Buscar

Artigo Mauricio FINAl

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS – UNIPAM
CURSO: ARQUITETURA E URBANISMO – 5° PERÍODO DIURNO
DISCIPLINA: HISTÓRIA E TEORIA DA ARQ. E URBANISMO III
PROFESSORA: ADRIANE SILVÉRIO NETO
	
LE CORBUSIER E BERNARD TSHUMI À LUZ DO MODERNISMO E PÓS- MODERNISMO
MARCELA DUTRA DE ARAÚJO
MAURÍCIO ALVES NETO
PATOS DE MINAS
2016
MARCELA DUTRA DE ARAÚJO
MAURÍCIO ALVES NETO
LE CORBUSIER E BERNARD TSHUMI À LUZ DO MODERNISMO E PÓS- MODERNISMO
Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação na disciplina de História e Teoria da Arquitetura e Urbanismo III do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de Patos de Minas, sob orientação da professora Adriane Silvério Neto.
PATOS DE MINAS
2016
RESUMO
O artigo científico se fundamenta em fazer uma breve análise das tendências arquitetônicas do século XX, reconhecidas como movimentos moderno e pós-moderno, juntamente com suas principais características, considerando seus processos históricos, técnicas e obras produzidas a partir de concepções que se inserem no contexto artístico e cultural do movimento moderno e pós-moderno.
 O Modernismo, iniciado na Europa, chegou ao Brasil em 1922 através de manifestos, tendo como principal exemplo a Semana da Arte Moderna promovida na cidade de São Paulo, tal movimento esteve baseado principalmente na valorização da realidade do país desvinculando-se assim das tradições tão arraigadas no Brasil sejam elas na Literatura ou nas Artes.
Aspecto interessante envolve o Modernismo, visto que não se limitou apenas à arquitetura, demonstrando já no século passado, um forte clamor social, econômico, tecnológico e artístico. O movimento teve grande importância nas terras brasileiras e consolidou vários nomes como, por exemplo, Oscar Niemeyer influenciado diretamente por Le Corbusier, arquiteto este estudado no artigo.
Por outro lado, o movimento pós-moderno surgiu em meados dos anos 60 como forma de crítica à arquitetura moderna e perdurou até aproximadamente a década de 90. Nos Estados Unidos e na Europa este movimento gerou profundo debate, enquanto no Brasil não possuiu grande representatividade no que tange o caráter arquitetônico, porém influenciou fortemente diversos outros seguimentos. 
 Desta feita, será ressaltada a pluralidade e a diversidade, que são características fundamentais da pós-modernidade, além dos princípios básicos do modernismo, como o de “renovar” a arquitetura de modo a rejeitar toda a arquitetura anterior ao movimento, fato que foi posteriormente questionado pelos pós-modernistas. A contraposição das obras de Bernard Tschumi, arquiteto desconstrutivista pós-moderno com as de Le Corbusier, que é considerado a figura mais importante da arquitetura moderna, torna possível a discussão dessas tendências arquitetônicas do século XX e início do século XXI. 
PALAVRAS CHAVE: Modernismo. Pós-Modernismo. Arquitetura.
INTRODUÇÃO
Ao longo do tempo, com a evolução do homem, diversos segmentos desenvolveram-se conjuntamente com este, da matemática até as tecnologias, e com a arquitetura não seria diferente. À medida que à história se perpassa a arquitetura a acompanha, seja nas edificações desde os tempos mais remotos, como no Egito e na Grécia, até os dias atuais.
A influência da sociedade na consolidação dos estilos arquitetônicos é latente, visto que, ela está em constante transformação e sempre anseia mudanças. Seja da maneira mais subjetiva, a arquitetura acompanha estes anseios e dá forma a eles, ganhando assim expressividade e importância para a sociedade que a vivencia e deixa marcas para as futuras.
Com isso, dos mais variados estilos já existentes, tratar-se-á aqui de dois grandes influenciadores da arquitetura brasileira, sendo eles os movimentos Moderno e Pós- Moderno e seus desdobramentos.
Sendo assim, o presente artigo abordará e comparará a arquitetura moderna e a pós-moderna, suas principais características, os dois principais autores, sendo eles Le Coubisier e Bernard Tschumi e, além disso, as obras dos mesmos, com o escopo de compreender melhor todos os aspectos que envolvem tais períodos e sua importância para a contemporaneidade.
DESENVOLVIMENTO
ASPECTOS GERAIS
Os movimentos modernista e pós-modernista, tiveram grande importância no cenário brasileiro, não só no que tange à arquitetura mas também na música, na arte, na literatura e diversos outros segmentos que com clamor social e críticas se consolidaram no país e auxiliaram na modificação do tradicionalismo tão eminente desde o colonialismo.
O primeiro deles – Modernismo – surgido na Europa na primeira metade do século XX e por meio da famigerada Semana da Arte Moderna em 1922 chega ao Brasil na cidade de São Paulo, sendo Plínio Salgado, Anita Malfatti, Menotti Del Picchia alguns dos diversos nomes que ali estavam.
O choque cultural trazido por este movimento foi intenso no que tange à literatura, design, pintura, escultura, teatro, música e não menos importante na arquitetura. Entre os arquitetos brasileiros mais conhecidos desse estilo podem-se citar os Lúcio Costa e Oscar Niemeyer. A primeira obra modernista conhecida no Brasil foi o prédio do Ministério de Educação e Saúde (imagem abaixo).
Figura 1: Ministério de Educação e Saúde
Fonte: MES, 1945
No âmbito internacional, ganha destaque o arquiteto suíço, naturalizado Francês Le Corbusier que orientou o projeto acima mencionado – Ministério da Educação e Saúde - e, além disso, obras importantes em diversos outros países da América Latina, África do Norte e Europa. Insta salientar que Le Corbusier influenciou decisivamente a arquitetura moderna no Brasil.
Sua principal obra foi Villa Savoye, na qual introduziu os cinco Princípios da Arquitetura Moderna: 
Planta livre;
Teto – terraço;
Pilotis;
Esquadrias livres;
Grandes aberturas.
Tais princípios serão abordados posteriormente na contraposição das obras.
Já no que tange ao movimento pós-moderno, surgido no século XXI, marcado principalmente pelos avanços tecnológicos, subversão dos meios de comunicação e da informática e ainda a forte influencia do mundo virtual.
No aspecto arquitetônico, surgiu como crítica ao período anterior – Modernismo – sendo mais efetivamente executado na Europa e nos Estados Unidos, tendo pouco debate no âmbito nacional. Porém algumas obras são destaques no que se diz respeito à arquitetura pós- modernista, representadas nas figuras abaixo.
Figura 2: MASP
Fonte: MASP, 2013
Figura 3: Edifício AT&T, EUA, Philip Johnson.
Fonte: Arquitetura do Brasil, 2013.
Figura 4: Centro Empresarial Cidade Jardim, Salvador-BA, Fernando Peixoto.
Fonte: Arquitetura do Brasil, 2013.
Um dos principais arquitetos desde estilo é Bernard Tshumi, conhecido internacionalmente pelo seu projeto para o Parc La Villette, em Paris, sendo um dos primeiros exemplos da arquitetura Desconstrutivista.
Figura 5: Parc La Villette.
Fonte: Villette, 2014.
Para Tschumi, todas as sequências arquitetônicas (referentes à notação arquitetônica), implicam em, ao menos, três relações:
Uma relação interna com o método do trabalho; 
Uma que trata da justaposição de espaços reais;
Uma relação, que é referente ao desenvolvimento do programa.
Futuramente abordar-se-á demais aspectos inerentes ao pensamento de tal arquiteto.
ASPECTOS ESPECÍFICOS 
- Villa Savoye vs. Parc La Villette
	Em se tratando de modernismo e pós-modernismo, os arquitetos Le Corbusier e Bernard Tshumi, acima mencionados desempenharam importante papel na consolidação de tais estilos, sendo o primeiro deles responsável pela obra Villa de Savoye e o segundo pela obra Parc La Villete.
	Villa de Savoye foi responsável pela introdução dos cincos pontos da nova arquitetura, teoria esta apresentada pelo arquiteto Le Corbusier que consiste em: 	planta livre; teto – terraço; pilotis; esquadrias livres; grandes
aberturas.
	Planta Livre trata-se de uma planta sem definição anterior de ‘espaços’, onde só são projetados os pilares; a planta não precisa seguir a estrutura e conforma o espaço de maneira independente.
	Teto-terraço consiste em uma laje que se estrutura e possibilita o aproveitamento do terraço como uma área livre, composta de jardim, possibilitando maior contato com a natureza, já que para este arquiteto o telhado era considerado um espaço desperdiçado.
	Pilotis consistem na eliminação do porão e na elevação da estrutura da casa, sendo esta apoiada nos pilares e conformando o espaço dos pilotis.
	As Esquadrias livres se encaixam na teoria de Le Corbusier, visto que para ele, elas ocupam as fachadas por toda extensão da parede, considerando-as ideais postas em linhas horizontais o que possibilita visualizar toda a paisagem.
	E por último as grandes aberturas que dão um grande aproveitamento de luz, devido ao grande espaço proporcionado pelas aberturas de vidro.
	É evidente nesta obra, o clamor trazido pelo movimento modernista, os aspectos que a envolvem e, além disso, o modo como o tradicional é desconstruído e dá lugar ao moderno, a valorização de novas formas, a superação do conservadorismo na própria arquitetura, mostra assim a nova face da sociedade e a expressa através da obra supracitada.
Abaixo, algumas imagens retratam a obra do franco-suíço Le Corbusier.
Figura 6: Villa Savoye
Fonte: Villa-savoye, 2012
Figura 7: Villa Savoye
Fonte: Villa-savoye, 2013.
Por outro lado, Parc La Villette,explora a seara pós moderna, em que , além dos pontos já citados, três outras importantes características que se desdobram das primeiras podem ser citadas, são elas: o movimento, a notação e a articulação.
No que tange ao movimento, Bernard Tshumi dizia: “o movimento, na arquitetura, é a qualidade de ter a abundância do incidente.” Para ele, eventos e momentos são diferentes, porém se relacionam de modo que os componentes arquitetônicos se constroem e desconstroem, sempre configurando novas relações entre eles.
Já quanto à notação, ele a considera um elemento tríptico, em sua arquitetura (é introduzir a ordem da experiência, a ordem da hora – movimentos, intervalos, seqüências – tudo implica, inevitavelmente, na leitura da cidade). A circunstância para ele também tem sua devida importância, visto que traz para a arquitetura uma mistura entre prazer e violência.
Por fim, a articulação para o arquiteto é acumulação aleatória desses eventos que tem por consequência uma sequência de cenários que confrontam espaços, movimentos e eventos, cada uma delas com alguma particularidade.
Com isso, percebe-se claramente a locação desse arquiteto entre os pós- modernistas e a ligação com o movimento, com o inovador, com o tecnológico. Segundo o arquiteto, o prazer da arquitetura é concedido quando esta arquitetura cumpre suas expectativas espaciais, sendo capaz de incorporar ideias e conceitos, com inteligência e invenção. O prazer é, então, resultante dos conflitos.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Isto posto, percebe-se claramente a distinção desses períodos, seja pelas características próprias, ou pelas obras aqui apresentadas com fulcro de comparar tais estilos e sua importância para o cenário arquitetônico brasileiro e mundial. Da quebra do tradicionalismo de Le Corbusier até as inovações de Bernard Tshumi e o prazer arquitetônico que resulta dos conflitos de eventos.
Tanto o Modernismo como o Pós-Modernismo, tiveram seus aspectos positivos e negativos, porém o legado construído conjuntamente com todos os pensadores, músicos, pintores, escritores e arquitetos será sempre lembrado e estudado para que as próximas gerações entendam passo a passo da evolução da sociedade no geral, seu pensamentos, suas edificações e momentos históricos.
As obras acima contrapostas - Villa Savoye e Parc La Villette – demonstram um pouco desses períodos e suas diferenças nas formas de ver a arquitetura subjetivamente na visão de cada um dos arquitetos aqui estudados.
Sendo assim, o presente artigo, abordou as obras de Le Corbusier e Bernard Tshumi à luz dos movimentos modernistas e pós-modernistas e expos a teoria de cada um deles e a construção da arquitetura moderna.
REFERÊNCIAS
Arquitetura do Brasil. Disponível em: < https://arquiteturadobrasil.wordpress.com/>. Acesso em 25 de maio de 2016.
ArtPixel. Disponível em:< http://www.artpixel.pt/tschumi/biografia/>. Acesso em 25 de maio de 2016.
Discutindo Arquitetura, Modernismo. Disponível em: <https://discutindoarquitetura.wordpress.com/modernismo1/>. Acesso em 25 de maio de 2016.
Ebah. Disponível em: <http://www.ebah.com.br/content/ABAAABWfAAB/bernard-tschumi>. Acesso em 25 de maio de 2016.
FGV, Le Corbusier. Disponível em:< http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/JK/biografias/le_corbusier>. Acesso em 25 de maio de 2016.
La Villete. Disponível em:< https://lavillette.com/>. Acesso em 25 de maio de 2016.
Manual do Arquiteto. Disponível em: <http://manualdoarquiteto.blogspot.com.br/2014/03/coluna-dos- arquitetos-bernard-tschumi.html. Acesso em 25 de maio de 2016.
Villa Savoye. Disponível em:< http://www.villa-savoye.fr/en/>. Acesso em 25 de maio de 2016.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais