Buscar

Ácidos Nucléicos

Prévia do material em texto

Ácidos Nucléicos
DNA e RNA
Ácido Nucleico é um tipo de composto molecular, de elevada massa molecular, que possui ácido fosfórico, açúcares e bases purínicas e pirimidínicas. São portanto macromoléculas formadas por nucleotídeos.
Os nucleotídeos são subunidades constituídas por um fosfato, uma pentose e uma base nitrogenada, que se unem para formar o
 DNA (ácido desoxirribonucléico) 
 RNA (ácido ribonucléico).
 A pentose do DNA é denominada desoxirribose e a contida no RNA é a ribose, pois possui uma molécula de oxigênio a mais. 
O DNA e o RNA estão presentes no núcleo celular. Além de atuar como subunidades dos ácidos nucléicos, os nucleotídeos atuam como transportadores de energia, componentes de cofatores enzimáticos e mensageiros químicos. 
“Ocorrem em todas as células vivas, são responsáveis pelo armazenamento e transmissão da informação genética, por sua tradução que é expressa pela síntese precisa das proteínas.”
Existem dois tipos de ácidos nucleicos: 
ácido desoxirribonucleico - DNA 
ácido ribonucleico - RNA.
	.
Nos ácidos nucleicos podem identificar-se três constituintes fundamentais:
1. Ácido fosfórico - confere aos ácidos nucleicos as suas características ácidas. Faz as ligações entre nucleotídeos de uma mesma cadeia. Está presente no DNA e no RNA.
2. Pentoses - como o próprio nome descreve, é um açúcar formado por cinco carbonos. Ocorrem dois tipos: a desoxirribose e a ribose.
3. Base nitrogenada - há cinco bases azotadas diferentes, divididas em dois grupos :
Bases de anel duplo (púricas)- adenina (A) e guanina (G);
Bases de anel simples (pirimídicas)- timina (T), citosina (C) e uracila (U).
Como ocorrem as ligações entre os nucleotídeos?
Tipos de RNA
Cístron ou Gene é o segmento de DNA que contém as informações para a síntese de um polipeptídeo ou proteína.
O RNA produzido que contém uma sequência de bases nitrogenadas transcrita do DNA é um RNA mensageiro.
No citoplasma, ele será um dos componentes participantes da síntese de proteínas, juntamente com outros dois tipos de RNA, todos de fita simples e produzidos segundo o mesmo processo descrito para o RNA mensageiro.
RNA ribossômico, RNAr : Associando-se a proteínas, as fitas de RNAr formarão os ribossomos, orgânulos responsáveis pela leitura da mensagem contida no RNA mensageiro.
RNAs transportadores, RNAt. : Assim chamados porque serão os responsáveis pelo transporte de aminoácidos até o local onde se dará a síntese de proteínas junto aos ribossomos. São moléculas de RNA de fita simples, de pequeno tamanho, contendo, cada uma, cerca de 75 a 85 nucleotídeos. Cada fita de RNAt torce-se sobre si mesma, adquirindo o aspecto visto na figura abaixo.
.
Duas regiões se destacam em cada transportador: uma é o local em que se ligará o aminoácido a ser transportado e a outra corresponde ao trio de bases complementares (chamado anticódon) do RNAt, que se encaixará no códon correspondente do RNAm.
Anticódon é o trio de bases do RNAt, complementar do códon do RNAm

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes