Buscar

Termos de Ajustamento de Conduta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Termos de Ajustamento de Conduta – TAC
Conceito
Segundo a doutrina de Geisa de Assis Rodrigues o termo de ajustamento de conduta é uma solução extrajudicial de conflito que tem sido muito utilizada na defesa dos direitos transindividuais, especialmente na proteção do meio ambiente.
Os TACs são documentos assinados por partes que se comprometem perante os procuradores da República, a cumprirem determinadas condicionantes, de forma a resolver o problema que estão causando ou a compensar danos e prejuízos já causados. Os TACs servem para antecipar a resolução dos problemas de uma forma muito mais rápida e eficaz do que se o caso fosse a juízo.
Origem 
O Termo de Ajustamento de conduta está previsto no artigo 5º em seu parágrafo 6º da Lei 7.347/85: "Os órgãos públicos legitimados poderão tomar dos interessados compromisso de ajustamento de sua conduta às exigências legais, mediante cominações, que terá eficácia de título executivo extrajudicial.”
O compromisso de ajustamento de conduta, não constava da versão original da Lei de Ação Civil Pública, passando a integrá- la apenas em 1990.
Conceitos Acessórios
O ajuste de conduta é um instituto estabelecido em favor da tutela dos direitos transindividuais, ou seja, não é finalidade da norma favorecer o violador do direito. O ajuste de conduta enseja a tutela preventiva da lesão ao direito transindividual. Como é cediço, a reparação de danos a estes direitos, de nítido viés repressivo, é, em muitos casos, inviável. A possibilidade do ajuste de conduta "antecipar-se à sentença de cognição", e até mesmo, quando possível, evitar a ocorrência do dano, existe justamente para ampliar esse seu atributo preventivo.

Outros materiais