Buscar

Resenha AmBev Jaqueline

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Universidade Federal do Ceará
Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade
Departamento de Administração
Disciplina Gestão Empresarial
Prof: Jaqueline Pombo
Aluna: Rosa Caroline – 362164
Apreciação crítica sobre a produção: EXPRESSÃO DA CULTURA ORGANIZACIONAL EM VALORES E PRÁTICAS ORGANIZACIONAIS: ESTUDO DE CASO AMBEV 
	A produção científica em questão aborda uma perspectiva sobre a cultura organizacional da empresa Ambev, umas das maiores empresas de bebidas do mundo, que inciou suas atividades em meados dos anos de 1850, no estado de São Paulo.
	O estudo busca analisar a expressão de valores de profissionalismo competitivo, profissionalismo cooperativo, valores associados à satisfação e bem estar dos empregados, assim como verificar se existe relação entre os valores e práticas com os valores expressos na cultura da organização estudada. 
	A cultura praticada dentro de uma empresa influencia e recebe direta influência dos sistemas e comportamentos da sociedade em que está inserida, e se tratando de um sistema aberto, através das informações salientadas pela autora, a Ambev recebe influências do mercado no qual esta inserida e também é capaz de influenciá-lo. 
	A partir de o momento que um grupo possui uma história compartilhada, passasse a desenvolver uma cultura que identifica as características fundamentais desse grupo, e a força dessa cultura depende da extensão da vivência compartilhada, da estabilidade de seus membros e da intensidade emocional das experiências vividas. Todas essas características podem e são encontradas nos grupos sociais que compõem as organizações identificando assim a cultura organizacional. 
	A Cultura Organizacional necessita de alguns elementos fundamentais para que seja solidificada em um ambiente, são eles: valores; crenças e pressupostos; ritos, rituais e cerimônias; estórias e mitos; tabus; herois; normas e comunicação.
	Um vez criada, raramente a cultura organizacional é alterada, apesar de todas as mudanças que ocorrem quanto aos indivíduos que integram a realidade do ambiente organizacional, os fatores que a caracterizam continuam apenas em manutenção e atualização conforme o passar dos anos, mas sem perder sua autenticidade.
	Quanto mais forte a cultura organizacional, mais forte o seu impacto e atuação na eficácia da instituição como um todo, pois cada funcionário que nela inserido tende a seguir seus valores com menos questionamentos, enquanto que uma cultura fraca fornece apenas diretrizes amplas aos funcionários, sem um real direcionamento que impacte no negócio da organização de maneira estratégica. 
	Dentre os inúmeros componentes que uma cultura forte apresenta, estão: uma liderança fortemente alinhada com as condições competitivas, um compromisso da empresa em trabalhar sob princípios claramente definidos e que dificilmente serão abandonados, preocupação com seu corpo de funcionários, além de clientes e acionistas. Com base nisto, os administradores podem ter uma maior base de informações para a tomada de decisões.
	Na cervejaria AmBev de maneira geral, o perfil dominante é de profissionais jovens, que ainda não iniciaram a família e que estão no início da carreira profissional. Esse perfil em muitos aspectos se assemelha ao perfil do “PSD” mencionado na cultura do Banco Garantia, da juventude “pobre, inteligente e com um profundo desejo de ganhar dinheiro”. 
	De acordo com a autora do estudo, Isabel Dantas, é bastante claro, a intensa presença nas práticas e valores organizacionais da cultura de resultado, o estabelecimento de metas, e a preocupação em alcançá-las. Os resultados da pesquisa como um todo reafirmam que a Ambev é uma empresa com fortes expressões de cultura organizacional e que trata isso como um diferencial estratégico.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais