Buscar

Relatório de Microbiologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ANÁLISE DA PLACA CULTIVADA NA AULA ANTERIOR
OBJETIVO
	Analisar a placa cultivada em BHI, onde foram dispostos discos de antibióticos sobre elas para que seja conferida a reação de um melhor antibiótico. Este procedimento nos permite estudar as reações das bactérias frente á um antibiótico que possa ser adotado para um eficaz tratamento.
	Levando em consideração o tempo disponível e as dificuldades encontradas em acessar o Laboratório de Microbiologia fora dos horários provenientes para seu uso, é valido ressaltar que, os resultados apresentados podem ter sofrido alterações físicas, decorrentes da demora em analisa-los. O ideal seria ter analisado após 48horas de incubação na estufa. 
	
1º - APRESENTAÇÃO DA PLACA:
	Cultivo de S. aureus em preparado líquido de BHI, onde foi sobreposto um disco de antibiótico, para bactérias gram-negativo.
S. aureus: bactéria Gram-positiva pertencente a família Micrococcaceae. 
2º - IDENTIFICAÇÃO DOS ANTIBIÓTICOS E SUAS AÇÕES ESPECÍFICAS:
A – CTX30: CEFOTAXIMA – halo de inibição = 1,1cm X 1,1cm
	O QUE É: A Cefotaxima age como antimicrobiano (cefalosporina de 3ª geração; betalactâmico; Cefotaxima sódica).
	PARA QUE SERVE: Indicada para infecção de pele e de tecido moles; intraabdominal; infecção pelvica em mulheres; infecção urinaria; pneumonia; septicemia; infecção articular; infecção óssea; meningite.
	COMO AGE: Inibe a síntese da membrana celular da bactéria, tem efeito bactericida. Biotransformação: parcial no fígado. Eliminação: urina, como produto inalterado e também metabólito ativo. 
B – CFO30: CEFOXITINA - halo de inibição = 2,7cm X 1,6cm
O QUE É: A Cefoxitina SÓDICA é um antibiótico de amplo espectro indicado para o tratamento de infecções causadas por cepas sensíveis de patógenos Gram-positivos e Gram-negativos, aeróbicos e anaeróbicos. 
	PARA QUE SERVE: É indicado para infecções causadas por microrganismos resistentes a um ou mais dos seguintes antibióticos: penicilina, ampicilina, carbencilina, tetraciclina, eritromicina, clorafenicol, cefalosporinas, canamicina, gentamicina, tobramicina e sulfametoxazol – trimetropina. 
	COMO AGE: Tem ação bactericida. Muitos patógenos Gram-negativos são resistente ás penicilinas e cefalosporinas pelo fato de produzirem beta-lactamases. É altamente estável na presença de beta-lactamases bacterianas, tanto as penicilases quanto as cefalosporinases. No entanto, a eficácia clínica estende-se a muitas infecções causadas por tais microrganismos, dentro os quais assumem particular importância clínica: E. coli, Klebsella, Proteus indol positivo (que incluem os organismos agora chamados Morganella morganii e Proteus vulgaris); Serratia marcescens; Providencia (incluindo P. rettgeri) e o anaeróbico Bacteroides fragilis. Além de ter ação eficaz no tratamento das infecções mistas causadas por cepas sensíveis de bactérias aeróbicas e anaeróbicas, geralmente associadas á contaminação pela microbiota fecal, vaginal, oral ou da pele.
C – AMC30: AMOXILINA+CLAVULANATO - halo de inibição = 1,5cm X 1,2cm
O QUE É: A Amoxilina+Clavulanato é um antibiótico de amplo espectro indicado para o tratamento de infecções causadas por cepas sensíveis de patógenos Gram-positivos e Gram-negativos, aeróbicos e anaeróbicos.
PARA QUE SERVE: Infecções respiratórias; otite; amigdalite e celulite. Opção para o tratamento de infecção em tecidos moles com envolvimento de flora mista e infecções intra-abdominais (associados a aminoglicosídeos).
COMO AGE: Inibe a síntese da membrana celular da bactéria, tem efeito bactericida. 
D – CPM 30: CEFEPIMA - halo de inibição = 0,2cm. 
O QUE É: A Cefepima é um antibacteriano (cefalosporina de 4ª geração; betalactâmico)
PARA QUE SERVE: Infecção da pele e dos tecidos moles (não complicada); infecção intra-abdominal (complicada); infecção urinária; pneumonia; neutropenia febril.
COMO AGE: Inibe a síntese da membrana celular da bactéria, tem efeito bactericida. É mais resistente a hidrolase pelas betalactamases que as cefalosporinas de 3ª geração. Atua contra Gram-negativos; atua sobre muitas Enterobacteriaceae, incluindo Citrobacter freudii e E. cloacae (que são resistentes a outras cefalosporinas); tem ação similar á ceftazidima contra Pseudomonas aeruginosa e outras bactérias Gram-negativas, porem é menos ativa que a ceftazidima contra outras espécies de Pseudomonas.
E – ATM 30: AZTREONAM - halo de inibição = não houve reação.
O QUE É: É um antibacteriano (monobactâmico).
PARA QUE SERVE: Infecção de pele e de tecidos moles; infecção ginecológica; infecção intra-abdominal; infecção respiratória; infecção urinária; septicemia por bactéria Gram-negativa.
COMO AGE: Inibe a síntese da membrana celular da bactéria, é bactericida. Biotransformação: no fígado. Eliminação: na urina. 
CONCLUSÃO 
A – CTX30: 1,1cm X 1,1cm
Boa margem de reação, onde nota-se a formação de
 um halo de inibição de diâmetro perfeitamente redondo.
B – CFO30: 2,7cm X 1,6cm 
Dentre todos os antibióticos, este foi o melhor 
onde obteve um excelente halo de inibição, por sua 
característica de amplo espectro que abrange á bactérias 
tanto de Gram-negativo quanto positivo.
C – AMC30: 1,5cm X 1,2cm
Boa formação de halo de inibição, por sua 
característica de amplo espectro que abrange á bactérias 
tanto de Gram-negativo quanto positivo.
D – CPM 30: houve uma discreta reação.
E – ATM 30: não houve reação. Pois a bactéria em estudo é Gram-positivo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais