Buscar

236v ciencia politica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

236v – ciência politica mod 1 
Assinale a alternativa falsa: 
O Estado é uma sociedade apolítica, organizada, sendo que o bem do povo não constitui, necessariamente, o principal objetivo do Estado.
Segundo Miguel Reale, o Estado apresenta três faces: jurídica, social e politica. 
A face jurídica do Estado é a que se relaciona com o Estado enquanto ordem jurídica.
A face social do Estado é a que se relaciona com sua formação e seu desenvolvimento em razão de fatores socioeconômicos.
A face politica do Estado está relacionada com o problema das finalidades do governo em razão dos diversos sistemas de cultura.
Resposta: (A) Justificativa: Não há como dissociar o Estado da política. De fato, Max Weber, em uma Conferência publicada com o título “A Política como Vocação” conceitua Política como sendo “o conjunto de esforços feitos com vistas a participar do poder ou a influenciar a divisão do poder, seja entre Estados, seja no interior deum único Estado”.Segundo Paulo Bonavides (Ciência Política, 10ª ed.:São Paulo, Malheiros, p. 38)“a Ciência Política, em sentido lato, tem como objeto o estudo dos acontecimentos, das instituições e das idéias políticas, tanto em sentido teórico (doutrina), como em sentido prático (arte), referido ao passado, ao presente e à possibilidade futuras”. Por outro lado, cumpre observar que o Direito Constitucional estuda a organização de um Estado determinado, como fato histórico, singular e concreto.A Teoria Geral do Estado, por sua vez, é considerada como o complemento teórico do Direito Constitucional ou como sua  parte geral. Nesse contexto, Dalmo de Abreu Dallari demonstra que a Teoria Geral do Estado tem como objeto o “...estudo do Estado sob todos os aspectos, incluindo a origem, a organização e o funcionamento e as finalidades compreendendo-se no seu âmbito tudo o que se considere existindo Estado e influindo sobre ele” (Elementos de Teoria Geral do Estado. 25ª ed.: São Paulo: Saraiva, p. 6).
Assinale a alternativa correta:
O objeto da Teoria Geral do Estado é a filosofia política
O Estado encontra-se dissociado da política
A Ciência Política estuda a organização política e os comportamentos políticos do Estado, assim considerado como um sujeito de direitos e obrigações ilimitados;
A Ciência Política não é uma disciplina autônoma
A Teoria Geral do Estado é um dos ramos do Direito Público e a Ciência Política do Direito Privado
Resposta: (B)
Justificativa: A Teoria Geral do Estado tem como objeto o “...estudo do Estado sob todos os aspectos, incluindo a origem, a organização e o funcionamento e as finalidades compreendendo-se no seu âmbito tudo o que se considere existindo Estado e influindo sobre ele” (Elementos de Teoria Geral do Estado. 25ª ed.: São Paulo: Saraiva, p. 6).
Para alguns autores são elementos constitutivos do Estado:
I- população;
II- território;
III- soberania
Apenas o item I está correto
Os itens I, II e III estão corretos
Apenas os itens II e III estão corretos 
Apenas o item III está correto
Os itens I, II e III são falsos
Resposta: (C)
Justificativa: O Estado é uma sociedade política e soberana, juridicamente organizada, que nasce por um ato de vontade humana, objetivando o bem comum do povo situado em seu território.
Assinale a alternativa incorreta:
O Estado, em sua acepção ampla, foi estudado por Aristóteles já na Antiguidade;
Na Idade Média o poder encontrava-se disperso nos feudos
Em sentido estrito, o Estado teria surgido apenas no mundo moderno, mas em sentido amplo, teria aparecido, quando, no Oriente antigo, estruturou-se o poder de forma monárquica
Em sua acepção estrita, o Estado surgiu apenas após a Primeira Guerra Mundial
Foi a partir de Maquiavel, em sua obra O príncipe, que o Estado passou a ser estudado sob um ponto de vista mais político
Resposta: (D)
Justificativa: Na antiguidade, o Estado foi estudado por Aristóteles que,analisando as cidades-estados gregas, sob o ponto de vista político, destacou as formas de governos ideais. Já a Idade Média foi caracterizada, principalmente, pelos conflitos existentes entre o poder papal, detentor do poder total, e o poder real e entre esse e os senhores feudais. Nesta época, como o poder se encontrava descentralizado, ou seja, disperso nos Feudos, não era possível falar em Estado na sua acepção estrita.
Mod 2
O poder constituinte derivado:
I- é limitado materialmente pelo poder constituinte originário;
II- introduz alterações na Constituição através de emendas constitucionais;
III- não permite a revisão constitucional, mas apenas a alteração da Constituição Federal, através de emendas constitucionais.
Todas as afirmativas estão corretas
apenas a afirmativa I é verdadeira
as afirmativas I e II são verdadeiras
todas as afirmativas são falsas
apenas a afirmativa II é falsa
Resposta: C. o poder constituinte é exercido apenas em situações muito excepcionais, a exemplo de grandes crises sociais, econômicas ou políticas, ou até mesmo pela formação originária de um Estado.
2) Não constitui cláusula pétrea:
o voto facultativo
a Separação de Poderes
o mandado de segurança
a forma federativa de Estado
a pena de morte
Resposta: A. Dispositivo constitucional que não pode ser alterado nem mesmo por Proposta de Emenda à Constituição (PEC). As cláusulas pétreas inseridas na Constituição do Brasil de 1988 estão dispostas em seu artigo 60, § 4º. São elas: a forma federativa de Estado; o voto direto, secreto, universal e periódico; a separação dos Poderes; e os direitos e garantias individuais.
A respeito do poder constituinte assinale a alternativa verdadeira:
 o poder constituinte originário é aquele que elabora apenas a primeira Constituição de um Estado 
o poder constituinte originário é inicial, ilimitado e incondicionado
a nova Constituição deve obedecer aos limites impostos pelo direito positivo anterior
as emendas à Constituição constituem uma manifestação do poder constituinte originário
uma nova Constituição pode dar continuidade ao ordenamento jurídico anterior
Resposta: B. O poder constituinte originário cria uma nova ordem jurídica, seja através da primeira Constituição de um Estado, seja através de uma nova Constituição. 
Com a promulgação de uma nova Constituição há uma ruptura com o ordenamento jurídico anterior e, em consequência, inicia-se uma nova ordem jurídica constitucional que não encontra limites no direito positivo anterior. Portanto, o poder constituinte originário é inicial, ilimitado, incondicionado e autônomo.
Considere as seguintes assertivas:
I- Em uma constituição rígida o processo legislativo necessário para a aprovação de emendas constitucionais, deve ser mais dificultoso que o processo legislativo exigido para a elaboração das leis;
II- O titular do poder constituinte é o povo;
III- Em uma democracia o exercício do poder constituinte é atribuído a Assembleia Nacional Constituinte.
todas as afirmativas são falsas;
apenas a assertiva I é verdadeira;
todas as afirmativas são verdadeiras;
apenas a afirmativa II é verdadeira;
apenas a afirmativa III é verdadeira;
Resposta:E. poder constituinte é o que tem o poder de elaborar, ou atualizar a Constituição por acréscimo, modificação ou supressão de normas constitucionais. incondicionado, destacamos que se deve ao fato de não obedecer qualquer forma prefixada ou procedimento para sua manifestação. é permanente já que não desaparece após a realização de sua obra (Constituição), não esgotando sua titularidade, a qual permanece latente nos dizeres de Seyès, manifestando-se em caso de nova Assembléia Constituinte ou algum outro ato revolucionário.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais