Buscar

Agrostologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Agrostologia
Partes fundamentais da planta superior:
-raiz: absorção de H2O e nutrientes, fixação da planta. Tipos: aquáticas(vitória regia), adventícias(milho e cana de açúcar), subterrâneas e aéreas(cipó e orquídea).
-caule: sustentação, frutos, folhas, flores, faz a condução da seiva. Tipos: subterrâneos (rizoma, bulbo e tubérculo), aéreos (ereto, volumosos e rastejantes).
-folha: realiza a fotossíntese e respiração da planta, composta de: limbo, pecíolo, bainha, estípula e lígula.Suas modificações podem ser: espinhos [proteção], gavinhas [sustentação], brácteas [atração].Tipos: áreas, aquáticas (flutuantes e submersas, vitória região) e subterrâneas.(cebola,
alho).
-flor: verticulos de proteção e verticulos de reprodução.Características dorsiventrais: células justapostas. É na epiderme superior que caracterizamos o parênquima paliçadico [fotossintético] e o parênquima lacunoso.Componentes: cálice-formado por sépalas e verticulos de proteção, corola-formado por pétalas atrai os agentes polinizadores; androceu-conjunto de estames responsável pela produção de células reprodutoras masculinas; gineceu-formado pela fusão de folhas modificadas [carpelos] subdividida em 3 partes: estilete, estigma e ovário.
-frutos: produto da fecundação do óvulo, sua função é a propagação da espécie, semente e proteção da semente. Tipos de fruto: carnosos(desenvolvem pericarpo) e secos(não desenvolvem pericarpo).
-semente: fará a propagação da espécie.
Filo:
Fanerógamas: plantas que apresentam flores
Criptogramas: plantas que não apresentam flores, não dão frutos, a reprodução delas é por esporos. 
Tipos de Criptógamas:
-pteridófitas: samambaias
-briófitas: musgo, e talófitas (algas e fungos)
Subfilo:
Angiospermas – produzem frutos
Gimnospermas - não produzem frutos
Classe:
-Monocotiledôneas: possuem um cotiledôneo, raízes fasciculadas, caules não ramificados, nervuras paralelas, bainha, peças florais e seus frutos sempre em nº de três ou seis.
- Dicotiledôneas: possui dois cotiledôneos. Raízes ramificadas, caules ramificado, nervuras ramificadas, pecíolo, peças florais e frutos em múltiplos de dois ou cinco.
*Coifa: tecido que faz a proteção da zona lisa, encontrada na raiz.
- raiz zona de crescimento: é a zona lisa, zona de crescimento longitudinal, o tecido é meristemático não diferenciado.
*Estolão: são caules que crescem paralelamente ao solo. Caule aéreo rastejante.
*Rizoma: são caules totalmente mergulhados no solo. Caule subterrâneo.
-Monóicas: possui os dois sexos na mesma planta.
-Dióicas: possui os sexos em plantas diferentes.
- Monoclínea: os dois sexos na mesma flor.
- Diclínea: sexos em flores diferentes, mas na mesma flor.
*Fecundação cruzada: cruzamento da variabilidade genética. É preferível, pois o cruzamento de diferentes plantas há possibilidade de haver diferente combinações, diminuindo a probabilidade de extinção da planta.
-Bagas: frutos com muitas sementes ex: laranja
-Drupas: uma só semente ex: manga.
*Indeiscente: o fruto precisa ser comido ou absorvido para liberar semente, ele não se abre sozinho para liberar semente.
*Deiscente: ele precisa se abrir sozinho para liberar a semente.
-Xilema: vasos lenhosos, células mortas e lignificadas. É seiva bruta [água e sais minerais]
-Floema: vasos liberianos, células vivas. É seiva elaborada [matéria orgânica sintetizada pelo processo da fotossíntese]
-Colênquima: tecido formado por fibras curtas, células vivas.
-Esclerênquima: tecido formado por fibras longas, células mortas.
*Inclusões: são formações de oxalato de cálcio ou carbonato de cálcio.Que são encontrados nos vacúolos.Ex: ráfides, drusa e cistólito.
-Célula vegetal [estruturas]: membrana plasmática(lipoprotéica), membrana celulósica(celulose, cutícula, parede rigida fibrosa e permeável) cromoplastos(cloroplastos-> verde/ xantoplastos-> vermelho e cianoplastos-> algas),plastos (corpúsculos membranosos ricos em substancias e pigmentos de reserva) vacúolo(nucleo voltado à periferia da célula, rico em sulco digestivo) e localização do núcleo. 
*Parênquima clorofilado: são assimiladores, associados à fotossíntese.
*Parênquima aclorofilado: são de reserva, não fazem fotossíntese.
Modificação da parede celulósica:
-Cutícula: tecido de revestimento é um deposito de cutina, situado na membrana celulósica.
-Súber: acumulo de suberina, forma de cortiça, tecido suberoso, localizado na epiderme.
- Geleificação: modificação para a formação de frutos.
Estimativa do valor nutritivo, plantas forrageiras: suplementação das dietas a base de volumosos; melhoramentos qualitativos das forrageiras; atributos determinantes [transformação de plantas em nutrientes e proteínas para o animal aproveitar] proporção de tecidos [diferenças na digestibilidade], tecidos vegetais [estrutura física e composição química] e metabolismo fotossintético.
*Matéria seca: é a parte sólida da planta [proteína bruta, lipídeos, minerais, vitaminas, CHO] não existindo a parte liquida.
-Planta C3: são gramíneas, as paredes celulares é de 30 a 80% de matéria seca. São de clima temperado.
-Planta C4: são gramíneas de clima tropical, é mais produtiva que a C3, elevada concentração de proteínas e amido, bainha de células, realiza alta intensidade de fotossíntese. Possui em sua anatomia um arranjo tipo KRANZ [bainhas em volta dos feixes vasculares, bastante desenvolvidos, com grande quantidade de células na bainha, sendo cinco vezes maior do que a C3].
*Funções das forragens: é a fibra física, maior concentração, sendo parte volumosa do alimento. As forragens contribuem com os nutrientes da dieta é um suplemento em maior quantidade. O que as forragens não fornecerem em nutriente temos que balancear com ração em menor quantidade.
- Carboidratos: são existentes entre 50 a 80% na matéria seca das forrageiras e cereais, dependendo de características especificas nutritiva [açucares e físico/químico]. Os carboidratos são divididos em 2 categorias: Estruturais {ligados ao tecido e sustentação, estão ligados a matriz da parede celular-pectina, [hemecelulose e celulose]; Não estruturais: [carboidratos simples no conteúdo celular-glicose e frutose] {carboidratos de reserva: amido, sacarose e frutosanas} não estão ligados ao tecido de revestimento e nem a sustentação da planta}.
*Digestibilidade: é a taxa com que o alimento é digerido. Um alimento não digestível tem cinco de digestibilidade. Através dela da para avaliar o valor nutricional da planta.
Arranjo / Anatomia tipo KRANZ – disposição radial dos feixes vasculares na célula.
- Inflorescência: parte reprodutiva da planta, as gramíneas não produzem a flor isolada e sim em conjunto, chamada de inflorescência. Simples: as flores se inserem num único eixo, em forma de cacho [semente se insere nas ráquis através de um pedúnculo], espiga {sementes se inserem diretamente nos ráquis} e espádice. Composta: as flores se inserem em diferentes eixos: chamados ráquis, em forma de panículas [cacho do cacho]
Festuca X Azevém
Igualdades: clima temperado, propagação por sementes, consorciação com trevos, touceiras, época de plantio[março e abril], crescimento rápido, 
Diferenças:
	 
	FESTUCA
	AZEVÉM
	crescimento
	perene
	anual
	solos
	diversos
	Argilosos e férteis
	Uso e manejo
	Pastejo e fenação
	Pasto e fenação
	inflorescência
	fanícula
	espiga
	Limitação de uso
	presente
	ausente
	Valor nutritivo
	menor
	maior
Avena Strigora [aveia preta]: crescimento: aspitoso e entouceirado, solos:suporta pouca fertilidade, propagação por sementes de março a abril, uso e manejo: forrageira de inverno, pastejo, feno de excelente qualidade, bom valor nutritivo, consorciação: ervilhaca e trevo branco, clima temperado, hibernal e anual, inflorescência: fanícula
Avena Sativa: {aveia branca}: crescimento: aspitoso e entouceirado solos: suporta pouca fertilidade, propagação por sementes de março a abril, uso e manejo:forrageira de inverno, pastejo, feno de excelente qualidade, bom valor nutritivo, consorciação: azevém, girassol. Clima temperado.
Cynodom dactylon [grama seda, capim bermuda] crescimento: porte baixo, forma gramados fechados com estolões, perfilha abundante de rizomas e estolhos. Solos: fertilidade media, arenosa e argilosa. Propagação: via vegetativa. Uso e manejo: fenação. Consorciação: leucena.Clima quente e úmido tem resistência a geada e a seca.
Cynodom plectostachys [estrela africana] crescimento: perene, estival, ereto de colmos formando touceiras Solos: pobres, com pH baixo, mas responde a adubação. Propagação: via vegetativa, colmos e estolões. Uso e manejo: fenação. Consorciação: leucena.Clima quente e úmido tem resistência à geada e a seca
Cynodom neemfuensis [estrela de porto rico] crescimento: estoloníferos e rizomatosos Solos: exigente em fertilidade. Propagação: via vegetativa, colmos e estolões. Uso e manejo: fenação e pastejo direto. Consorciação: stylosanthes guiamenses.Clima tolerante a seca e pouco tolerante a geada.
Características gerais do gênero Cynodom: utilização para pastejo direto e fenação, formação de rizoma e estolão, muito utilizado para eqüinos, e não são apropriados para silagem. 
Brachiária decumbers - crescimento: perene, prostrada, emitindo raízes dos nós inferiores, rizomatosa. Solos: não é exigentes, argilosos, arenosos e terrenos drenados. Propagação: por sementes, mudas ou touceiras, reprodução apomítica. Uso e manejo: pastagem. Consorciação: [difícil] leucena.Clima tropical.

Outros materiais