Buscar

FICHA TECNICA MONUMENTO TOMBADO MOOCA - MOINHOS MINETTI GAMBA

Prévia do material em texto

Ficha Técnica 
Conjunto dos Grandes Moinhos Minetti Gamba
Nome: Conjunto dos Grandes Moinhos Minetti Gamba
Foto: 
Ano de Construção: Projeto inicial: Jorge Krug (1909); Reformas e ampliações: Augusto Fried (1912); João Grass (1916); Antonio Ambrogi (1928) 
Ano de tombamento: Resolução 31, de 11/06/2013 - CONDEPHAAT
Breve Histórico:
 O antigo Grandes Moinho Minetti e Gamba se configura como um complexo industrial que tem presença marcante na paisagem urbana do Bairro da Mooca, área historicamente ligada ao período inicial de industrialização de São Paulo. As atividades do Moinho tiveram início em 1909, principalmente no ramo de produtos alimentícios pelo industrial italiano Egydio Pinotti Gamba, com a denominação de Casa Gamba & Cia., tendo se juntado ao Grupo Minetti em 1934, quando passou a ser denominada Grandes Indústrias Minetti-Gamba. A construção do complexo se deu de forma gradual, com a implantação de novos armazéns e ampliações ao longo da década de 1910. Suas intensas atividades comerciais levaram, inclusive à introdução de um ramal da São Paulo Railway no interior da propriedade para escoamento da produção. A empresa funcionou no local até meados da década de 1960, permanecendo fechado por décadas e ao longo dos anos 2000 seu espaço foi utilizado para eventos.
Localização: 
São Paulo, SP – Bairro da Mooca. 
R. Borges de Figueiredo, nº 300 e 510 – São Paulo-SP
Tipologia/ Características arquitetônicas: 
 Construída e consolidada com o passar dos anos, seguindo o ambicioso projeto expansionista de Egídio Pinotti Gamba, passou por diversas reformas, o terreno esteve em processo de construção e expansão entre os anos de 1909 e 1938.  
A construção inicial foi projetada pelo arquiteto Jorge Krug, em 1909 Depois vieram três grandes reformas e projeto de expansão no local, com liderança de Augusto Fried, em 1912, João Grass, em 1916, e Antonio Ambrogi, em 1928.  
O terreno tem como área total 27.518m², com as duas frentes, tanto do lado da Rua Borges de Figueiredo quanto os da ferrovia, medindo 322 metros de comprimento. As duas laterais possuem 85,45 metros de comprimento.  
Dentro da área dos Grandes Moinhos Minetti Gamba destaca-se o tamanho do moinho de trigo, que possui 21,5 metros, e o de óleo e glicerina, com 16 metros.  
Os desenhos arquitetônicos dos moinhos foram pensados primordialmente para melhor atenderem às linhas de produção, seguindo o modelo de produção alimentícia de Oliver Evans, que em 1914 foi adaptado por Henry Ford em sua linha de produção de automóveis. 
Projeto voltado para um melhor aproveitamento da produção industrial, visando alternativas para facilitar fatores como o posicionamento de máquinas, adaptação aos sistemas de energia, entre outras medidas para um melhor andamento das fábricas e moinhos. Com isso, o tratamento plástico e decorativo das construções era deixado em segundo plano.  
Estado de Conservação: 
Hoje pode se encontrar cadeados nas portas principais, janelas e telhas quebradas, pichações, e crescimento de vegetação nas paredes do lado externo.
Uso Atual: 
Atualmente esta de abandonado, pois após encerramento do contrato de aluguel da Moinhos Eventos Ltda, no ano de 2013, os portões do patrimônio histórico foram trancados.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes