Buscar

O processo de decisão de compra marketing

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O processo de decisão de compra começa quando há uma necessidade, que é ativada ou reconhecida. Desta forma, as empresas devem estudar sobre o comportamento do consumidor, observando os estímulos de marketing. 
Nesse contexto o markenting tem um papel muito importante, o de identificar e orientar os consumidores de acordo com as suas necessidades.
Para isso o marketing realiza estudos sobre o comportamento dos consumidores, onde identifica as influencias e estímulos que irão atingir o consumidor na tomada de decisão.
Para o consumidor tomar a decisão de compra foi identificado que existem 5 etapas que são exploradas pelo marketing, são elas:
- Reconhecimento da necessidade – A necessidade pode ser impulsionada estímulos internos e externos, no primeiro caso o estimulo é por necessidade, como fome por exemplo e no segundo o estimulo pode ser por influencia social.
- Busca de informações – Depois de reconhecida a necessidade, inicia-se a busca de informações sobre o produto ou serviço desejado.
- Avaliação das alternativas – De posse das informações o consumidor fará uma analise entre os prós e os contras de cada uma das alternativas, levando em consideração vários fatores, como marca, preço e etc.
 - Decisão de compra – Essa etapa dependem basicamente do ambiente comercial e do ambiente social, o social geralmente é o que mais influencia a tomada de decisão por este ou aquele produto/marca.
- Experiência pós-compra - É uma etapa importante, pois nesse momento que o comprador ficará satisfeito ou não com o produto/serviço, se ficar insatisfeito ele irá fazer reclamações, fará a propaganda negativa e pode vir a não voltar a adquirir outro produto/serviço dessa empresa, caso fique satisfeito poderá realizar outras compras futuras e fará uma boa propaganda da marca.

Outros materiais