Buscar

Direito Petição Inicial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Rede Gonzaga de Ensino Superior (REGES)
 Mantenedora da Faculdade AVEC de Vilhena – RO
 
	DISCIPLINA: Língua Portuguesa 	
	Fevereiro/2018
	DOCENTE: PAULA MONTEIRO
	1º Período DIREITO
O GÊNERO TEXTUAL - PETIÇÃO INICIAL
Sendo este assunto de grande relevância para os operadores do Direito, para que consigam transmitir seu conhecimento e postular os direitos que lhe são outorgados. Será objeto de estudo, o gênero textual da petição inicial, trazendo um exemplo e relacionando com os tipos de textuais que abrangem esse gênero, possibilitando assim o desenvolvimento desse gênero textual ligado ao Direito.
PETIÇÃO INICIAL
A petição inicial é o instrumento utilizado pelos advogados, defensores, promotores, procuradores etc., para defesa de algum direito através das palavras, normalmente é endereçada a jurisdição competente, para que o Juízo competente aprecie o pedido na inicial, temos o endereçamento onde é descrito a qualificação das partes, o título da ação, que deve ser a ação pertinente para cada caso.
Passando a analisar os fatos e fundamentos, onde é usado normalmente um texto narrativo, dependendo descritivo ou também argumentativo. Nessa parte é avaliada a capacidade de comunicação através de textos. Onde o transmissor tem que se valer dos seus conhecimentos para desenvolver da melhor forma o seu pedido. E por fim, os pedidos e requerimentos desenvolvidos pelo procurador para assegurar o direito de alguma forma negado ao cidadão.
Os gêneros textuais são marcados pelos diferentes tipos textuais englobados em cada um, claro que determinados gêneros têm a predominância de algum tipo textual, podendo até mais de um tipo com relevância no mesmo gênero.
Na petição inicial dependo do direito defendido, o texto pode ter predominância do texto narrativo quando conta a sua versão da história ou do fato, verdadeiro ou fictício, que acontecer em algum lugar, com o detentor do direito.
Nessa exordial, a narração deve ser relativa ao fato, ressaltando a razão do acontecimento, sua causa, o modo, a ocasião e, narrando o fato, com quem aconteceu o episódio.
Na hora de fundamentar os pedidos na inicial um tipo bastante utilizado, é o dissertativo que demonstra o função de forma lógica do gênero textual que recorre as leis. A citação abaixo demonstra de forma discriminada a tipologia utilizada nesse gênero. No exemplo de petição acima elencado, têm-se as seguintes sequências tipológicas:
1. Uma sequência injuntiva: funciona como uma convocação à leitura do “caso” apresentado.
EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA VARA DE FAMÍLIA DA COMARCA DE...
2. Uma sequência descritiva: atribui característica e atributos às partes envolvidas
“W DE TAL, menor impúbere, representado por sua genitora FULANA DE TAL, brasileira, casada, do lar, residente e domiciliada na Rua Y, 43, apto. 507, nesta Cidade, vem, por seu Advogado abaixo-assinado (procuração anexa), [...]  BELTRANO DE TAL, brasileiro, casado, autônomo, residente e domiciliado na Rua K, 94, nesta Cidade, pelos fatos e fundamentos abaixo declinados.”
3. Uma sequência expositiva: define quem é a suplicante e o que está se propondo:
“Propor AÇÃO DE ALIMENTOS em face de BELTRANO DE TAL.
A suplicante é filha do suplicado, conforme comprovam os documentos em anexo.”
4. Uma sequência narrativa: conta os fatos
“Ocorre que apesar da relação jurídica existente entre as partes, o réu não lhe presta os alimentos indispensáveis à sua subsistência na forma da lei civil, razão por que está passando por privações.
O suplicado encontra-se em situação estável, trabalhado atualmente como mecânico autônomo e percebendo a quantia aproximada de R$1500,00 (hum mil e quinhentos reais) mensais.”
5. Uma sequência argumentativa: ancora o solicitado em leis
“A Lei nº 5478/68, em seu artigo 2º, embasa a sua pretensão.
Artigo 2º- "O credor, pessoalmente, ou por intermédio de advogado, dirigir-se-à ao juiz competente, qualificando-se, e exporá suas necessidades, provando, apenas o parentesco ou a obrigação de alimentar do devedor, indicando seu nome e sobrenome, residência ou local de trabalho, profissão e naturalidade, quanto ganha aproximadamente ou os recursos de que dispõe."
Com base no artigo 400 do Código Civil Brasileiro, a obrigação de alimentar estabelece parâmetro nas necessidades do suplicante.
Artigo 400 - "Os alimentos devem ser fixados na proporção das necessidades do suplicante e dos recursos da pessoa obrigada."
Da mesma forma, o fato do suplicado não participar com a manutenção necessária do suplicante, comete o crime de abandono material previsto no artigo 244 do Código Penal.”
6. Uma sequência injuntiva: realiza o pedido
“Ante o exposto, requer a V. Excia.:
a) a citação do suplicado para responder, querendo, aos termos da presente, até final, com a INTIMAÇÃO da data da audiência de conciliação e julgamento, tudo sob as penas da revelia;
b) a fixação, desde logo, da verba alimentícia provisória, na proporção dois salários mínimos, que deverá ser entregue à representante legal da autora, mediante recibo, até o quinto dia do mês subsequente ao vencido;
c) seja intimado o ilustre representante do Ministério Público;
d) seja ao final julgado procedente o pedido com a condenação do réu ao pagamento da pensão alimentícia, em caráter definitivo, na mesma proporção dos provisórios, ou seja, o equivalente a dois salários mínimos, que deverá ser entregue à representante legal da autora até o dia 05 de cada mês subsequente ao vencido, na residência desta, mediante recibo.
e) seja o réu condenado nas custas processuais e honorários de Advogado, na proporção de dez por cento sobre o valor da causa.
Dá-se à causa o valor de R$
Termos em que
Pede deferimento”
O exemplo evidencia as sequências tipológicas básicas de uma petição inicial, e, demonstra ainda a possibilidade de um gênero ser constituído por mais de uma dessas sequências, ainda que tal gênero apresente uma predominante sobre as outras. 
O exemplo acima corrobora com a afirmação de que no gênero textual existem vários tipos textuais sem necessariamente ter a predominância de algum tipo em especial.
Sendo a petição inicial um gênero textual desenvolvido normalmente por advogados, defensores e promotores, seguindo as exigências formalizadas na lei.
O texto expositivo remete para a ideia de explanar ou explicar um assunto, tema, coisa, situação ou acontecimento, que se pretende desenvolver ou apresentar, em pormenor, referindo o tempo, o espaço, a importância ou as circunstâncias do seu acontecer.
O texto injuntivo ou instrucional está pautado na explicação e no método para a concretização de uma ação, ou seja, indicam o procedimento para realizar algo.
Texto narrativo é um tipo de texto que esboça as ações de personagens num determinado tempo e espaço.
O texto dissertativo é um tipo de texto argumentativo e opinativo, uma vez que expõe a opinião sobre determinado assunto ou tema, por meio de uma argumentação lógica, coerente e coesa.
O texto descritivo é um tipo de texto que envolve a descrição de algo, seja de um objeto, pessoa, animal, lugar, acontecimento, e sua intenção é, sobretudo, transmitir para o leitor as impressões e as qualidades de algo.

Outros materiais