Buscar

Cultura, Criatividade e Inovação Organizacional

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Cultura, Criatividade e Inovação Organizacional
Professora Doutoranda Angela Bulbol
2014/1
Cultura – Um Conceito
Cultura – Um Conceito Genérico
Vem do latim “colere” e significa cultivar.
Genericamente, a cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro dela que é.
Cultura – Um Conceito Sociológico
Em Ciências Sociais a Cultura é definida como um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade. Seria a herança social da humanidade ou ainda, de forma específica, uma determinada variante da herança social.
Cultura – Um Conceito Filosófico
Para a Filosofia, Cultura é o conjunto de manifestações humanas que contrastam com a natureza ou o comportamento natural. É uma atitude de interpretação pessoal e coerente da realidade, destinada a posições suscetíveis de valor íntimo, argumentação e aperfeiçoamento. Além dessa condição pessoal, cultura envolve sempre uma exigência global e uma justificação satisfatória, sobretudo para o próprio.
Cultura – Um Conceito Antropológico
A Cultura na Antropologia é compreendida como a totalidade dos padrões aprendidos e desenvolvidos pelo ser humano. Na Antropologia, a Cultura tem como objetivo representar o saber experiente de uma Comunidade, saber obtido graças à sua organização espacial, na ocupação do seu tempo, na manutenção e defesa das suas formas de relação humana.
Cultura para a Ciência da Administração
A Cultura na Ciência da Administração é denominada Cultura Organizacional, tal expressão – bastante comum no contexto empresarial, significa o conjunto de valores, crenças, rituais e normas adotadas por uma determinada Organização.
Cultura Organizacional
“A Cultura é considerada não como uma rede de comportamentos concretos e complexos, mas como um conjunto de mecanismos que incluem controles, planos, receitas, regras e instruções que governam o comportamento”.
(SILVA, Zanelli, 2004, p. 416).
Cultura Organizacional
A Cultura Organizacional refere-se ao sistema de significados compartilhados por todos os membros e que distingue uma Organização das demais. Constitui o modo institucionalizado de pensar e agir que existe em uma Organização. A essência da cultura de uma empresa é expressa pela maneira como ela faz seus negócios, a maneira como ela trata seus
Cultura Organizacional
clientes e funcionários, o grau de autonomia ou liberdade que existe em suas unidades ou escritórios e o grau de lealdade expresso por seus funcionários com relação à empresa. A Cultura Organizacional representa as percepções dos dirigentes e funcionários da Organização e reflete a mentalidade que predomina na Organização.
Cultura Organizacional
Em outras palavras, a Cultura Organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros de uma Organização no dia-a-dia e que direcionam suas ações para o alcance dos objetivos organizacionais. No fundo, é a cultura que define a missão e provoca o nascimento e o estabelecimento dos objetivos da Organização.
Cultura Organizacional
PODE-SE MUDAR A
CULTURA DE UMA
ORGANIZAÇÃO?
Cultura Organizacional
DEVE-SE MUDAR 
A CULTURA DA
ORGANIZAÇÃO 
EM BUSCA DE 
RESULTADOS?
Cultura Organizacional
Segundo Kissil (1998), para que a Organização possa sobreviver e se desenvolver, para que existam revitalização e inovação deve-se mudar a Cultura Organizacional.
Criatividade
Criatividade – Um Conceito
A Criatividade explica a capacidade e atitude de gerar ideias novas, para ir além do conhecido, para ultrapassar as expectativas e surpreender com o resultado novo que será importante para o contexto. Em grande parte, a criatividade é fruto da observação, tentativas, acertos, erros. O ponto de partida é a intuição de que algo precisa ser feito, sensibilidade e percepção apuradas, pois quem não detecta problema não cria oportunidades.
Criatividade – Um Pouco de História
A Criatividade não é um fenômeno novo, e a mais antiga dentre suas concepções – segundo as autoras Guerreiro e Wechsler (1998) – vem da crença de que esse processo ocorria por “inspiração divina”. Essa idealização de conhecimento tem suas origens no pensamento filosófico grego, em que a inteligência humana era apresentada com divina e de natureza racional. 
Criatividade – Um Pouco de História
Ainda passeando pela História, as autoras levantam outras concepções acerca do tema: a criatividade era também considerada como forma de intuição; advinda das experiências (escola empirista surgida na Inglaterra no século XVII, por influência de Descartes); interpretada como de origem hereditária (Galton, 1869-1889); como produto de uma ocasião dramática (para os românticos do século XVIII); e como produto do inconsciente para a psicanálise e seus seguidores.
Em Resumo:
Criatividade é um processo mental envolvendo a geração de novas ideias ou conceitos, ou novas associações entre ideias ou conceitos existentes.
De um ponto de vista específico, os produtos do pensamento criativo (algumas vezes chamados de Pensamento Divergente) são normalmente considerados os que têm originalidade e aplicabilidade.
Os Estilos Criativos:
OBSERVADORES – Notam detalhes e são incansavelmente curiosos sobre os porquês e causas;
ALQUIMISTAS – Fazem conexões entre coisas que parecem desconexas;
SÁBIOS – Simplificam um problema;
TOLOS – Tomam decisões que parecem ser absurdas , mas que revelam que ninguém é tolo;
VISIONÁRIOS – Veem imagens em suas mentes que conseguem descrever necessidades imprevisíveis.
Disse Peter Drucker:
“O que todos os empreendedores de sucesso têm em comum não é um certo tipo de personalidade, mas um compromisso com a prática sistemática da inovação”.
Conceitos Básicos de Inovação - Schumpter
É impossível falar academicamente sobre inovação sem mencionar o nome de Joseph Schumpter. Esse professor de Harvard moldou dois conceitos que se tornariam seminais para o estudo da inovação: o de destruição criativa e o de ciclo econômico.
Conceitos Básicos de Inovação - Schumpter
Segundo Schumpter, o capitalismo nunca se estabiliza, pois é de sua natureza estar em constante evolução. Assim, ele está sempre oscilando entre períodos de recessão e expansão.
O motor dessa evolução está em fatores externos (guerras, revoluções), no crescimento gradual (aumento do capital e da população) e, acima de tudo, na inovação – um fator intrínseco ao sistema.
Conceitos Básicos de Inovação - Schumpter
O capitalismo cresce de dentro para fora, ao criar novos bens de consumo, novos métodos de produção e transporte, novos mercados e novas formas de Organização Industrial.
É próprio do sistema capitalista destruir incessantemente velhos modelos e substituí-los por novos. Esse ininterrupto processo constitui o que Schumpter chama de destruição criativa.
Conceitos Básicos de Inovação - Schumpter
Quando as inovações são mais intensas em determinado setor, ele se torna o setor líder da economia. Desfrutará, então, de um período de prosperidade, até que sua proeminência seja destruída e conquistada por outro.
Tal movimento contínuo gera os chamados ciclos econômicos, longas ondas de prosperidade em que o capitalismo atinge seu pico.
Conceitos Básicos de Inovação - Schumpter
As ondas são seguidas por “vales” de estagnação e recessão. Até a época em que escreveu, na década de 1950, Schumpter registrou três grandes ondas: a primeira, do fim do século XVIII, veio com a energia hidráulica, a indústria têxtil e a siderurgia; em meados do século XIX, foi a vez da energia a vapor e das estradas de ferro; na virada do século XX, os setores líderes eram o elétrico, o químico e o de motores de combustão interna, que começavam a ser usados nos automóveis.
Conceitos Básicos de Inovação - Drucker
Outro nome fundamental para o estudo da inovação é Peter Drucker, considerado
o pai da Administração Moderna. Drucker foi professor da Universidade de Claremont, na Califórnia e escreveu 35 livros.
Para Drucker o único propósito de uma empresa é criar um cliente, portanto qualquer empresa tem duas – e somente duas – funções básicas: o marketing e a 
Conceitos Básicos de Inovação - Drucker
inovação. Em suas próprias palavras:
“A segunda função do negócio é [...] a inovação, isto é, a provisão de mercadorias e serviços melhores e mais econômicos. Não é suficiente que o negócio proporcione apenas um produto ou serviço econômico; deve proporcionar produtos ou serviços melhores e mais econômicos. 	Não é necessário que o negócio se torne maior, mas é necessário que nunca deixe de se tornar melhor”.
Conceitos Básicos de Inovação - Drucker
Drucker criou também o conceito da organização inovadora, que não se caracteriza meramente por grandes investimentos em pesquisa, mas acima de tudo por uma atitude geral voltada à inovação.
Dissemos há pouco que o capitalismo gera a destruição criativa e os ciclos econômicos , pois necessita deles para 
Conceitos Básicos de Inovação - Drucker
manter-se vivo e em crescimento. Pois bem. Disso advém que todo produto nasce fadado a desaparecer ou a ser substituído por outra versão, mais moderna.
Isso posto, fica claro que as empresas precisam estar preparadas para enfrentar o desaparecimento ou a substituição de seus produtos, se não quiserem morrer com eles.
INOVAÇÃO VERSUS INVENÇÃO
INVENTAR é criar, engendrar, descobrir.
INOVAR é tornar novo, renovar, introduzir novidade em.
A INVENÇÃO tende a ser RUPTURA, mas a INOVAÇÃO reside no fato de ter compromisso de buscar o foco nas boas ideias existentes e, especialmente no fato de que não há mal algum em tomar emprestada uma ideia que já existia, desde que respeitadas as questões éticas e de propriedade industrial e intelectual.
Formas de Inovar
Produto
Processo
Serviço
Modelo de Negócio
Criação de Valor
Mercado
Ruptura
A INOVAÇÃO ENGLOBA A INVENÇÃO!
INOVAÇÃO VERSUS CRIATIVIDADE
Inovadores e Criadores são pessoas que conseguem, em um grau mais alto do que a média, aceitar a condição do isolamento. Eles estão mais dispostos a seguir suas próprias visões, mesmo quando isso os leva para longe da terra firme da comunidade humana.
INOVAÇÃO VERSUS CRIATIVIDADE
Lugares inexplorados não os assustam – ou não tanto quanto àqueles ao seu redor. Este é um dos segredos do seu poder – o que nós chamamos de “genialidade” tem muito a ver com coragem, ousadia, muito a ver com arrojo.
Nathaniel Branden

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais