Buscar

1ª e 2ª ATIVIDADES FÓRUM E DISSERTATIVAS CUSTOS LOGÍSTICOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ATIVIDADES CUSTOS LOGÍSTICOS
	
Atividade 1ª
	
FÓRUM
	1ª Realizado
	2ª Realizado
	3ª Realizado
	
Atividade 2ª
	 
Atividade Objetiva Realizada
“ Só falta encaminhar”
	
Atividade 3ª
	
Atividade 1ª
Indique seu ponto de vista sobre os fatores que interferem diretamente no custo logístico das empresas, e quais são as possibilidades para se manter competitivo no mercado interno e externo.
	
Custo logístico consome 11,2% da receita das empresas e transporte é o maior vilão
por: Assessoria de Imprensa FDC - Andreoli MSL Group  em 29/09/2014 02:54
Categoria: Logist
A Fundação Dom Cabral divulgou hoje os resultados da pesquisa Custos Logísticos no Brasil 2014, cujo objetivo é avaliar os custos logísticos para as empresas e seu impacto nos negócios. A pesquisa consultou 111 empresas brasileiras, cujo faturamento equivale a 17% do PIB. De acordo com o estudo, os custos logísticos no Brasil consomem 11,19% da receita das empresas, que revelam ter um alto nível de dependência de rodovias (85,6%), máquinas e equipamentos (68,5%) e energia elétrica (66,7%). 
“Em linhas gerais, o transporte continua sendo um fator muito presente na composição do custo logístico, basta ver, por exemplo, que 48,6% das empresas consultadas consideram muito alta a influência dos transportes na formação do preço final de seus produtos”, destaca Paulo Resende, coordenador do Núcleo de Infraestrutura e Logística da Fun​dação Dom Cabral e responsável pelo estudo. Alguns dados da pesquisa reforçam este aspecto. O transporte de longa distância é, c​om 44%, o fator mais representativo na estrutura de custo logístico das companhias, seguido de armazenagem, com 19,06%. Os transportes de produto acabado e de matéria-prima têm os maiores custos logísticos. Para 69,3% das empresas, o transporte de produto acabado tem um custo muito alto ou alto; e 61,2% das empresas têm a mesma opinião sobre o transporte de matéria-prima. ​
“As empresas avaliaram, ainda, que a corrupção, os impostos e a infraestrutura inadequada compõem o tripé responsável por minar a competitividade do ambiente logístico brasileiro”,
Segundo a pesquisa, a formação de mão-de-obra tem proporcionado relevantes aumentos não previstos na composição do custo logístico. Para 62,4% das companhias, formar mão-de-obra tem um impacto muito alto ou alto no aumento extra do custo logístico. De forma geral, a saída encontrada pelas empresas para atenuar o custo logístico tem sido a terceirização de frota e os serviços logísticos para outros operadores (70%) e assim no cenário atual, preocupar-se com a logística tornou-se fundamental nas empresas. O ambiente em que as empresas operam atualmente é muito complexo e fortemente competitivo. Portanto, elas estão buscando a diferenciação e o estabelecimento de vantagens competitivas em relação aos seus concorrentes. Para alcançar esses objetivos, cada um tenta encontrar o seu próprio caminho; porém, um ponto comum pode ser observado: a opção pela aplicação da logística, que deve ser entendida como o gerenciamento estratégico dos fluxos de materiais e das informações correlatas para levar, de forma eficiente e eficaz, os produtos de uma origem a um destino.
Referência:
Custo logístico consome 11,2% da receita das empresas e transporte ...
www.fdc.org.br/blogespacodialogo/Lists/Postagens/Post.aspx?ID=379
29 de set de 2014 - O transporte de longa distância é, c​om 44%, o fator mais representativo na estrutura de custo logístico das companhias, seguido de armazenagem, com 19,06%. Os transportes de produto acabado e de matéria-prima têm os maiores custos logísticos. Para 69,3% das empresas, o transporte de produto ...
Disponível em: < http://www.fdc.org.br/blogespacodialogo/Lists/Postagens/Post.aspx?ID=379 >. Acessado em 28 de fevereiro de 2018.
Techoje - Logística, uma vantagem competitiva
www.techoje.com.br/site/techoje/categoria/detalhe_artigo/659
Essa idéia pode ser reforçada ao se constatar que alguns dos segmentos mais competitivos do mercado, como o automobilístico e o grande varejo, adotam a .... Como conseqüência de uma terceirização, resultam, inicialmente, custos adicionais durante o processo de transição - decorrentes do uso interno e externo de ...
Disponível em: < http://www.techoje.com.br/site/techoje/categoria/detalhe_artigo/659 > . Acessado em 28 de fevereiro de 2018.
1ª Fórum
Bom dia Jhonatan
Ótima colocação, infelizmente o sistema ferroviário foi abandonado e o investimento é colocado em toda via rodoviária, porém hoje é um alto custo para as operações logísticas.
Obrigada por compartilhar seu ponto de vista,
Léia Barbalho
São Paulo- SP
2ª Fórum
Bom dia Marcel,
Realmente a carga tributária no Brasil é absurda e acredito que é um caminho para corrupção, não que seja uma justificativa, porém o entrave é tão grande e sempre aparece aquele que dá um jeitinho.
Obrigada por compartilha seu ponto de vista.
Léia Barbalho
São Paulo-SP
3ª Fórum
Bom dia Raquel,
Excelente colocação, em que se diz a respeito das alta a cargas tributarias, acredito que tem uma grande parcela na corrupção que assola nosso pais, porém ressalto que não é uma justificativa.
Léia Barbalho
São Paulo-SP
ATIVIDADE 02

Outros materiais

Outros materiais