Buscar

Gabarito do livro didatico Gestao de Projetos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Gabarito do livro didático Gestão de Projetos
UNIDADE 1
1.O que é empreendedorismo?
Empreendedorismo é a ação do empreendedor. Quando ele identifica uma oportunidade, estrutura a melhor forma de aproveitar esta oportunidade e gera um novo negócio. Empreendedorismo, portanto, é tanto a ação inovadora do empreendedor quanto sua capacidade de administrar para obter resultado a partir dessa inovação.
2.O que é projeto?
Projeto é um esforço temporário que tem como objetivo entregar um produto exclusivo, com a utilização de recursos limitados, de modo a atender uma necessidade.
3.Descreva a interface entre o empreendedorismo e a criação de projetos.
O empreendedorismo concebe a ideia de um negócio, estrutura o plano de viabilidade estratégica e financeira, e será o responsável por gerir operacionalmente a iniciativa. Por outro lado, os projetos serão formas de colocar em prática os empreendimentos. Sendo assim, os projetos situam-se entre a aprovação do plano de negócios e a operação do negócio, produto do projeto. Em outras palavras, o empreendedorismo dá forma às ideias, a criação de projetos as realiza.
4.Do que trata uma metodologia de gerenciamento de projetos? 
Consiste em um padrão para gerenciamento de um projeto. Neste sentido, segundo a metodologia preconizada pelo PMI e editada em seu PMBOK, gerenciar projetos inclui (1) Identificação dos requisitos do projeto; (2) Adaptação às diferentes necessidades, preocupações e expectativas das partes interessadas; (3) Estabelecer e manter a comunicação ativa com as partes interessadas; (4) Balanceamento das restrições conflitantes do projeto que incluem, mas não se limitam, a (a) Escopo, (b) Qualidade, (c) Cronograma, (d) Orçamento, (e) Recursos, (f ) Riscos.
UNIDADE 2
1.Qual é a necessidade de selecionar projetos?
Normalmente, há muitas iniciativas viáveis e oportunas para uma empresa. Normalmente também, não há recursos para implementar todas de uma só vez. A seleção de projetos visa crivar, estratégica e economicamente, quais são os projetos q u e, quando concluídos, agregarão maior valor à competitividade da empresa.
2.Quais são as competências fundamentais para o gerente de projetos, apontadas nesta unidade?
Segundo o PMI, o gerente de projetos precisa exibir algumas características técnicas e outras comportamentais, assim, edita uma lista não exaustiva com essas características, onde estão incluídos: Liderança, Construção de equipes, M o t i v a ç ã o, Comunicação, Influência, Tomada de decisões, Consciência política e cultural, Negociação, Ganho de confiança, Gerenciamento de conflitos, Coaching.
3.No que consiste a análise de viabilidade econômico-financeira de projetos?
Consiste na utilização de cálculos matemático-financeiros que permitam demonstrar como se comporta a relação investimento vs retorno vs tempo. Em outras palavras, o que se espera é observar uma relação de sobras do lucro do projeto sobre o capital investido nele, em um determinado tempo.
UNIDADE 3
1.Diferencie escopo de produto do projeto.
Quando o escopo é do produto, envolve características e funções de um produto, serviço. Por outro lado, quando tratamos do escopo do projeto, nos referimos ao trabalho a ser realizado para entregar o produto ou serviço (SOTILLE et al., 2010). Com isto em mente, já conseguimos entender que a conclusão do escopo do projeto é medida em relação ao atendimento do plano de gerenciamento do projeto. Por outro lado, a conclusão do escopo do produto é medida no atendimento aos requisitos do produto.
2.Defina o que são riscos em projetos.
O risco do projeto é um evento ou condição incerta que, se ocorrer, provocará um efeito positivo ou negativo em um ou mais objetivos do projeto tais como escopo, cronograma, custo e qualidade (PMI, 2012). Um risco pode ter uma ou mais causas e, se ocorrer, pode ter um ou mais impactos.
3.Quais são os aspectos comuns ao gerenciamento do custo e do tempo em projetos.
Assim como o gerenciamento dos custos, o gerenciamento do tempo também tem fundamento no escopo do projeto. Desta forma, a declaração do escopo, a EAP e o dicionário da EAP são a matéria prima que utilizamos na definição das atividades, de sua duração e também de seu custo.
4.Quem são os stakeholders e qual o seu papel em um projeto?
Os stakeholders são pessoas, físicas ou jurídicas, que de alguma forma podem intervir no projeto. Assim, a ação de um stakeholder, ou parte interessada, como traduziu o PMI no PMBOK, pode ser positiva, de apoio, de facilitação, ou ainda, de oposição, de conflito, negativa. Um dos primeiros passos do gerente de projeto ao ser incumbido de um projeto é identificar os stakeholders, seu viés – se positivo ou não e entender como deve comunicar-se e explorar o apoio ou evitar a oposição daquela parte. Normalmente pessoas com interesse no produto do projeto, como o patrocinador ou o cliente, são stakeholders que ajudam o projeto. Por outro lado, pessoas ou grupos que se sintam prejudicados ou ameaçados quando o projeto for concluído, tendem a opor-se à ele.
UNIDADE 4
1.Descreva os componentes genéricos de um processo de comunicação. 
Um processo de comunicação consiste em um emissor, um receptor, um canal, a mensagem e o código pelo qual a mensagem será codificada pelo emissor e decodificada pelo receptor. Quando o receptor recebe a mensagem tal qual foi enviada pelo emissor, a comunicação é considerada eficaz.
2.Qual a diferença entre a garantia e o controle da qualidade.
Garantia da qualidade envolve aspectos gerenciais como processos, procedimentos, padrões e auditorias dos demais. Enquanto isso, o controle da qualidade envolve aspectos técnicos como adequação e desempenho do produto do projeto e do gerenciamento do projeto.
3. Ao que refere-se a expressão make-or-buy?
As aquisições em um projeto têm como base o escopo do projeto e a EAP. No planejamento do projeto, é preciso avaliar e decidir o que será produzido internamente ao projeto e o que será contratado de partes externas. Em gerenciamento de projetos essa decisão ganha o nome de make-or-buy, fazer ou comprar, numa tradução livre.
UNIDADE 5
1.Diferencie ética de moral.
O que é ética e qual sua distinção com o conceito de moral? Sabbag (2013) afirma que Ética é o “desejo de uma vida satisfeita consigo e para os outros em situações justas.” Se é um dever de consciência, deriva dos valores esposados pelo indivíduo. Por outro lado, a moral é reativa e normativa, ou seja, consiste em cumprir leis e normas sociais.
2.Apresente o grau de importância das ferramentas de gerenciamento via software, em gerenciamento de projetos.
São importantes, contudo, acessórios. Ou seja, dominar o uso de um software de gerenciamento não faz um profissional ser alçado ao status de gerente de projeto experiente ou excelente. Por outro lado, caso um gerente experiente apresente domínio sobre os softwares de gestão de projetos, estará ainda mais apto a desenvolver seu trabalho de maneira excelente.
3.Aponte se há utilidade, e qual seria, de submeter-se a um processo de certificação profissional do PMI.
Tornar-se um gerente de projetos certificado é a melhor competência para futuros empreendedores. Mais do que isso, as práticas e a metodologia descritas no PMBOK® podem ser consideradas um modelo de gestão de aplicação universal: do primeiro ao terceiro setor. Aliás, Sabbag (2009) lembra que o PMP tem maior empregabilidade, e que ser certificado significa que você passou pelo melhor treinamento para ser um futuro dirigente de negócios.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes