Buscar

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
SETOR DE CIËNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
DEPARTAMENTO DE ESTUDOS DA LINGUAGEM
JEAN DE LÉRY
Jean de Léry foi um modesto sapateiro e estudante de teologia filho de pais protestantes nascido na cidade de Borgonha. Jean era também, discípulo do Calvino (teólogo cristão francês) e, apesar de sua visão religiosa, se admitia um escravo de Deus. 
Léry teve de deixar sua terra por conta das disputas religiosas ocorrentes na França da época entre católicos e protestantes e pela possibilidade da França Antártica (na época uma colônia francesa situada na Baía de Guanabara, atualmente é o estado do Rio de Janeiro). Léry chamava aquela terra de América e Terra do Brasil.
Léry partiu para o Brasil com outros treze companheiros em novembro de 1556, com destino à colônia fundada um ano antes por Nicolas Durand de Villegagnon. Apesar de ter prometido liberdade religiosa aos protestantes (a colônia era composta por católicos e protestantes, e também por europeus de várias nacionalidades), Villegagnon rapidamente começou a contestar as crenças destes e a persegui-los. Depois de oito meses, os protestantes resolveram deixar a colônia, localizada em uma ilha na Baía de Guanabara e passaram dois meses vivendo no continente, em estreita proximidade aos índios Tupinambá da região.
Durante sua convivência com os índios, Léry faz seus relatos quanto aos costumes dos índios e as experiências as quais teve enquanto morador da tribo dos Tupinambás, além das riquezas que a fauna e flora brasileira tinham. O que resultou na sua obra “História de uma viagem feita na terra do Brasil.” Que teve sua primeira publicação dois anos após sua volta, em 1578. E essa primeira edição só foi publicada após insinuações de outro cronista do descobrimento André Thévet sobre certas desconfianças quanto aos relatos de Jean, segundo Thévet, Léry estava “imitando suas obras”.
Em suma, adicionando o glossário dos idiomas Português-Tupi, a obra de Jean de Léry é um importante manual de informações históricas, geográficas e antropológicas dos habitantes do território Sul da América no século XVI e mesmo sendo uma visão fortemente influenciada pela religião cristã, permite ao leitor descobrir importantes informações com a minuciosidade e detalhamento nem sempre disponível de outras experiências.
CHRISTIAN ALESSANDRO ZUBACZ 
PÂMELA CRISTINA DALALIBERA

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais