Buscar

1 Crimes contra a administração gabarito

Prévia do material em texto

Paulo deixou de lavrar o auto de prisão em flagrante, visando recebimento prometido de dinheiro por parte do autor do crime, como forma de agradecimento. Paulo praticou o crime de:
	
	
	a) prevaricação.
	b) concussão.
	c) corrupção ativa.
	d) corrupção passiva.
	
	
	Você deixou essa questão em branco. A resposta certa é a letra d. Dispõe o art. 317, CP: "Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem: Pena - reclusão, de 2 a 12 anos, e multa. § 1º - A pena é aumentada de um terço, se, em consequência da vantagem ou promessa, o funcionário retarda ou deixa de praticar qualquer ato de ofício ou o pratica infringindo dever funcional".
	2
	O superior hierárquico que, por indulgência, deixa de responsabilizar subordinado, que cometeu infração, no exercício do cargo, deverá responder pelo crime de:
	
	
	a) prevaricação.
	b) condescendência criminosa.
	c) corrupção passiva.
	d) peculato.
	
	
	Você deixou essa questão em branco. A resposta certa é a letra b. Condescendência criminosa: art. 320, CP: "Deixar o funcionário, por indulgência, de responsabilizar subordinado que cometeu infração no exercício do cargo ou, quando lhe falte competência, não levar o fato ao conhecimento da autoridade competente: Pena - detenção, de 15 (quinze) dias a 1 (um) mês, ou multa".
	3
	Para caracterizar o crime de emissão de título ao portador sem permissão legal, é necessário que o agente:
	
	
	a) emita o título, sem permissão legal, nota, bilhete, ficha, vale ou título que contenha promessa de pagamento em dinheiro ao portador ou a que falte indicação do nome da pessoa a quem deva ser pago.
	b) emita, sem permissão legal, apenas nota, bilhete, ficha e vale.
	c) emita, com permissão legal, apenas nota, bilhete, ficha e vale.
	d) emita, com permissão legal, nota, bilhete, ficha, vale ou título que contenha promessa de pagamento em dinheiro ao portador ou a que falte indicação do nome da pessoa a quem deva ser pago.
	
	
	Você deixou essa questão em branco. A resposta certa é a letra a. Dispõe o art. 292, CP: "Emitir, sem permissão legal, nota, bilhete, ficha, vale ou título que contenha promessa de pagamento em dinheiro ao portador ou a que falte indicação do nome da pessoa a quem deva ser pago: Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa".
	4
	Caio, funcionário de escola pública estadual, exige dos alunos um pagamento pelos serviços prestados. Caio comete o crime de:
	
	
	a) prevaricação.
	b) corrupção passiva.
	c) concussão.
	d) corrupção ativa.
	
	
	Você deixou essa questão em branco. A resposta certa é a letra c. Caio, funcionário público, exigiu, no exercício da função, vantagem indevida, portanto, praticou o crime de concussão.
	5
	Assinale a alternativa CORRETA.
	
	
	a) No crime de concussão, o sujeito solicita ou recebe, em razão da função, vantagem indevida.
	b) No crime de concussão, o sujeito recebe vantagem indevida.
	c) No crime de concussão, o agente exige, para si ou para outrem, em razão de sua função, vantagem indevida.
	d) Nenhuma das alternativas está correta.
	
	
	Você deixou essa questão em branco. A resposta certa é a letra c. Concussão: Art. 316, CP: "Exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida: Pena - reclusão, de 2 (dois) a 8 (oito) anos, e multa".
	6
	A inserção de declaração falsa, em documento público ou particular, criando uma obrigação, é crime de:
	
	
	a) falsificação de documento particular.
	b) falsidade ideológica.
	c) falsificação de documento público.
	d) falso testemunho.
	
	
	Você deixou essa questão em branco. A resposta certa é a letra b. Falsidade ideológica: Art. 299, CP: "Omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante: Pena - reclusão, de 1 (um) a 5 (cinco) anos, e multa, se o documento é público, e reclusão de 1 (um) a 3 (três) anos, e multa, se o documento é particular".
	7
	O agente que falsifica e faz uso do documento falsificado responde:
	
	
	a) pelo crime único, isto é, ou seja, não responderá, em concurso, pelo crime de falso e uso de documento falsificado.
	b) pelos crimes de falsificação e de uso, em concurso formal.
	c) pelos crimes de falsificação e de uso, em concurso material.
	d) pelo crime de falsidade qualificada.
	
	
	Você deixou essa questão em branco. A resposta certa é a letra a. Praticando o mesmo agente a falsidade e o uso do documento falso, deve responder por crime único, ou seja, não responderá, em concurso, pelo crime de falso e uso de documento falsificado. No entanto, parte da jurisprudência inclina-se para a punição pelo crime-fim (uso), outra prefere a condenação pelo crime de falsidade documental. 
	8
	Pedro, funcionário público, deixou de cumprir ato de ofício em razão de interesse pessoal. Pedro praticou o crime de:
	
	
	a) concussão.
	b) prevaricação.
	c) peculato.
	d) condescendência criminosa.
	
	
	Você deixou essa questão em branco. A resposta certa é a letra b. Prevaricação: Art. 319, CP: "Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal: Pena - detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, e multa".
	9
	José, funcionário público, em razão de sua função, exigiu vantagem indevida a João. No entanto, quando foi receber o dinheiro das mãos de João, José foi surpreendido pela polícia e, portanto, deixou de obter a vantagem. José:
	
	
	a) não responde por delito algum.
	b) responde pelo crime de concussão na forma tentada.
	c) responde pelo crime de concussão na forma consumada.
	d) responde pelo crime de extorsão.
	
	
	Você deixou essa questão em branco. A resposta certa é a letra c. O crime de concussão é delito formal, portanto não exige o resultado para sua consumação. A infração penal em tela consuma-se com a exigência da vantagem indevida pelo funcionário público, sendo que a efetiva obtenção da vantagem é mero exaurimento.
	10
	"A", fazendo-se passar por delegado de polícia, prende um cidadão, causando relevantes danos morais. "A" cometeu:
	
	
	a) crime de abuso de poder.
	b) crime de falsa identidade.
	c) contravenção de exercício ilegal da profissão.
	d) crime de advocacia administrativa.
	
	
	Você deixou essa questão em branco. A resposta certa é a letra b. Falsa identidade: Art. 307, CP: "Atribuir-se ou atribuir a terceiro falsa identidade para obter vantagem, em proveito próprio ou alheio, ou para causar dano a outrem: Pena - detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa, se o fato não constitui elemento de crime mais grave".
	11
	Assinale o delito que admite a modalidade culposa:
	
	
	a) concussão.
	b) corrupção passiva.
	c) peculato.
	d) excesso de exação.
	
	
	Você deixou essa questão em branco. A resposta certa é a letra c. Apenas o Peculato admite a modalidade culposa, tendo em vista que os demais exigem o dolo para sua configuração. (Peculato culposo: art. 312, § 2º, CP: "Se o funcionário concorre culposamente para o crime de outrem: Pena - detenção, de três meses a um ano").
	12
	"A", funcionário público, patrocinou, indiretamente, o interesse de um particular perante a Administração Pública. "A" praticou:
	
	
	a) crime de prevaricação.
	b) crime de concussão.
	c) crime de peculato.
	d) crime de advocacia administrativa.
	
	
	Você deixou essa questãoem branco. A resposta certa é a letra d. Advocacia administrativa: Art. 321, CP: "Patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administração pública, valendo-se da qualidade de funcionário: Pena - detenção, de 1 (um) a 3 (três) meses, ou multa".
	13
	Caio, funcionário público, apropriou um bem móvel, particular, de que tem a posse em razão de seu cargo, para proveito alheio. Caio praticou o crime de:
	
	
	a) prevaricação.
	b) peculato.
	c) apropriação indébita.
	d) furto.
	
	
	Você deixou essa questão em branco. A resposta certa é a letra b. Peculato: Art. 312, CP: "Apropriar-se o funcionário público de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio: Pena - reclusão, de dois a doze anos, e multa".
	14
	A adulteração do número de chassi de veículo automotor constitui:
	
	
	a) contravenção penal.
	b) crime de falsidade ideológica.
	c) crime de adulteração de sinal identificador de veículo automotor.
	d) crime de falsificação de sinal identificador de veículo automotor.
	
	
	Você deixou essa questão em branco. A resposta certa é a letra c. Adulteração de sinal identificador de veículo automotor: Art. 311, CP: "Adulterar ou remarcar número de chassi ou qualquer sinal identificador de veículo automotor, de seu componente ou equipamento: Pena - reclusão, de três a seis anos, e multa". 
	15
	Funcionário público apropriou-se de determinada quantia em dinheiro de propriedade da Receita Federal, da qual tinha a posse em razão do cargo de chefia na repartição, em proveito próprio. O funcionário responde por:
	
	
	a) furto simples.
	b) peculato.
	c) apropriação indébita.
	d) furto qualificado.
	
	
	Você deixou essa questão em branco. A resposta certa é a letra b. Dispõe o art. 312 do CP: "Apropriar-se o funcionário público de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio".
	16
	Analise as afirmações abaixo e escolha a alternativa CORRETA.
I - A falsa identidade pode se caracterizar pela atribuição de falsa identidade a terceiro para obter vantagem, em proveito próprio ou alheio.
II - Se estrangeiro utiliza, para entrar ou permanecer no território nacional, nome que não é o seu, pratica uma contravenção penal.
III - Destruir, suprimir ou ocultar, em benefício próprio ou de outrem, ou em prejuízo alheio, documento público ou particular verdadeiro, de que não podia dispor, caracteriza o crime de supressão de documento.
	
	
	a) As afirmações I e II estão corretas.
	b) As afirmações I e III estão corretas.
	c) As afirmações II e III estão corretas.
	d) Todas as afirmações estão corretas.
	
	
	Você deixou essa questão em branco. A resposta certa é a letra b. Se estrangeiro utiliza, para entrar ou permanecer no território nacional, nome que não é o seu, pratica o crime descrito no art. 309 do CP.
	17
	O funcionário público que falsifica, prevalecendo-se de seu cargo, selo público destinado a autenticar atos oficiais da União, responde pelo:
	
	
	a) crime de falsificação de selo ou sinal público.
	b) crime de falsificação de selo ou sinal público com a pena aumentada de um terço.
	c) crime de falsificação de selo ou sinal público com a pena aumentada da sexta parte.
	d) crime de falsificação de selo ou sinal público com diminuição de metade da pena.
	
	
	Você deixou essa questão em branco. A resposta certa é a letra c. Dispõe o art. 296 do CP: "Falsificar, fabricando-os ou alterando-os:
I - selo público destinado a autenticar atos oficiais da União, de Estado ou de Município;
(...)
§2º. Se o agente é funcionário público, e comete o crime prevalecendo-se do cargo, aumenta-se a pena de sexta parte".
	18
	A pessoa que possui maquinário destinado à fabricação de moeda:
	
	
	a) não responde por nenhum crime, se não utilizar a máquina.
	b) não responde por nenhum crime, pois a infração é a falsificação em si.
	c) responde pelo crime de falsidade ideológica.
	d) responde pelo crime de petrecho para a falsificação de moeda.
	
	
	Você deixou essa questão em branco. A resposta certa é a letra d. Petrechos para falsificação de moeda: Art. 291, CP: "Fabricar, adquirir, fornecer, a título oneroso ou gratuito, possuir ou guardar maquinismo, aparelho, instrumento ou qualquer objeto especialmente destinado à falsificação de moeda: Pena - reclusão, de 2 (dois) a 6 (seis) anos, e multa".
	19
	Aquele que importa moeda falsa:
	
	
	a) responde pelo crime de tráfico de documento falso.
	b) responde pelo crime de moeda falsa.
	c) não responde por nenhum crime, se a moeda não chegou a ser usada.
	d) responde por tentativa de crime de tráfico de documento falso, se a moeda não chegou a ser usada.
	
	
	Você deixou essa questão em branco. A resposta certa é a letra b. Moeda Falsa: Art. 289, CP: "Falsificar, fabricando-a ou alterando-a, moeda metálica ou papel-moeda de curso legal no país ou no estrangeiro: Pena - reclusão, de três a doze anos, e multa. § 1º: Nas mesmas penas incorre quem, por conta própria ou alheia, importa ou exporta, adquire, vende, troca, cede, empresta, guarda ou introduz na circulação moeda falsa".
	20
	Analise as afirmações abaixo e escolha a resposta CORRETA.
I - Se o médico, no exercício da sua profissão, dá atestado falso, comete crime previsto no Código Penal.
II - Aquele que se figura como proprietário de ação pertencente a estrangeiro, nos casos em que a este é vedada por lei a propriedade tais bens, incorre no crime de contrabando.
III - Inserir, o funcionário autorizado, inserção de dados falsos nos bancos de dados da Administração Pública com o fim de obter vantagem indevida para si ou para outrem ou para causar dano pratica o crime de Inserção de dados falsos em sistema de informações.
	
	
	a) As afirmações I e II estão corretas.
	b) As afirmações I e III estão corretas.
	c) As afirmações II e III estão corretas.
	d) Todas as afirmações estão corretas.
	
	
	Você deixou essa questão em branco. A resposta certa é a letra b. A afirmativa II está incorreta, pois aquele que se figura como proprietário de ação pertencente a estrangeiro, nos casos em que a este é vedada por lei a propriedade tais bens, incorre no crime previsto no art. 310, do CP: "Prestar-se a figurar como proprietário ou possuidor de ação, título ou valor pertencente a estrangeiro, nos casos em que a este é vedada por lei a propriedade ou a posse de tais bens: Pena - detenção, de seis meses a três anos, e multa", não no crime de contrabando.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes