Buscar

BIOQUÍMICA 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

BIOQUÍMICA
	
	
	1a Questão (Ref.:201603261667)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Os carboidratos, Hidratos de carbono, Glicídios, glicídio ou glucídios (açúcares) são amplamente distribuídos nas plantas e nos animais, onde desempenham funções estruturais e metabólicas. (CHAMPER, 2009). Essa relação aos estudos dos carboidratos. Analise as alternativas abaixo: I. Os oligossacarídeos são açúcares complexos que têm de 3 a 10 unidades de monossacarídeos. II. Homo ou Heteropolissacarídeos caracterizam-se pelos tipos de monômeros presentes, a seqüência e o tipo de ligação glicosídica envolvida. Sendo o glicogênio, exemplo de um heteropolissacarídeos e a glicoproteína, exemplo de um homopolissacarídeos. III. Os dissacarídeos são combinações de açúcares simples que, por hidrólise, formam duas moléculas de monossacarídeos, iguais ou diferentes.Exemplo lactose. IV. Os dissacarídeos são combinações de açúcares simples que, por hidrólise, formam duas moléculas de monossacarídeos, iguais ou diferentes. Exemplos; Maltose, sacarose e frutose. Está correto apenas o que se afirma:
		
	
	I e III.
	 
	II e IV.
	 
	III e IV.
	
	II e III.
	
	I e II.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201603085317)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em relação a estrutura das proteínas, assinale a ÚNICA alternativa que apresenta corretamente os dados sobre suas possíveis conformações. Considere que as informações abaixo correspondem respectivamente as estruturas primária, secundária, terciária e quaternária, as quais estão separadas por meio de barras (/).
		
	 
	Sequência linear de aminoácidos conforme disposição dos nucleotídeos/Pode ser mantidas exclusivamente por ligações de hidrogênio/ Importante para a definição da sua função/Agrupamento de duas ou mais moléculas proteicas ( )
	
	Sequência linear de nucleotídeos conforme disposição dos aminoácidos/Pode ser mantidas por ligações do tipo van der Walls/Única organização que pode ser definida como enzima/Agrupamento de duas ou mais moléculas proteicas ( )
	
	Sequência linear de aminoácidos conforme disposição dos nucleotídeos/Pode ser mantida apenas por ponte dissulfeto/Somente nessa conformação é que pode sofrer processo de desnaturação/Agrupamento de duas ou mais moléculas proteicas ( )
	
	Sequência linear de aminoácidos conforme disposição dos ácidos graxos/Pode ser mantida por ligações fosfodiéster/Somente nessa conformação é que pode sofrer processo de desnaturação/Agrupamento de duas ou mais moléculas proteicas ( )
	 
	Sequência linear de aminoácidos conforme disposição dos nucleotídeos/Pode ser mantida por ligações do tipo ponte dissulfeto/Importante para a definição da sua função/Agrupamento de duas ou mais moléculas proteicas ( )
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201603169305)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	As proteínas podem ser classificadas quanto à estrutura em primárias, secundárias, terciárias e quaternárias. O tipo de estrutura terciária corresponde a um ¿enovelamento¿ de cadeias polipeptídicas em configuração secundária. Entre as proteínas seguintes assinale a de configuração terciária:
		
	
	Queratina
	 
	Insulina
	 
	Mioglobina
	
	Colágeno
	
	Hemoglobina
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201602522264)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Nas cadeias de carbono das biomoléculas são adicionados grupos de outros átomos, chamados de grupos funcionais. Analise a estrutura abaixo e assinale a alternativa CORRETA:
		
	 
	A estrutura é um aminoácido com cadeia lateral polar.
	 
	A estrutura é um aminoácido com cadeia lateral apolar.
	
	A estrutura é uma proteína que possui cadeia lateral polar.
	
	A estrutura é um lipídeo com cadeia lateral hidrocarbonada.
	
	A estrutura representa um monossacarídeo que é solúvel em água.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201603135096)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Analise as proposições e marque a alternativa verdadeira: I ¿ Os aminoácidos polares são os que apresentam o grupo Radical com anel aromático. II ¿ Aminoácidos cujo grupo radical possui anel aromático podem ser considerados também levemente hidrofóbicos. III ¿ Aminoácidos polares apresentam o grupo R carregado ou não. IV ¿ Os aminoácidos carregados positivamente são considerados básicos.
		
	 
	I e II são verdadeiros
	
	Somente II e IV verdadeiros.
	 
	II, III e IV são verdadeiros.
	
	Somente III e IV são verdadeiros
	
	I, II e IV verdadeiros

Outros materiais