Buscar

PRINCIPAIS ENCARGOS SOCIAIS E IMPOSTOS SOBRE A FOLHA DE PAGAMENTO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PRINCIPAIS ENCARGOS SOCIAIS E IMPOSTOS SOBRE A FOLHA DE PAGAMENTO
Introdução
Os encargos sociais e trabalhistas são uma responsabilidade inerente a qualquer tipo de vínculo empregatício. Eles são os chamados custos indiretos na relação de custos daquele emprego, para o empregador.
Significa dizer que são parte do valor pago na manutenção daquele emprego, mas não necessariamente fazem parte do salário do trabalhador. Estes custos indiretos dividem-se entre aqueles que são pagos para o trabalhador individualmente, e aqueles que são pagos para um fundo coletivo.
Essa diferença é o que definem quais destes gastos são encargos sociais e trabalhistas. Entenda a diferença entre os dois, e o que significa cada um:
O que é Encargos Sociais?
Definição: Conjunto de obrigações trabalhistas que devem ser pagas pelas empresas mensalmente ou anualmente, além do salário dos empregados.
Os encargos sociais não vão diretamente para o bolso do empregado, mas trazem benefícios indiretos já que as taxas e contribuições recolhidas pelas empresas financiam políticas públicas e serviços de educação, saúde e lazer. 
O que é Encargos Trabalhistas?
Definição: Valores pagos diretamente ao empregado mensalmente ou no final de seu contrato de trabalho incluem também benefícios não expressos em valores.
Os encargos trabalhistas são obrigatórios e um direito garantido por lei aos trabalhadores brasileiros. No Brasil, a tributação em cima da folha salarial pode chegar a 36%, uma das taxas mais altas do mundo. Independentemente das discussões sobre essa cobrança, os empresários devem cumprir com as determinações legais; caso contrário, pode arcar com pesadas multas, que podem prejudicar o negócio.
Quais são os Encargos Sociais?
Seguridade e Previdência Social - INSS o Plano de Seguridade Social do Servidor Público – PSS - Este imposto visa garantir ao funcionário os direitos referentes à saúde, previdência e assistência social.
FGTS -auxiliar o empregado no caso dele ser demitido, desde que não seja por justa causa.
PIS/PASEP-é uma contribuição que busca ajudar o trabalhador quando existe a necessidade de utilizar-se do seguro-desemprego, trata-se, na verdade, de uma espécie de abono salarial no valor de um salário mínimo vigente. 
Salário-educação (emprego no setor privado empresarial) -Contribuição destinada ao desenvolvimento do ensino público através de programas, projetos e ações. São recolhidos 2,5% da folha de pagamento.
Sistema S (emprego no setor privado empresarial) -É a contribuição destinada às instituições que visam o aperfeiçoamento e o aprendizado profissional. Fazem parte deste o SENAI, o SENAC, SESC, o SESI, o SEBRAE, o SENAR, o SEST e o SENAT.
Quais são os Encargos Trabalhistas?
Décimo-terceiro Salário - O 13º. Salário é um benefício pago para ao funcionário em duas parcelas (sempre pagas nos meses de novembro e dezembro) e correspondente à 1/12 avos do seu salário. Ou seja, caso o funcionário tenha um ano de empresa, recebe o valor do seu salário mensal completo. Caso não possua esse tempo, recebe o valor proporcional aos meses trabalhados no ano.
Adicional de Remuneração - O Adicional de Remuneração é uma porcentagem, que varia de 5% à 40%, paga além do salário, para profissões que sejam insalubres ou perigosas. São consideradas atividades de Periculosidade aquelas que mantêm o trabalhador em constante contato com produtos explosivos, inflamáveis ou de risco elevado. Já as atividades consideradas insalubres, são aquelas que o trabalhador atua em áreas de risco ou estão em contato com radioatividade, substâncias toxicas ou contem com o risco de morte.
Adicional de Férias - Refere-se à 1/3 do salário para o período de gozo de férias do trabalhador.
Ausência Remunerada - Ausência Remunerada é válida sempre que o trabalhador faltar ao trabalho, sem desconto em seu salário, desde que atenda às seguintes hipóteses:
Um dia – quando comprovado por atestado que o funcionário doou sangue;
Dois dias – quando comprovado por declaração da Justiça Eleitoral que o funcionário foi tirar o título de eleitor;
Oito dias corridos – quando houver casamento, falecimento de cônjuge, companheiro, pais, madrasta, padrasto, enteados, menor sob guarda ou tutela e irmão. Em qualquer um dos casos, mediante apresentação de certidão.
Horário especial – para servidor estudante desde que comprovada a incompatibilidade entre o horário escolar e o do expediente.
Férias - A cada 12 meses trabalhados, o funcionário ganha o direito à 30 dias de férias remuneradas. 
Licenças - A licença é um benefício onde o trabalhador interrompe seus trabalhos por um período, desde que aceitos pela lei. As licenças mais conhecidas são a maternidade, paternidade e aquelas que envolvem tratamento de saúde.
Repouso Remunerado e Feriado - Trabalhadores em geral possuem como direito o descanso remunerado em algumas situações especificas. São elas: 
 11 horas consecutivas a cada jornada de trabalho;
24h consecutivas semanais;
Feriados civis e religiosos;
Rescisão contratual - Esta é a garantia do trabalhador caso o seu contrato de trabalho seja rescindido. O aviso da rescisão deve ser feito com, no mínimo, 30 dias de antecedência.
Salário Família ou Auxílio Pré-Escolar - É um benefício concedido para servidores visando auxiliar nas despesas escolares de dependentes de até 6 anos e 11 meses de idade.
Vale Transporte ou Auxílio Transporte
Indenização por Tempo de Serviço - Neste benefício, o empregado recebe uma indenização pelos anos trabalhados. As indenizações são as seguintes: 13º salário proporcional, equivalente a 1/12 da remuneração mensal por mês de trabalho ou fração igual ou superior a 15 dias; às férias vencidas e às férias proporcionais, equivalentes a 1/12 da remuneração mensal por mês de trabalho ou fração igual ou superior a 15 dias.
Outros Benefícios
Conclusão 
	Em virtude do que foi mencionado concluímos que os encargos sociais e trabalhistas são uma responsabilidade inerente a qualquer tipo de vínculo empregatício e são os custos indiretos gerados para o empregador. Mas Fatores como faturamento, quantidade de funcionários, Estado onde a empresa está situada e assim por diante, são fatores que podem interferir nos tributos a serem pagos. Só a titulo de curiosidade e que provavelmente, você já tenha ouvido falar que empresários brasileiros pagam mais taxas referentes aos seus colaboradores do que quaisquer outros empresários no mundo.
Bibliografia 
http://www.guiatrabalhista.com.br/guia/planilha_custos_trab.htm 
http://contabnet.com.br/blog/folha-de-pagamento/
http://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2012/02/custos-com-empregado-vao-alem-do-salario
https://endeavor.org.br/encargos-sociais/

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais