Buscar

HERMENEUTICA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

“A Hermenêutica Jurídica tem por objeto o estudo e a sistematização dos processos aplicáveis para determinar o sentido e o alcance das expressões do Direito”. 
A interpretação 
Métodos 
Elementos recorrentes para proceder na interpretação.
Método Literal, Gramatical ou Filológico 46
Esse método busca o sentido literal do texto normativo, apurando a significação exata das palavras, desvendado pelo intérprete que busca verificar o sentido dos vocábulos nos termos da redação, atendendo a pontuação, origem etimológica, agindo como um verdadeiro gramático, etimólogo ou semântico, que usa certos padrões acadêmicos e culturais. 
O método literal, gramatical ou filológico vem com alguns pressupostos: 
As palavras devem ser vistas como partes integrantes de um mesmo texto.
Havendo incompatibilidade do sentido gramatical e no sentido lógico, prioriza o sentido lógico. 
Essa interpretação diz respeito ao primeiro momento do processo e a integração da norma ao caso concreto.
Se o legislador aplicar a palavra no sentido comum e não no técnico , deve ser aplicado o técnico para adaptá-lo á realidade socail.
Método Lógico ou Racional 47
Esse método estuda o sentido da norma, buscando aperfeiçoar uma escrita legislativa lógica para a sua interpretação. Compreendendo as necessidades de analisar coerentemente os liames lógicos, utilizando assim o Ubi eadem ratio, ibi eadem legis dispositivo (onde está o radical, ali está a correta disposição legislativa). 
Método Sistemático ou Orgânico 49
Esse método é de extrema pertinência e importância, pois diz que jamais uma norma pode ser isolada, sempre tem que buscar compatibilidade num todo estrutural, estabelecendo uma relação com o sistema legal e com os demais, havendo reciprocidade. Essa interpretação diz que não devemos ler a segunda alínea de um artigo sem antes ler a primeira e que não devemos ler apenas um artigo, para não termos resultados falsos. 
Método Histórico ou Histórico- Evolutivo 50
Esse método busca analisar os seus antecedentes históricos, através dos parâmetros interpretativos, considerando o desenvolvimento da sociedade em adquirir novas significações. O método Histórico ou Histórico- Evolutivo busca alertar o Princípio da Legalidade com as transformações sócias. 
Método Teológico 51 
Esse método busca a finalidade para qual a norma foi criada, destinando a obtenção do bem comum, respeitando os valores sócias a quem foi destinada a norma. 
Método Sociológico 52 
Esse método vai ao encontro do sentido social da lei, trazendo ás realidades e necessidades sócias, havendo uma ligação com os fenômenos jurídicos e com os fenômenos sócias. 
Efeitos 
Interpretação Declarativa 54 
Chamada também de Demonstrativa que expressa seus pensamentos na lei, estando em sintonia com a mens legis ou vontade de lei. Ocorre quando o sentido literal linguístico da lei cobre o que ele pretende exprimir, fazendo com que o fato jurídico se enquadre perfeitamente no tipo normativo. Esse método parte do pressuposto de que o normal é que o legislador saiba expressar adequadamente e congrudentemente. 
Interpretação Extensiva 55 
Utiliza-se Minus scripsit quam voluit ( que o legislador escreveu menos do que queria dizer), devendo o intérprete verificar, ampliar qual o sentido e quais os reais limites da norma, utilizando o método teológico. Essa interpretação conferi á norma a ampla ação dos termos abrangendo certos fatos-tipos que nela são previstos, que ultrapassem os limites da lei, abrangendo certas restrições, não podendo ser utilizada em se tratando de leis penais e tributárias. 
Interpretação Restritiva 56
O intérprete atribui á norma sob análise e recusa a incidência do texto legal. Essa interpretação ocorre quando a fórmula interpretativa reduz a legal pelo fato desta afirmar mais do que realmente se pretendia dizer através dela. Sempre que a interpretação Declarativa não alcançar os objetivos da norma e resultar no prejuízo dos seus interesses, deve-se fazer o uso da interpretação Restritiva.
 
Interpretação Modificada 57
Incide sore os alicerces da norma, sobre a alma, alterando seu núcleo primordial, seu fato é alheio ao conteúdo normativo e é muito rara de se verificar.
Interpretação Corretiva 58
É o resultado da interpretação sistemática, ocorre quando duas normas estiverem em antinomia no ordenamento jurídico, a fim de evitar a exclusão de uma e aplicação de outra pela autoridade. 
Interpretação Ab-Rogante 59
Ab-rogar quer dizer anular, ação de revogar. Esse método procura atribuir um sentido útil, afastando o recurso de desaproveitamento da fonte.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais