Buscar

Apresentação Seminário Gestão Ambiental

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL
FACULDADE DE ENGENHARIA
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
GESTÃO AMBIENTAL II
AÇÕES DE LOGÍSTICA REVERSA NAS REVENDAS DE ÓLEO COMBUSTÍVEL
AMANDA GONÇALVES
A destinação inadequada do lixo causa inúmeros danos ambientais, tais como: emissão de gases nocivos, descarte em galerias pluviais causando inundações e alagamentos, contaminação do solo, poluição das águas superficiais e subterrâneas. 	
Com o aumento do número de habitantes nas áreas urbanas aumenta a quantidade de lixo gerado, somando-se a isso o esgotamento dos recursos naturais, faz-se necessária uma gestão ambiental dos resíduos sólidos.
Logística reversa é o "instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada".
Conforme a lei A lei 12.305/2010 
A vida de um produto, do ponto de vista logístico, não termina com a sua entrega ao cliente. Produtos se tornam obsoletos ou deixam de funcionar e devem retornar ao seu ponto de origem para serem adequadamente descartados, reparados ou reaproveitados.
São classificados como resíduos sólidos contaminados em postos de combustível o OLUC (óleo lubrificante ou contaminado), as embalagens de lubrificantes já utilizados, as estopas, os filtros de ar e de combustível usados ou qualquer outro material contaminado por substâncias derivadas de hidrocarbonetos. 
Segundo a NBR 10004 o OLUC é classificado como resíduo perigoso, e o seu descarte inadequado torna-se um grande poluidor ambiental. Por ser um produto que é passível de reutilização ele pode, após um refino, ser reintroduzido na cadeia de suprimentos como matéria-prima
O estudo foi realizado tendo como base um posto de gasolina localizado na cidade de Uberlândia - MG. 
	O posto estudado possui um contrato com uma empresa que recolhe material a cada dois meses, nesse período os resíduos gerados ficam armazenados no posto. Entretanto, como existe um limite de material que a empresa recolhe (havendo excedente é pago um valor a mais por quilo), o posto acaba descartando parte dos resíduos no lixo comum, a fim de reduzir os seus custos.
A empresa contratada para fazer a destinação dos resíduos do posto não realiza a reciclagem do material recolhido, eles são incinerados e depositados em aterros específicos que não possuem sistema de drenagem e de tratamento de chorume.
É conhecido que os altos custos acabam dificultando a prática absoluta da logística reversa na empresa, tornando-a vulnerável a fiscalização. 
A empresa também apresenta como empecilho para a correta prática da logística reversa a falta de informação sobre mudanças na legislação.
Também sabe-se que o método utilizado pela empresa contratada não é o mais indicado por ser poluente. 
Organização que tem como missão a destinação ambientalmente correta das embalagens plásticas de lubrificantes usadas.
Os caminhões especializados que visitam de forma programada os pontos cadastrados pesam os sacos de embalagens plásticas de lubrificantes usadas que lhes forem disponibilizados, os quais serão eletronicamente pesados, transferindo estes dados automaticamente para o Site Jogue Limpo associado ao CNPJ do ponto gerador. No ato da pesagem, é emitido um comprovante de recebimento que poderá ser exigido pelo órgão ambiental por ocasião do processo de licenciamento ou inspeções. 
Os frascos recolhidos são levados para as Centrais de Recebimento, onde o material é prensado, armazenado e posteriormente remetido a uma recicladora.
Como funciona...
Na recicladora, o material é triturado e depois de submetido a um processo de descontaminação do óleo lubrificante residual, passa pelo processo de extrusão para ser transformado em matéria-prima para novas embalagens e outros produtos plásticos, retornando à cadeia de produção.
Deste modo, cria-se um ciclo virtuoso, que evita o desperdício de um material plástico derivado do petróleo e que se fosse jogado na natureza teria um período de degradação na faixa de 400 anos.
A adoção da prática da logística reversa além do cumprimento das questões legislativas, trás ainda como benefícios a redução dos impactos ambientais e a melhoria da imagem da empresa. 
	Deve-se aliar fundamentos de marketing a essa prática, a fim de conscientizar os clientes das vantagens de se realizar logística reversa e evidenciar a preocupação ambiental por parte da instituição, sendo isso uma vantagem competitiva. 
Benefícios:
Com a implantação da logística reversa, da conscientização para a educação ambiental e seus benefícios, pode-se conter impactos causados por descartes residuais, melhorar a qualidade de vida dos cidadãos urbanos e obter um balanço ambiental positivo. Além disso, dá-se um passo rumo ao desenvolvimento sustentável do planeta, pois possibilita a reutilização e redução no consumo de matérias-primas.
Bibliografia:
http://www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/residuos-perigosos/logistica-reversa (consultado em: 17/10/2016)
http://www.joguelimpo.org.br/ (consultado em 20/10/2016)
http://www.ecycle.com.br/component/content/article/59-veiculos/221-como-jogar-fora-oleo-automotivo-usado-ou-vencido.html (consultado em 23/10/2016)
CEZARINO, Luciana Oranges; PRADO, Daiane Magalhaes; CARRIJO, Michele de Castro. Ações de Logística Reversa nas Revendas de Óleo Combustível. In: XXXV ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2015, Fortaleza.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais