Buscar

passei direto

Prévia do material em texto

Toda pesquisa requer que o pesquisador faça a revisão de literatura. Assinale a alternativa que apresenta qual é a finalidade da revisão de literatura.
	
	A
	Ela possibilita avaliar a inviabilidade do tema, do ponto de vista teórico. Por ela se pode efetuar um levantamento – dentro de uma linha histórica, desde o passado até a atualidade – do conhecimento já estabelecido e existente sobre o assunto/tema da pesquisa. O seu ponto falho é não fundamentar o estabelecimento de hipóteses por parte do pesquisador.
 
 
 
	
	B
	Ela possibilita avaliar a viabilidade do tema, do ponto de vista teórico. Por ela se pode efetuar um levantamento – dentro de uma linha histórica, desde o passado até a atualidade – do conhecimento já estabelecido e existente sobre o assunto/tema da pesquisa. Ela também fundamenta o estabelecimento de hipóteses por parte do pesquisador, e finalmente, fornece credibilidade à pesquisa (desde que sejam usadas fontes e bases de dados científicas).
	
	C
	Apesar de não possibilitar avaliar a viabilidade do tema, do ponto de vista teórico, ela fundamenta o estabelecimento de hipóteses por parte do pesquisador, e finalmente, fornece credibilidade à pesquisa (desde que sejam usadas fontes e bases de dados científicas).
	
	D
	Apesar de não possibilitar avaliar a viabilidade do tema, do ponto de vista teórico, por ela se pode efetuar um levantamento – dentro de uma linha histórica, desde o passado até a atualidade – do conhecimento já estabelecido e existente sobre o assunto/tema da pesquisa. Ela também fundamenta o estabelecimento de hipóteses por parte do pesquisador, e finalmente, fornece credibilidade à pesquisa (desde que sejam usadas fontes e bases de dados científicas).
A lista de referências de um trabalho acadêmico deve ser elaborada e apresentada de acordo com as recomendações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), constituindo-se em elemento pós-textual obrigatório. Considerando a utilização de uma definição encontrada no artigo “Ambiente de Trabalho: um estudo sobre as relações entre estilo de liderança, bem-estar no trabalho, motivação e desenvolvimento pessoal”, publicado no Caderno de Pesquisa da Revista Organização Sistêmica, v.3, n.2, 2013, de autoria de Priscila Pastor Cerqueira Martin e Viviane Maria Penteado Garbelini, no endereço eletrônico http://www.grupouninter.com.br/revistaorganizacaosistemica/index.php/cadernoorganizacaosistemica/article/view/266/115 e visualizado no dia 20 de outubro de 2014 às 10 horas e 30 minutos, assinale a alternativa que apresenta a forma correta de referenciar esse artigo.
	
	A
	GARBELINI, Viviane M. Penteado; MARTIN, Priscila P. Cerqueira. Caderno de Pesquisa Revista Organização Sistêmica, Curitiba, v.3, n.2, 2013. Ambiente de Trabalho: um estudo sobre as relações entre estilo de liderança, bem-estar no trabalho, motivação e desenvolvimento pessoal. Disponível em: http://www.grupouninter.com.br/ revistaorganizacaosistemica/index.php/cadernoorganizacaosistemica/article/view/266/115. Acesso em: 20/10/2014. 10h: 30 min.
 
 
	
	B
	GARBELINI, Viviane M. Penteado; MARTIN, Priscila P. Cerqueira. Caderno de Pesquisa Revista Organização Sistêmica, Curitiba, v.3, n.2, 2013. Disponível em: http://www.grupouninter.com.br/revistaorganizacaosistemica/index.php/cadernoorganizacaosistemica/article/view/266/115. Acesso em: 20/10/2014. 10h: 30 min. Ambiente de Trabalho: um estudo sobre as relações entre estilo de liderança, bem-estar no trabalho, motivação e desenvolvimento pessoal.
 
 
	
	C
	MARTIN, Priscila P. Cerqueira; GARBELINI, Viviane M. Penteado. Caderno de Pesquisa Revista Organização Sistêmica, Curitiba, v.3, n.2, 2013. Disponível em: http://www.grupouninter.com.br/revistaorganizacaosistemica/index.php/cadernoorganizacaosistemica/article/view/266/115. Acesso em: 20/10/2014. 10h: 30 min. Ambiente de Trabalho: um estudo sobre as relações entre estilo de liderança, bem-estar no trabalho, motivação e desenvolvimento pessoal.
 
 
	
	D
	MARTIN, Priscila P. Cerqueira; GARBELINI, Viviane M. Penteado. Ambiente de Trabalho: um estudo sobre as relações entre estilo de liderança, bem-estar no trabalho, motivação e desenvolvimento pessoal. Caderno de Pesquisa Revista Organização Sistêmica, Curitiba, v.3, n.2, 2013. Disponível em: http://www.grupouninter.com.br/revistaorganizacao sistemica/index.php/ cadernoorganizacaosistemica/article/view/266/115. Acesso em: 20/10/2014. 10h: 30 min.
Muito embora o pedágio faça parte do sistema tributário nacional, por estar inserido no artigo da CF/1988, citado anteriormente, não se encaixa em nenhuma figura tributária específica e, por isso, goza dessa particularidade. A classificação quadripartida, já tratada, tem como espécies tributárias: os impostos, as taxas, as contribuições e os empréstimos compulsórios, havendo divergência no que toca à contribuição de melhoria entre uma divisão e outra. Por outro lado, não é porque não se ajusta a nenhuma espécie tributária que não poderá ser classificado como tal.
 
De acordo com o contexto abordado, analise as afirmativas a seguir em relação ao pedágio e assinale a correta.
	
	A
	Não pode ser imposto, pois referida exigência tem como característica a vinculação de sua receita, o que efetivamente acontece com a cobrança do pedágio.
	
	B
	Não pode ser tipificado como taxa, visto que se trata de um serviço público decorrente do exercício do poder de polícia, que está mais para disciplinar a liberdade das pessoas.
	
	C
	Não se trata de contribuição porque não tem feições de contribuição de intervenção no domínio econômico, seguridade social de categorias sociais e profissionais pelas finalidades inerentes a que foram criadas.
	
	D
	Não pode ser empréstimo compulsório porque os motivos de sua instituição são aqueles preconizados no art. 148 da Carta Republicana.
Considere as seguintes contribuições:
 
FUNTEL – Fundo para Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações
Contribuição ao SEBRAE
Contribuição ao INCRA
 
Assinale a alternativa que classifica corretamente as contribuições apresentadas.
	
	A
	Contribuições de interesse das categorias profissionais ou econômicas
	
	B
	Contribuições de intervenção no domínio econômico
	
	C
	Contribuições de melhoria
	
	D
	Contribuições sociais de seguridade social
Nas palavras de José Eduardo Soares de Melo (2006, p. 146), “as classificações têm, também, peculiar implicação no que concerne aos princípios norteadores das figuras tributárias (capacidade contributiva para os impostos; remunerabilidade para as taxas; e proporcionalidade para as contribuições de melhoria)”. Baseando-se no capítulo 4 do livro-base da disciplina, o qual discorre sobre classificação dos tributos e sobre a classificação de acordo com a Constituição Federal de 1988, assinale a alternativa que apresenta comentários corretos sobre a classificação tributária.
	
	A
	A classificação tributária, tomando como apoio a Carta Magna, não pode consistir na simples leitura do específico preceito do texto constitucional, impondo-se ao agente classificador o conhecimento amplo das espécies tributárias, segundo suas notas características, mediante harmônica e adequada sistematização.
	
	B
	A classificação tributária, tomando como apoio a Carta Magna, deve consistir na simples leitura do específico preceito do texto constitucional, impondo-se ao agente classificador o conhecimento amplo das espécies tributárias, segundo suas notas características, mediante harmônica e adequada sistematização.
	
	C
	A classificação tributária, tomando como apoio a Carta Magna, não pode consistir na simples leitura do específico preceito do texto constitucional, impondo-se ao agente classificador o conhecimento amplo das espécies tributárias, segundo suas notas características, mediante não harmônica e inadequada sistematização.
	
	D
	A classificação tributária, tomando como apoio a Carta Magna, não pode consistir na simples leitura do específico preceitodo texto constitucional, deixando a critério do agente classificador o conhecimento amplo das espécies tributárias, segundo suas notas características, mediante harmônica e adequada sistematização.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes