Buscar

3 - Correlações clínicas Berne - Geração e condução dos potenciais de açaõ

Prévia do material em texto

Geração e condução de potenciais de ação
Correlações clínicas
Berne
	 Os ovários de certa espécie de peixe, conhecido como baiacu, contêm TTX. A carne crua é uma iguaria muito apreciada no Japão. Os conhecedores apreciam o adormecimento dos lábios que a carne do peixe causa devido à presença de minúsculas quantidades de TTX. Os preparadores de sushi treinados na remoção dos ovários com segurança recebem autorização do governo para a preparação do baiacu., A despeito dessas precauções, algumas pessoas morrem anualmente por ingestão do peixe inadequadamente preparado.
	 A saxitoxina é outro bloqueador dos canais para Na+, produzida por dinoflagelados de coloração avermelhada que são responsáveis pelas chamadas marés vermelhas. Mariscos se alimentos dos dinoflagelados e concentram a saxitoxina em seus tecidos. Uma pessoa que ingira esses frutos do mar podem experimentar uma paralisia potencialmente letal 30 minutos após a refeição. 
	 Em um distúrbio hereditário, chamado paralisia primária hiper-calêmica, os pacientes apresentam episódios de contrações musculares espontâneas e dolorosas, seguidas por períodos de paralisia dos músculos afetados. Esses sintomas são acompanhados por níveis elevados de K+ no líquido plasmático e extra-celular. Alguns pacientes com esse distúrbio apresentam mutações dos canais para Na+ dependentes de voltagem que resultam em velocidade reduzida de inativação por voltagem. Isso causa potenciais de ação de longa duração nas células musculares esqueléticas e um efluxo aumentado de K+ durante cada potencial de ação. Isso pode elevar os níveis extra-celulares de K+.
	A elevação do K+ extra-celular causa a despolarização das células do músculo esquelético. Inicialmente, a despolarização faz com que as células musculares fiquem mais próximas do seu limiar, de modo que os potenciais de ação espontâneos e contrações são mais prováveis. Conforme a despolarização das células se torna mais acentuada, as células se acomodam por causa da inativação dos canais para Na+.; Consequentemente, as células se tornam incapazes de disparar potenciais de ação e de se contrair em resposta aos potenciais de ação nos seus axônios motores.
	 Em algumas doenças, conhecidas como distúrbios desmielinizantes, a bainha de mielina se deteriora. Na esclerose múltipla, uma desmielinização esparsa e progressiva dos axônios do sistema nervoso central resulta em uma perda do controle motor. A neuropatia comum nos casos severos de diabetes mellitus é causada pela desmielinização dos axônios periféricos. Quando a mielina é perdida, a constante de comprimento, elevada pela mielinização, se torna muito menor. Consequentemente, o potencial de ação perde amplitude na sua condução eletrotônica de um nó de Ranvier para outro. Se a desmielinização é suficientemente severa, o potencial de ação pode chegar ao próximo nó de Ranvier com amplitude insuficiente para disparar um potencial de ação. O axônio pode falhar em propagar os potenciais de ação.

Outros materiais