Buscar

PROVA OBJETIVA GESTÃO EDUCACIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/10
 
O movimento de descentralização e construção da autonomia da gestão escolar, passou, no Brasil pela adoção de mecanismos diferenciados de provimento do cargo de diretor da escola, como alternativas para os mecanismos tradicionais da educação.
GROCHOSKA, Marcia Andreia. Organização Escolar: Perspectivas e enfoques. 2ª ed. Curitiba: Intersaberes, 2013. (p 100)
Em relação às características das concepções de organização e gestão escolar, enumere na ordem sequencial, as concepções e suas características.
1 - Técnico-científica
2 - Autogestionária
3 - Interpretativa
4 - Democrático-participativa
(4) Todos dirigem e são dirigidos, todos avaliam e são avaliados.
(2) Enfatiza a auto-organização do grupo de pessoas da instituição por meio de eleições e de alternância no exercício de funções.
(1) Poder centralizado do diretor, destacando-se as relações de subordinação, em que uns têm mais autoridade do que outros.
(3) A ação organizadora valoriza muito as interpretações, os valores, as percepções e os significados subjetivos, destacando o caráter humano e preterindo o caráter formal, estrutural, normativo.
Questão 2/10
Por um lado, é necessária uma mudança das condições sociais para criar um sistema de ensino correspondente, e, por outro lado, é necessário ter um correspondente sistema de ensino para poder mudar as condições sociais. Por isso, devemos partir das situações existentes.
MANACORDA, M. A. Marx e a pedagogia moderna. São Paulo: Cortez; Autores Associados, 1991 (p. 88)
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, sobre as concepções de gestão escolar, enumere na ordem sequencial, as concepções e suas características.
1 - Gestão da Qualidade Total
2 - Gestão Compartilhada
3 - Gestão Democrática
(2) Alicerçada nos princípios da participação colegiada, por meio da formação de conselhos municipais ou escolares, nem sempre consegue atingir o objetivo de oferecer uma educação com qualidade social.
(3) Aponta para uma convivência social construída historicamente pela participação de todos e tem na escola um espaço privilegiado para a aprendizagem da democracia.
(1) Na escola essa filosofia contrasta com a essência do trabalho educativo, que objetiva a formação humana, a cooperação e a inclusão.
Questão 3/10
O fato de ser a administração, de um modo geral, compreendida como uma decorrência da evolução da organização social, reforça a necessidade de se explicitar a sua função enquanto meio de organização do trabalho na sociedade capitalista.
FELIX, M. F. Administração Escolar: um problema educativo ou empresarial? São Paulo: Cortez, Autores Associados, 1985 (p. 34)
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, sobre a evolução histórica da administração, enumere na ordem sequencial, as concepções e suas características.
1 – Artesanal (até 1780)
2 – Gigantismo (1914-1945)
3 – Moderna (1945 – 1980)
4 -  Globalização (após 1980)
(4) Foco na aprendizagem empresarial e no diferencial.
(3) Foco na produção. Novas fontes de energia e novos materiais.
(2) Foco nas vendas. Intensa competitividade
(1) Produção familiar. Pequenas Oficinas.  
Questão 4/10
A LDBEN 9394/96, elaborada em consonância com os princípios da Constituição Federal, trouxe profundas mudanças para o sistema brasileiro ao consagrar como princípio, a liberdade, a autonomia, a flexibilidade e a democracia abrindo novas possibilidades a gestão escolar.
SOARES, Marcos Aurélio da Silva. Organização do Trabalho Pedagógico. Curitiba: Ibpex, 2012 (p. 20)
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, há uma análise criteriosa sobre a gestão escolar.
O contexto atual exige dos gestores escolares uma reflexão sobre a gestão educacional e seus fundamentos.
Questão 5/10
Democratização da escola, tomada como pressuposto no cenário escolar e consequente melhoria do processo de ensino e aprendizagem. A escola democrática que enfrentamos é a escola comprometida com a qualidade do ensino, com a socialização, metodologia, avaliação e objetivos trabalhados na escola.
MURIBECA, M. L. M. A pedagogia, o pedagogo e a prática escolar. In: ROSA, D. E. G. SOUZA, V. C. D. (Org). Politicas organizativas e curriculares, educação inclusiva e formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A, 2002 (p. 159)
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, as concepções de organização e gestão escolar são classificadas em quatro grupos: técnico-científica, autogestionária, interpretativa e democrático-participativa.
Considerando as características das concepções de gestão escolar do grupo democrático-participativa, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
(V) Ênfase tanto nas tarefas quanto nas relações.
(V) Articulação da atividade de direção com a iniciativa e a participação das pessoas da escola e das que se relacionam com elas.
(F) Mais ênfase nas tarefas do que nas pessoas
(V) Objetividade no trato das questões da organização e da gestão mediante coleta de informações reais.
Questão 6/10
Toda vez que se propõe uma gestão democrática da escola com a efetiva participação de pais, educadores, alunos e funcionários, no que se refere à escola pública, isso acaba sendo considerado algo utópico. Ao mesmo tempo, abordamos a perspectiva da gestão democrática como necessária e desejável.
BARTNIK, H. L. de S. Gestão Educacional. Curitiba: Ibpex, 2011 (p. 122)
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, o que se pode fazer para que haja uma real gestão democrática dentro da escola?
Analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
(V) A tarefa de tornar a gestão da escola em uma gestão democrática deve consistir inicialmente, em tomar consciência das condições concretas que apontam para a viabilidade de um projeto de democratização das relações no interior da escola.
(V) Para a escola ter uma gestão democrática há a necessidade de os diretores, juntamente com as equipes pedagógicas, docentes e administrativas, ampliarem a compreensão do significado da escola no contexto da sociedade contemporânea.
(F) Para a escola ter uma gestão democrática é necessário que a direção escolar converse apenas com a comunidade escolar, ouvindo sugestões para  melhorias. Somente dessa forma a escola poderá ter uma gestão democrática efetiva.
(F) A gestão democrática na escola só passará a existir a partir do dia em que a comunidade escolar na coletividade  assumir a  direção da escola, pois a direção escolar, juntamente com a equipe pedagógica, não tem condições de implantar um projeto de democratização.
Questão 7/10
O conceito de participação fundamenta-se no princípio da autonomia, que significa a capacidade das pessoas e dos grupos para a livre determinação de si próprios, isto é, para a condução da própria vida.
LIBANEO, J.C; OLIVEIRA, J. F. D.; TOSCHI, M. S. Educação Escolar: politicas, estruturas e organização. 3ed. São Paulo: Cortez, 2003 (p. 328)
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, pode-se perceber que para poder desempenhar uma boa gestão escolar é preciso, acima de tudo, ter autonomia. Sobre a autonomia, analise as afirmativas a seguir:
I. Autonomia é criar condições para que o aluno participe, comprometa-se e interaja como sujeito.(V)
II. A autonomia não se ganha, conquista-se no conjunto das relações escolares e sociais.(V)
III. A autonomia é concebida como algo herdado ou adquirido, ou seja, já nasce com o sujeito e está presente naturalmente nas escolas.(F)
IV. A autonomia é o produto de processos inter-relacionais capazes de propiciar à escola a criação de uma identidade própria.(V)
Questão 8/10
O conselho de classe surge embasado no pressuposto de que, num processo coletivo em que existem diferentes óticas dos diversos profissionais, conseguir-se-á, através da soma dessas óticas, o maior conhecimento do objeto que se avalia, para obter, consequentemente, tomadas de decisões mais acertadas.
DALBEN, A. I. L. F. Conselhos de Classe e Avaliação: perspectivas na gestão pedagógica da escola. Campinas: Papirus, 2004 (p. 111)
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, quais são os objetivos do conselho de classe?
Avaliar a prática pedagógica e organizar as necessidades de aprendizagem das turmas.
Questão 9/10
Alguns princípios como “racionalização, produtividade, especialização, controle” constituem os fundamentos teóricos da prática da administração orientada para garantir a divisão do trabalho e o seu controle em todos os níveis da organização da empresa, desde o planejamento do processo de produção até a sua execução.
FELIX, M. F. Administração Escolar: um problema educativo ou empresarial? São Paulo: Cortez, Autores Associados, 1985 (p. 35)
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, sobre as formas de gestão, enumere na ordem sequencial, as concepções e suas características.
1 - Gestão Empresarial
2 - Gestão Escolar
(2) Os aspectos pedagógicos em detrimento da produção material.
(1) Os aspectos técnicos, administrativos e burocráticos.
(2) As condições para a construção de referenciais que possibilitam a realização humana pela vida digna e participativa em todas as formas de produção da existência.
(1) Os métodos de gerência e controle e a divisão pormenorizada do trabalho para atingir seus objetivos. 
Questão 10/10
O conselho de classe constitui um momento próprio de reflexão sobre a prática educativa escolar, constituído em um espaço prioritário da discussão pedagógica, composto principalmente, pelos docentes e pela equipe técnico-pedagógica.
DALBEN, A. I. L. F. Conselhos de Classe e Avaliação: perspectivas na gestão pedagógica da escola. Campinas: Papirus, 2004 (p. 57)
Sabemos que o conselho de classe é uma instância avaliativa. Nessa perspectiva, quais devem ser as ações do educador nesse processo?
Analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
(V) Levantar dificuldades em relação ao desempenho dos alunos.
(F) Avaliar apenas a competência dos outros professores para se certificar que não estão aprovando alunos inaptos para o ano seguinte.
(V) Identificar lacunas no processo de ensino-aprendizagem.
(V) Apontar alternativas de superação e se comprometer com os encaminhamentos e soluções dos problemas encontrados.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes