Buscar

PORTFÓLIO 2 FASE FORMAÇÃO DOCENTE

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
DEBORA DE JESUS LEONARDI MOREIRA: 1086466
LUCIMAR DANTAS DE LAIA: 1024693
SUMAIA SILVA BARBOSA: 1030218
PORTFÓLIO
BELO HORIZONTE
2015
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
DEBORA DE JESUS LEONARDI MOREIRA: 1086466
LUCIMAR DANTAS DE LAIA: 1024693
SUMAIA SILVA BARBOSA: 1030218
PORTFÓLIO
Portfólio apresentado
a UTA Formação Docente 2 fase
no curso de licenciatura de Pedagogia.
Tutor local: Michelle Feltre
Centro Associado: Belo Horizonte
BELO HORIZONTE
2015
SUMÁRIO
1- Introdução....................................................................................................4
2- Desenvolvimento..........................................................................................5
3- Considerações Finais.................................................................................12
4- Referências bibliográficas...........................................................................13
1- INTRODUÇÃO.
Este portfólio referente a UTA Formação Docente, fase II nos proporciona a leitura dos seguintes livros: Teorias do conhecimento pedagógico, de Inge Renate Frose Suhr e Os desafios e as superações na construção coletiva do Projeto Político Pedagógico, de Benjamin Perez Maia e Margarete Terezinha de Andrade Costa. 
A escola brasileira não surgiu do nada, ela passou por todo um processo histórico e reflete diversas concepções (teorias) de educação que se misturam ao modo de agir e pensar dos educadores. O primeiro livro nos fala justamente sobre essas teorias, fazendo com que, conhecendo essas teorias, possamos buscar aperfeiçoar nossos métodos de transmitir conteúdo. 
Com a leitura do livro, conhecemos as tórias críticas e não críticas. As teorias críticas consideram que há uma forte inter-relação entre educação e sociedade e que na sociedade capitalista a escola tem servido muito mais para justificar o fracasso e a exclusão social do que para promover a inclusão. Já as teorias não críticas compreendem a sociedade como parte da escola, cabendo à educação preparar as pessoas para assumirem os papéis sociais que lhes são dados na sociedade.
No segundo livro conhecemos o Projeto Político Pedagógico, suas origens, concepções e regulamentações. No Brasil a regulamentação básica organiza-se de acordo com as leis das diretrizes gerais, (LDBEN), que tem por finalidade a formação comum, igualitária, para todos. As diretrizes procuram atender as necessidades de cada realidade e para isso se produz o PPP (projeto Político Pedagógico) para cada comunidade escolar. Assim, cada escola tem a possibilidade de definir e criar seus próprios projetos.
2- DESENVOLVIMENTO.
2.1- Livro – Os desafios e as superações na construção coletiva do Projeto Político Pedagógico. Atividade aplicada: prática, página 127.
1. Qual tem sido a participação dos pais no cotidiano de nossa escola? O que professores, diretores, funcionários, pais e alunos esperam do trabalho da escola? Que resultado a escola está apresentado para a sociedade? Como tem sido a relação da nossa escola com a comunidade? Como nossa escola tem considerado os alunos na relação ensino-aprendizagem? Que tipo de sociedade a escola tem discutido e ajudado a construir? Faça uma pesquisa de campo e analise os resultados.
A participação dos pais na escola aonde temos pesquisado, tem sido razoável, pelo fato de ser em uma área de baixa renda. Onde muitos lares são chefiados por mulheres, os que levam a trabalharem fora, não podendo participar da vida escolar dos seus filhos. Mas a comunidade em geral, tem tentado participar da maneira que pode.
Todos os partícipes, esperam que a escola busque na coletividade ações para melhorar a qualidade do ensino, o espaço construído, e as demais ações pedagógicas.
Os resultados ás vezes não tem sido satisfatório por falta de recursos por parte do governo, como salários baixos, e professores com jornada de trabalho em mais de uma escola, apresentando assim um desgaste em dá aula e apresentar a sociedade os resultados esperados. 
A escola tem se relacionado com a sociedade, através da participação da comunidade no Projeto Político Pedagógico, aonde todos tenham voz ativa na gestão democrática escolar. 
Os alunos têm sido considerados neste processo de ensino-aprendizagem, um agente principal, capazes de desenvolver a participação e a autonomia nesta gestão democrática.
A escola tem discutido e ajudado a construir uma sociedade emancipatória, que busque a autonomia e a diversidade. Que saia um cidadão capazes enfrentar uma sociedade cheia de conceitos e desafios. 
2.2- Roteiro de Estudo para o texto indicado (págs. 15 – 44, livro: Os desafios e as superações na construção coletiva do Projeto Político Pedagógico)
1. Apresente o conceito de PPP (Projeto político Pedagógico) segundo as autoras Maia e Costa (2011).
Segunda as autoras Maia e Costa (2011), o PPP é a busca pela formação dos alunos – no planejamento das aulas, na metodologia, na avaliação, nos planos de ensino. É o centro do trabalho do profissional na escola e da educação. Através dele que se define o tipo de formação que a escola vai oferecer a sociedade.
 2. Explique com base no texto, por que Projeto? Por que Político? Por que Pedagógico?
Projeto vem do latim, projectus, que significa “algo lançado a frente”, que é antecipado. Assim projetar e planejar que tipo de ser humano iremos formar.
 Político vem do grego politika, polis significa “cidade”. O termo político refere-se à busca pela garantia do compromisso com a formação cidadã, a qual é realmente participativa, responsável, comprometida, crítica e criativa.
Pedagógico vem da Grécia antiga, paidós significa “criança”, e agogé “condução”. Assim traz como necessidade a reflexão, a organização e a sistematização do processo educativo.
 3. Explique as origens, bases históricas e evolução do PPP.
Na década de 1970 houve uma organização por parte da classe trabalhadora, com a formação de sindicatos e associações, contra o combate ao comunismo. Em 1980, tive início ao período democrático. Neste contexto houve debates sobre a importância de uma educação de qualidade, com isso gerando estabelecer novas políticas e diretrizes para a construção de PPPs para as escolas. Na década de 1990, com o discurso neoliberal, a educação passou a direito à bem de consumo. Esse processo esconde uma contradição, pois, o controle e a avaliação dos processos escolares, dá uma falsa autonomia de melhoria na qualidade. O projeto neoliberal mantém-se na última LDBEN (Lei nº 9.394/1996³). Com isso o PPP passou a promover uma reflexão coletiva, com objetivos educacionais e de organização pedagógicas, com ensino de qualidade.
4. Qual a concepção do PPP no Brasil explicitada no texto?
Sendo um país democrático, com várias opiniões e interesses, assim como a preocupação com a forma organizada de trabalho que desvele os conflitos e as contradições resultantes da exposição da diversidade humana.
5. Aponte as características do PPP quanto à concepção.
Ser participativo de decisões; organizar o trabalho pedagógico que desvale os conflitos e contradições; princípios baseados na autonomia, na solidariedade e na participação de todos; superar problemas no decorrer do trabalho voltado para a realidade especifica; compromisso com a formação do cidadão
6. Que documentos oficiais norteiam a elaboração do PPP no presente texto?
A constituição de 1988 – Carta Magna Brasileira – em seu art. 206, assumido e homologado no art. 3º da Lei nº 9.394/1996 (LDBEN).
7. Quais as orientações sobre o PPP nesses documentos? Além desses documentos apontados pelas autoras do texto, há outro documento oficial relevante, como: a resolução 4/2010², que define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. O art. nº 43 e 44 dessa resolução tratado PPP. Faça a leitura desse artigo e responda a seguinte pergunta: Segundo esse artigo, a identidade da escola se expressa no PPP. Em sua opinião, de que forma (s) é possível tornar o PPP essa expressão da identidade da escola? 
Uma gestão democrática, que requer uma construção emancipadora e autônoma, em um cenário participativo, coletivo e crítico. A identidade da escola, segunda a nossa opinião, torna-se um processo educacional e organizacional capaz de buscar na democratização e coletividade, formas de trazer a comunidade a participar do processo pedagógico e gestores, para que haja uma educação de qualidade. 
8. Aponte e explique as funções atribuídas ao PPP de acordo com texto.
Função deliberativa: resolver ou decidir mediante discussão e exame, isto é, refletir sobre uma decisão a tomar.
Função consultiva: Seu caráter é aconselhar e assessorar em pareceres e deliberações legais.
Função fiscal: essa função está voltada diretamente para o cumprimento de normas. Assim o PPP deve ser atualizado de acordo com as mudanças legais.
Função mediadora: ser mediador, para que haja uma mediação para a efetivação de estratégias de participação de compromisso para uma educação de qualidade.
Função mobilizadora: mobilizar “dar movimento a, movimentar” apelar para serviço de alguém.
Função recursal: recursos para o desenvolvimento educacional.
 9. Descreva todos os princípios norteadores do PPP trazidos pelas autoras do texto (MAIA; COSTA, 2011), apresentando as características principais de cada um.
Princípios de igualdade: garante condições igualitárias de acesso à escola, com atendimento a educação de boa qualidade.
Princípios do reconhecimento das diferenças: resgatar o valor da heterogeneidade na formação dos seres humanos, o que modifica a homogeneidade no processo de ensino-aprendizagem. Respeitando a diversidade.
Princípios da integralidade: rompe com o padrão na organização do trabalho pedagógico fragmentado e seriado, buscando um processo contínuo, dinâmico, dialético e dialógico. 
Autonomia: é um dos princípios mais democráticos, porque capacita o ser humano para a reflexão, a liberdade na tomada de decisões.
Princípios da valorização dos trabalhadores em educação: participação na vida socioeconômica, cultural e política por meio da formação inicial e continuada, melhorias no plano de carreiras e salários. 
10. Segundo Veiga (1998, p. 23-28 apud MAIA; COSTA, 2011, p. 45) a construção do PPP é marcada por três atos: situacional, conceitual e operacional. Situe (distribua) as expressões abaixo, entre os três atos mencionados. a) que ações implementar? Como agir? b) onde queremos chegar? Utopia. Por quê? Para quê? c) onde estamos? O que é?
Ato situacional: Expressar e compreender a sociedade em que a escola está inserida, tanto temporal quanto geograficamente. Na realidade social (práxis). Porque buscamos uma visão real do mundo. Para que essa realidade seja aplicada no cotidiano escolar. Num processo de trabalho coletivo, em que se instaure um clima aberto, sem preconceitos que impeçam escutar e assimilar criticamente.
Ato conceitual: Trabalhar o coletivo de forma que os critérios sejam voltados a uma organização interna a melhoria do ensino e capacitação continuada de educadores. Em uma escola que proporciona uma educação emancipadora, para que os cidadãos possam tornar-se participativos, críticos, construtivos, autônomos e conscientes de sua responsabilidade e de seus direitos. Em um projeto capaz de demostrar uma prática pedagógica na qual a formação humana possa combater todas as formas de preconceitos, sejam eles de classe, gênero, raça, idade, credo, etc.
Ato operacional: Decisões relacionadas à organização pedagógica e ao tipo de gestão a que será submetido o processo escolar. Em uma gestão aonde os papéis são específicos de cada segmento da comunidade escolar, a relação entre aspectos pedagógicos e administrativos. Onde são necessários conhecermos os recursos e os critérios de organização. Em uma gestão escolar. Os aspectos voltados para a administração e aspectos pedagógicos.
2.3- Livro – Teoria do conhecimento pedagógico. Atividade aplicada: prática, página 206.
Imagine que você é uma autoridade em termos educacionais em seu município e tem o poder de definir estratégias para a educação nos próximos dez anos. Escolha um dos quatros itens a seguir e descreva que ações você tomaria para que o município se aproxima cada vez mais dessa meta.
a) Compreender a educação como direito inalienável do cidadão e lutar contra todas as formas de exclusão.
A instrução é a necessidade de todos. A sociedade deve favorecer com todo o seu poder o progresso da inteligência pública e colocar a instrução ao alcance de todos os cidadãos.
A primeira atitude que faríamos, era planejar e elaborar proposta de conscientização junto a população e depois nas escolas com trabalhos mais dinâmicos, como palestra, peças de teatros, fóruns com temas voltados para exclusão social. 
2.4- Atividade – Quadro Sinóptico
	EXEMPLO DE QUADRO SINÓPTICO: TEORIAS NÃO CRÍTICAS (ou liberais)
	
	PAPEL DA
ESCOLA
	PAPEL DO PROFESSOR
	PAPEL DO ALUNO
	CONTEÚDOS DE ENSINO
	AVALIAÇÃO
	
PEDAGOGIA TRADICIONAL
	Preparar os alunos por meio da assimilação dos conteúdos para assumirem sua posição na sociedade.
	É transmitir os conhecimentos aos alunos.
	Era o de mero receptor do que o professor ensina
	Os conteúdos transmitidos eram os conhecimentos e valores sociais acumulados pelas gerações adultas e repassados ao aluno como verdades.
	A avaliação tinha por objetivo valorizar os aspectos cognitivo, com ênfase na memorização.
	
	PAPEL DA ESCOLA
	PAPEL DO PROFESSOR
	PAPEL DO ALUNO
	CONTEÚDOS DE ENSINO
	AVALIAÇÃO
	
PEDAGOGIA NOVA
	É adequar as pessoas à sociedade vigente. Valorizar os conhecimentos que o aluno já trazia; estimulá-lo, por meio da vivência de experiências; a construção da vivência democrática.
	O professor é um facilitador da aprendizagem, que auxilia o desenvolvimento espontâneo da criança. Ele não deve ensinar, mas criar situações para que os alunos aprendam.
	O aluno é o centro do processo de ensino-aprendizagem, um ser ativo
	O mais importante do que a quantidade de conteúdos aprendidos, valoriza-se o processo de aquisição destes e a sua seleção se daria a partir dos interesses e experiências vividas pelo aluno. Aprender a aprender.
	Não se tratava mais de averiguar quando o aluno tinha assimilado daquilo que o professor repassou – o resultado –, e sim verificar o processo de aprendizagem.
	
	PAPEL DA ESCOLA
	PAPEL DO PROFESSOR
	PAPEL DO ALUNO
	CONTEÚDOS DE ENSINO
	AVALIAÇÃO
	
PEDAGOGIA TECNICISTA
	Era formar mão de obra requerida pelo mercado de trabalho
	Era transmitir conteúdos segundo técnicas definidas pelos especialistas
	Papel passivo, de aceitação do ensino que lhe era imposto.
	Deveriam ser baseados em informações, princípios e leis, organizados em uma sequência lógica e psicológica, estabelecida e ordenada por especialistas.
	Deveria permitir o controle dos resultados de maneira quantitativa. Por meio de teste objetivos aplicados mediante provas, sempre no final de um período letivo (bimestre, etapa, módulo).
a) Sintetize as manifestação dessa pedagogia no dia a dia da escola (conforme item 3.5 do livro da disciplina):
O aluno é o um ser passivo, o professor é o ator principal, repassa o saber, as disciplinas em vez de ser negociada, é imposta autoritariamente; alunos decorando a matéria antes da prova, professores elaborando provas com o objetivo de castigar alunos.
b) Indique traços dessa concepção de pedagogia que podem (ou não) ser observados na educação atual:
A primeira é a defesa da escola para todos, a busca do estabelecimento de um método de ensino cientificamente estruturado. Finalmente hoje temos os conhecimentos acumulados historicamente de maneira significativa e compreensiva, que são elementosde peso na luta por uma sociedade mais justa e democrática.
3- CONSIDERAÇÕES FINAIS
Pudemos perceber com a leitura desses livros como é amplo estes assuntos, compreendemos os conceitos e princípios do Projeto Político Pedagógico, que se faz necessário a participação efetiva de todos os envolvidos no processo educacional da escola na elaboração do PPP. 
No livro Teorias do Conhecimento Pedagógico estudamos brevemente as contribuições de Althusser, Bourdieu e Passeron, Baudelot e Establet e mostramos com base em suas reflexões outras teorias pedagógicas puderam surgir. Estudamos as três concepções distintas: a pedagogia literária, a libertadora e a histórico-critica.
Com a realização deste trabalho, ajudará muito nas nossas capacitações e no desenvolvimento das habilidades educacionais, fazendo com que sejamos profissionais qualificadas, para desempenhar a função docente.
 
4- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Livros:
MAIA, Benjamin Perez; COSTA, Margarete Terezinha de Andrade. Os desafios e as superações na construção coletiva do Projeto Político Pedagógico – 1ª ed. Curitiba: Editora Intersaberes, 2013.
SUHR, Inge Renate Fröse. Teoria do conhecimento pedagógico – 1ª ed. Curitiba: Editora Intersaberes, 2012.
Retirados da internet:
http://estagiocewk.pbworks.com/f/Quadro+s%C3%ADntese+das+tend%C3%AAncias+pedag%C3%B3gicas1.pdf
http://gestaoescolar.abril.com.br/aprendizagem/projeto-politico-pedagogico-ppp-pratica-610995.shtml
http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_10.pdf
http://www.dhnet.org.br/dados/livros/edh/br/fundamentos/26_cap_3_artigo_04.pdf

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes