Buscar

UNOPAR EDUCAÇÃO INFANTIL E A ARTE apresentação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

EDUCAÇÃO INFANTIL E A ARTE
EDUCAÇÃO INFANTIL
			Diferentes dos demais níveis da educação, a educação infantil não tem currículo formal. Não cabe a educação infantil alfabetizar a criança. Nessa fase ela não tem maturidade neural. 
	Seu papel é cuidar e educar através do caráter lúdico das atividades com ênfase no desenvolvimento integral da criança. Segundo o referencial devem ser trabalhados os seguintes eixos: movimentos, musicas, artes visuais, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade e matemática. 
		Com objetivo de desenvolver algumas capacidades, enfatizando diferentes estímulos em várias áreas do desenvolvimento da criança, aguçar sua curiosidade. Sendo então a primeira etapa da educação infantil básica como finalidade o desenvolvimento integral da criança.
ARTE	- Artes Visuais 	
		Arte visuais é conjunto de representações e manifestações artísticas através de criação de desenho e pintura, fotografias, arquitetura artesanato dentre outros sendo um tema bastante abrangente. 
	É uma ferramenta importante para o processo de aprendizagem estimula a curiosidade, desperta a sensibilidade estética.
 
PLANO DE AULA EDUCAÇÃO INFANTIL TURMA: E.I 5
 
ACOLHIDA
 
Ao chegar sentar em roda com as crianças e iniciar a música “boa tarde, amiguinhos como vai?”, brincadeira cantada “Escravos de Jó com o corpo” e massinhas com estímulos livre.
 
ROTINA
 
Hora da Conversa: 13h
Brinquedoteca comcontaçãode histórias: 13h30min
Atividades relacionadas ao tema do dia: 14h
Lanche: 15h30min
Aula de estímulos sensoriais: 16h
Aula de Artes: 16h40min
Jogos Pedagógicos:17h20min
Organização e saída: 17h30min
 
PLANO DE AULA
 
OBJETIVOS
 
Despertar nas crianças o gosto pela criação individual/coletiva de desenhos, pintura, colagem, através das obras de artes e com isto, desenvolver a imaginação, a fantasia, a criatividade e muito mais, fazendo com que as crianças conheçam obras dos autores através de uma forma lúdica e criativa.
 
 
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA
 
Habilidade do corpo: Explorar o mundo e o próprio corpo pelo movimento
Social e pessoal: Desenvolver autonomia e identidade, ter iniciativa e buscar soluções para determinado conflito
Linguagem oral e escrita: expressar, comunicar, conversar, narrar literaturas, etc.
Artes visuais: Leituras de imagens, praticar o desenhar, experimentar a diversidade de materiais e cores
Matemática: Situações que estabeleçam o conceito de quantidade, tamanho, intensidade, ocupação de espaços,etc
Conhecimento de mundo: Percepções do tempo, transformações, causas, consequências, natureza e cultura
Expressões musicais e dança: Cantar, produzir seus próprios ritmos, movimentos,etc
 
SABERES E CONHECIMENTOS
 
Contagem de números
Mosaico
Os cinco sentidos (tato, olfato, paladar, visão e audição)
Cooperação e Coletividade
Interpretação
Gênero textual: Receita
 
METODOLOGIA
 
Após a acolhida do dia, a aula será inicializada com acontaçãoda história “ A Galinha Ruiva” deAntonioTorrado. Na sequência mostrar aos alunos algumas espigas de milho para trabalhar o tato e um tapete de grãos de milhos soltos para trabalhar a sensibilidade e textura.
Uma atividade de registro será feita coletivamente, os alunos juntos com a professora farão um cartaz com papelkraft, desenharão uma galinha e as penas serão feitas com colagem de papéis de dobraduras picado e folhas de árvore. Cada aluno escolherá um nome para a galinha e será feito um sorteio para definir o nome oficial da galinha.
Em seguida conversar com as crianças sobre o que fazem as galinhas e mostrar fotos delas comendo milho e dizer que com o milho também se faz a pipoca, que na hora do lanche os alunos irão comer, trabalhando assim olfato e paladar.
Depois do lanche será feita uma musicalização com as crianças com músicas relacionadas as galinhas e após, os alunos criarão um texto coletivo sobre as aves e no caderno de artes realizarão um desenho com tinta guache representando a história que fizeram.
 
 
 
RECREIO/
INTERVALO
 
Lanche: 15h30min
 
 
 
MATERIAIS
 
 
Tinta guache, barbante, papel crepom, papel krafit, giz de cera, fotos impressas, histórias, poesias, vídeos, músicas, pipa, sacola, jornal, tela de artes, pipoca, pés de EVA, milho, saquinho/caixinha, folha de papel sulfite.
 
 
AVALIAÇÃO/
OBESERVAÇÃO
 
Observar a participação/interação do aluno presente no desenvolvimento de todo processo, no transcorrer das atividades individuais e/ou coletivas, com a construção de acordo com sua percepção artística e seu desenvolvimento.
 
		 O lúdico desempenha um papel importante na aprendizagem, através dessas práticas o sujeito busca conhecimento do corpo, do ambiente e tem percepção de si mesmo como integrante no processo de sua aprendizagem que resulta em uma nova dinâmica de ação possibilitando uma construção significativa.
	Permite novas descobertas, criatividade, liberdade de expressão, auxiliando a criança no processo de ensino e aprendizagem, de modo que a criança analise, critique e transforme a realidade em sua volta.
		Portanto o lúdico deve ser visto pelos educadores não como um passa tempo, mas sim como um aliado. É necessário que os professores obtenham amplas informações e um olhar diferenciado acerca da importância do lúdico no processo de ensino e aprendizagem.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais