Buscar

Sócrates

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Socrates
* Nasceu em 470 a.C
+ Morreu em 399 a.C 
´
 Filho de Sofronisco, um escultor e Fenareta, uma parteira, Sócrates foi soldado, escultor e, a partir da maturidade, filósofo.
 
SUA VIDA
 Casou-se com Xantipa com quem teve três filhos: Lamprocles, Sophroniscus e Menexenus.
 
 Sócrates vive em Atenas, que é uma cidade de grande importância em um período de expansão urbana da Grécia, por isso, a sua preocupação central é com a seguinte questão: como devo viver?
As pessoas precisavam desenvolver normas de convivência, o que era um fenômeno relativamente novo na história da humanidade, diferente da vida do campo, com mais agitação política, comercial e social. 
SUA VIDA
“Eis a missão de Sócrates, missão para a qual ele se sentiu chamado pelo oráculo de Delfos: incitar os homens a se preocuparem antes de tudo com os interesses da própria alma, procurando adquirir a sabedoria e a virtude.” 
MISSAO
~
Seu pensamento marca uma reviravolta na história humana. Até então, a filosofia procurava explicar o mundo baseada na observação das forças da natureza. Com Sócrates, o ser humano voltou-se para si mesmo. 
A preocupação de Sócrates era levar as pessoas, por meio do autoconhecimento, à sabedoria e à prática do bem. 
MISSAO
~
 O primeiro passo para se chegar a verdade era reconhecer a própria ignorância!
Só sei que nada sei!
Conhece-te a ti mesmo!
 Usava a Ironia nos diálogos para abalar as crenças e expor a fragilidade das argumentações.
Metodo Socratico
´
´
 Com o conhecimento o homem passa a ter autonomia, determinando sua própria conduta e suas próprias regras. a sabedoria é fruto de muita investigação que começa pelo conhecimento de si mesmo.
Sócrates, rebelou-se contra os sofistas, pois não tinham amor pela sabedoria, nem respeito pela verdade, defendiam qualquer ideia se fosse vantajosa.
Metodo Socratico
´
´
Método de diálogo para levar o seu interlocutor (pessoas com quem estava debatendo) a perceber por si só sua própria ignorância sobre os assuntos tratados.
Por meio da ironia, fazendo perguntas e respondendo as perguntas com outras perguntas, levava o interlocutor a cair em contradição, Sócrates o conduzia a confessar a própria ignorância. 
Maieutica
^
 Para Sócrates, uma mente submetida a um interrogatório adequado seria capaz de explicitar conhecimentos que já estavam latentes na alma. Afinal, tanto para Sócrates quanto para Platão, a alma, antes de se unir ao corpo, contemplara as ideias na sua essência, no mundo das Ideias.
 Bastava, portanto, fazer um esforço para recordar. Conhecer é recordar. 
Maieutica
^
 A grande contribuição de Sócrates para a Filosofia foi a identificação do homem com sua Psyche, ou alma caracterizada, ao mesmo tempo como centro da racionalidade, personalidade e consciência ética.
LEGADO
A morte de Sócrates - Jacques Louis David, 1787
 Acusado de corromper a juventude e desdenhar do culto dos deuses tradicionais, foi condenado à morte por envenenamento. Platão se ofereceu a pagar a fiança e salvar 
sua vida mas Sócrates 
não aceitou e 
morreu por cicuta aos 
71 anos.
SUA MORTE
 Era muito feio; careca e de nariz arrebitado. Um homem irônico que andava descalço pelas ruas cercado de jovens ricos. Um homem vadio que não tinha escrito uma única linha. Odiado e condenado à morte 
O que ninguem fala...
		Xantipa jamais compreendeu o marido e o xingava de vadio, indolente e traste inútil.
´
 Xantipa foi uma das esposas do filósofo, célebre pelo mau humor e antipatia, de caráter irascível e escandaloso, entrou para a história como uma megera que
O que ninguem fala...
´
 estava sempre a censurar o marido e tratá-lo pessimamente, sobretudo em público; Conta-se que lhe rasgava a túnica na via pública ou lhe jogava água às vestes, a fim de forçá-lo a tirá-las...
  Sócrates provavelmente não era um bom marido, na opinião de Xantipa. Mal cheiroso, descalço e quase sempre vestido em uma túnica imunda. Sócrates se vangloriava da sua condição de não apegado aos luxos e confortos.
O que ninguem fala...
´
LOBATO, Monteiro. História do mundo para as crianças. 1ª ed. São Paulo: Globo, 2015.
Bibliografia
SCHÜLER, Donaldo. Eros: Dialética e Retórica. 2ª ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2001.
MARCONDES, Danilo. Iniciação à história da filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. 10ª. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais