Buscar

Patologia Basica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina: SDE0139 - PATOLOGIA BÁSICA 
	Período Acad.: 2018.1 (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		
	
		1.
		Sobre as noções básicas do processo patológico, observe as afirmativas abaixo:
I - As lesões se caracterizam por alterações que surgem nas células e nos tecidos após agressões.
II - As alterações morfológicas que caracterizam as lesões podem ser observadas com a vista desarmada ou ao microscópio de luz ou eletrônico (macroscópicas e microscópicas).
III - Antes da instalação de alterações morfológicas após um estímulo agressor, temos a alteração a nível molecular, uma vez que as macromoléculas, geralmente, são os alvos dos agentes agressores.
IV - A diversidade de agentes lesivos existentes na natureza é enorme, portanto, a variedade de lesões observadas nas doenças é, igualmente, enorme.
É correto o que se afirma em:
	
	
	
	
	II e III, apenas
	
	 
	I, II, III e IV
	
	
	I e II, apenas
	
	
	I,II e III, apenas
	
	
	I, apenas
	
	
	
		
	
		2.
		A ação dos agentes agressores, independente da sua origem, ocorre a partir de dois mecanismos básicos: a)__________, a partir de modificações moleculares que se traduzem em modificações estruturais; b) __________, a partir de processos de adaptação que quando ativados acarretam a neutralização ou a eliminação da agressão, viabilizam modificações em nível molecular que ocasionam alterações estruturais. A opção que corretamente completa as lacunas em (a) e (b) são respectivamente:
	
	
	
	
	Ação horizontal e Ação Vertical
	
	
	Ação estrutural e Ação molecular
	
	
	Ação molecular e Ação estrutural
	
	 
	Ação direta e Ação indireta
	
	
	Ação indireta e Ação direta
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		3.
		Saúde e normalidade  não apresentam  o mesmo significado. A palavra saúde é empregada relacionada ao indivíduo, enquanto o termo normalidade é aplicado à:
	
	
	
	
	parâmetros de parte apenas fisiológica, estabelecido a partir da média de várias observações de um determinado parâmetro, utilizando-se para o seu cálculo métodos estatísticos.
	
	 
	parâmetros de parte estrutural ou funcional, estabelecido a partir da média de várias observações de um determinado parâmetro, utilizando-se para o seu cálculo métodos estatísticos.
	
	
	parâmetros de parte apenas morfológica, estabelecido a partir da média de várias observações de um determinado parâmetro, utilizando-se para o seu cálculo métodos estatísticos.
	
	
	parâmetros de parte apenas funcional, estabelecido a partir da média de várias observações de um determinado parâmetro, utilizando-se para o seu cálculo métodos estatísticos.
	
	
	parâmetros de parte apenas estrutural, estabelecido a partir da média de várias observações de um determinado parâmetro, utilizando-se para o seu cálculo métodos estatísticos.
	
	
	
		
	
		4.
		Saúde é o estado de adaptação do organismo ao ambiente:
	
	
	
	
	físico, químico ou social no qual o mesmo interage.
	
	
	físico, psíquico ou biológico no qual o mesmo interage.
	
	 
	físico, psíquico ou social no qual o mesmo interage.
	
	 
	físico, químico ou biológico no qual o mesmo interage.
	
	
	ecológico, psíquico ou químico no qual o mesmo interage.
	
	
	
		
	
		5.
		A doença é um estado de carência de adaptação ao ambiente físico, psíquico ou social no qual o indivíduo sente-se mal, exibindo sintomas, e apresentam, alterações orgânicas evidenciáveis denominadas de:
	
	
	
	 
	Sinais.
	
	
	Mal estar.
	
	
	Febre.
	
	
	Edema.
	
	
	Infecção.
	
	
	
		
	
		6.
		Observe as informações abaixo sobre métodos de estudo em Patologia e assinale ERRADA.
	
	
	
	
	A punção aspirativa por agulha grossa é um exemplo de biópsia incisional
	
	 
	A biópsia excisional consiste na retirada de toda lesão, preservando o órgão
	
	
	O método Papanicolau é um exemplo de exame citopatológico
	
	 
	A biópsia excisional consiste na retirada de todo o órgão
	
	
	A biópsia incisional consiste em remover parte de uma lesão para fins diagnósticos
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		7.
		As agressões podem alterar o metabolismo celular, acarretando o acúmulo de substâncias intracelulares, ou podem modificar os processos os quais regulam o (x) e a (y) celular. As incógnitas x e y podem ser substituídas corretamente por:
	
	
	
	
	Citoesqueleto e Patologia
	
	 
	Crescimento e Diferenciação
	
	
	Citoesqueleto e Estrutura
	
	
	Citoesqueleto e Fisiologia
	
	
	Pigmento e Estrutura
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		8.
		Sobre as técnicas de estudo em Patologia:
	
	
	
	
	Os exames citológicos não servem para a análise de células individualizadas / livres, por exemplo, neoplásicas e parasitárias.
	
	 
	A Biópsia pode ser utilizada para diagnóstico e/ou tratamento, uma vez que a amostra analisada deve ser representativa de a toda a lesão / tecido. É importante ressaltar que a associação da mesma com testes de bio-imagem eleva ainda mais a precisão do diagnóstico.
	
	
	Os testes imunocitohistoquímicos são limitados quanto ao estudo do câncer, uma vez que as metodologias empregadas nestes testes não permitem a identificação de proteínas (antígenos) específicas do tumor.
	
	
	Os testes patológicos são tão exatos quanto ao diagnóstico que não são necessárias a coleta de outras informações do paciente ou a realização de exames de bio-imagem do mesmo.
	
	
	Os testes patológicos são tão exatos quanto ao diagnóstico, que não são necessárias a coleta de outras informações do paciente ou observações clínicas do mesmo.
	
	
	
	Legenda:   
	 
	 Questão não respondida
	 
	 
	 Questão não gravada
	 
	 
	 Questão gravada

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais