Buscar

Teste de Conhecimento Aula 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1a Questão
	
	
	
	Observe a definição abaixo: 
Está fundamentada no conhecimento, na distinção entre o conhecimento tácito e o explícito. Essa teoria estudou a interação entre o conhecimento tácito e o explícito, identificando quatro modos de conversão.
O texto acima refere-se a que dimensão?
		
	 
	Pedagógica.
	
	Ontológica.
	
	Psicológica
	
	Temporal.
	 
	Epistemológica.
	
	 
	Ref.: 201608458795
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	No processo de criação do conhecimento a organização tem a função de fornecer o contexto apropriado para facilitar as atividades em grupo e também o acúmulo de conhecimento no âmbito individual. Quais as condições que promovem a criação da espiral do conhecimento ?
		
	 
	intenção, autonomia, flutuação, caos criativo, redundância e variedade de requisitos
	
	intenção, dedicação, difusão interativa, caos criativo e redundância de requisitos
	
	intenção, dedicação e difusão interativa do conhecimento
	
	intenção, autonomia, caos criativo, variedade de requisitos e compartilhamento do dos ativos intangíveis
	
	intenção, autonomia, flutuação, redundância de ordens por parte do gestor e variedade de requisitos
	
	 
	Ref.: 201607588576
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	O processo de geração do conhecimento é descrito por Nonaka e Takeuchi (1997) como um modelo de cinco fases, composto pelas seguintes fases:
I) _________________: Transformação do conhecimento tácito em explícito;
II) _________________: Momento em que a organização determina e justifica, através de critérios definidos, que conceitos criados são úteis para ela e para a sociedade;
III) _________________: Processo contínuo, interativo e em espiral, de expansão e difusão do conhecimento;
IV) _________________: Esse conhecimento é gerado, combinando-se o novo conhecimento explícito gerado com o conhecimento explícito existente;
V) _________________: Essa fase é considerada crítica em relação à criação do conhecimento organizacional.
Complete as frases escolhendo o nome de cada fase do processo de criação do conhecimento:
		
	
	Construção de um Arquétipo - Criação de conceitos - Difusão interativa do conhecimento - Justificação de conceitos - Compartilhamento do conhecimento tácito
	
	Compartilhamento do conhecimento tácito - Criação de conceitos - Justificação de conceitos - Difusão interativa do conhecimento - Construção de um Arquétipo
	
	Difusão interativa do conhecimento - Criação de conceitos - Justificação de conceitos - Compartilhamento do conhecimento tácito - Construção de um Arquétipo
	
	Justificação de conceitos - Difusão interativa do conhecimento - Criação de conceitos - Construção de um Arquétipo - Compartilhamento do conhecimento tácito
	 
	Criação de conceitos - Justificação de conceitos - Difusão interativa do conhecimento - Construção de um Arquétipo - Compartilhamento do conhecimento tácito
	
	 
	Ref.: 201607414747
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A inovação é imprescindível para o crescimento das organizações e para seu diferencial competitivo, vários tem sido os modelos propostos para desenvolvê-la ou criar um ambiente organizacional inovador. São exemplos destes modelos:
		
	
	Linear e difusor
	
	Difusor e interativo
	 
	Linear e interativo
	 
	Autônomo e interativo
	
	Automatizado e difundido
	
	 
	Ref.: 201607414894
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	No processo de criação do conhecimento, a organização tem a função de fornecer a ambiência apropriada para facilitar as atividades em grupo e também o acúmulo do conhecimento individual. Neste contexto, para Nonaka & Takeuchi, o desenvolvimento da espiral do conhecimento precisa de cinco condições básicas:
		
	
	Estudo, Esforço, Caos Criativo, Perseverança, Flutuação
	
	Intenção, Esforço, Variedade, Estudo, Flutuação
	
	Intenção, Inteligência, Variedade, Esforço, Flutuação
	 
	Intenção, Autonomia, Flutuação, Caos Criativo, Variedade
	
	Estudo, Intenção, Inteligência, Esforço e Perseverança
	
	 
	Ref.: 201607408366
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	      A Flutuação e Caos é definida com uma das cinco condições de nível organizacional que promovem a criação do conhecimento, portanto pode-se definir esta condição como:
		
	
	      
       É a diversidade interna de informações de uma organização que corresponde à variedade e à complexidade do ambiente.
	 
	       É a forma como todos os membros de uma organização agem de acordo com as circunstâncias para introduzir oportunidades inesperadas e motivação para a criação de conhecimento.
	 
	        É definida como a interação entre a organização e o ambiente externo, onde envolve rotinas, hábitos ou estruturas cognitivas. Quando introduzida em uma organização, seus membros enfrentam um colapso de rotinas, hábitos ou estruturas cognitivas. Um colapso refere-se a uma interrupção de nosso estado de ser habitual e confortável.
	
	        É definida como a aspiração de uma organização às suas metas. Em outras palavras, os esforços para alcançar a intenção assumem a forma de estratégias dentro de um contexto de uma empresa.
	
	       É a existência de informações que transcendem as exigências operacionais imediatas dos membros da organização. Refere-se à superposição intencional de informações sobre atividades da empresa, responsabilidades da gerência e sobre a empresa como um todo.
	
	 
	Ref.: 201608443819
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Como se chama o conhecimento que o indivíduo adquiriu ao longo da vida?
		
	
	Conhecimento explícito.
	
	Conhecimento prático.
	
	Conhecimento experimental.
	 
	Conhecimento tácito.
	
	Conhecimento espontâneo.
	
	 
	Ref.: 201608063771
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Takeuchi e Nonaka (2008) apontam algumas condições para que a criação do conhecimento individual e em grupo seja facilitada.
Associe corretamente a coluna da esquerda com as respectivas condições apontadas:
	Intenção
Autonomia
Flutuação e caos criativo
Redundância
Variedade de requisitos
	(   ) Para os dois autores, a variedade é promovida se os membros internos possuem acesso rápido e o mais direto possível a uma gama de informações.
(   ) Os indivíduos devem ter liberdade para agir de forma autônoma, sendo limitados apenas por circustâncias de fato necessárias. Ainda, é essencial motivação própria para gerar e adquirir conhecimento.
(   ) A desordem aparente do ambiente externo à empresa pode ser um estímulo poderoso para que os membros internos busquem aprender e se renovar. Da mesma forma, pode-se imprimir intencionalmente uma sensação de crise, provocando respostas inusitadas diante de um contexto desafiador.
(   ) No nível organizacional, é necessário haver vontade para se atingirem metas bem definidas e visão clara sobre o conhecimento que se quer desenvolver.
(   ) Deve-se haver sobreposição e excesso de informações e responsabilidades. Para que o conhecimento seja criado, conceitos e informações de utilidade não imediata devem estar à disposição dos indivíduos. Outra prática importante é a rotação de pessoal por diversas áreas, promovendo a aquisição de múltiplas perspectivas.
 
 
		
	 
	5, 2, 3, 1, 4
	
	3, 2, 1, 5, 4
	
	1, 5, 4, 2, 3
	
	1, 2, 4, 3, 5
	
	2, 1, 5, 3, 4

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais