanto o nonagesimal, deve ser respeitado.
3. Na aula 5, você encontra a seguinte informação: “embora as imunidades tributárias e as isenções tributárias possam ser consideradas exonerações tributárias, visto que ambas se destinam a limitar o alcance e a aplicação dos tributos, elas não se confundem”. Assim sendo, pergunta-se: POR QUE ELAS NÃO SE CONFUNDEM? (2,0 pontos)
As imunidades tributárias e as isenções tributarias não se confundem porque possuem diferenças, que são as seguintes:
- as imunidades tributárias dizem respeito aos impostos, enquanto que as isenções podem ser instituídas em relação a qualquer tributo. Uma exceção é uma imunidade em relação às taxas relativas ao habeas corpus e ao habeas data;
- as imunidades estão previstas em Constituição, ao passo que isenções podem ser fixadas e revogadas por lei. Aquelas imunidades apenas podem ser revogadas por emenda constitucional;
- Na imunidade não ocorre fato gerador, e na isenção ocorre fato gerador.
4. De acordo com o art. 145 da Constituição Federal e o art. 5º do Código Tributário Nacional: “os tributos são os impostos, as taxas e as contribuições de melhoria”. A partir desta informação, em relação às CONTRIBUIÇÕES DE MELHORIA, pergunta-se:
a) Qual(is) o(s) ente(s) federativo(s) (UNIÃO, ESTADOS, DISTRITO FEDERAL ou MUNICÍPIOS) que é(são) competente(s) para instituí-las?
Os entes federativos gozam de competência comum em relação as contribuições de melhoria. Assim, e permitido a qualquer um deles cobrar contribuições de melhoria.
b) Que outras características elas possuem?
Outras características relacionadas às contribuições de melhoria são caráter indenizatório de uma despesa; valor total arrecadado igual à despesa realizada; valor individual proporcional à valorização imobiliária.
c) Em razão dessas características, quais seus elementos essenciais?
Os elementos essenciais são necessidade de melhoria em determinado imóvel; e relação entre a melhoria observada e a realização de uma obra pública.
d) Quais os requisitos que devem preceder a sua cobrança?
A contribuição será precedida da publicação de lei, que conterá requisitos. Alguns são:
- determinação da parcela do custo da obra a ser financiada pela contribuição; 
- determinação do fator de valorização;
- fixação de prazo, não inferior a 30 dias, para impugnação de qualquer dos requisitos; dentre outros.

Outros materiais