Buscar

Barroco no Brasil

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Que falta nesta cidade?.....................Verdade
Que mais por sua desonra?...............Honra
Falta mais que se lhe ponha?............Vergonha.
O demo a viver se exponha,
Por mais que a fama a exalta, 
Numa cidade onde falta,
Verdade, Honra, Vergonha.
Quem pôs neste socrócio?................Negócio
Quem causa tal perdição?................Ambição
E o maior desta loucura?..................Usura.
Notável desventura
De um povo néscio e sandeu
Que não sabe que o perdeu
Negócio, Ambição, Usura
(trecho de Obra poética de Gregório de Matos (poeta barroco)
Gregório de Matos Guerra – (1633-1696)
*
Chamado de Barroco tardio
O estilo barroco chega ao Brasil pelas mãos dos colonizadores, sobretudo portugueses, leigos e religiosos;
Desenvolvimento pleno se dá no século XVIII;
Cem anos depois de ter acontecido na Europa;
O movimento atinge seu auge artístico a partir de 1760, principalmente com a variação rococó do barroco mineiro;
É na arquitetura e na escultura religiosa que o Barroco atinge seu auge;
A arquitetura Barroca apresenta diferenças regionais;
Um dos elementos característico das Igrejas Barrocas são as talhas;
O estilo barroco aparece nas fazendas, sítios, engenhos, prédios públicos;
*
*
Museu da Inconfidência – Ouro Preto - MG
*
Barroco Brasileiro
Barroco Europeu
*
Europeu
Brasileiro
*
Caravaggio
Mestre Ataíde
*
Europa
Brasil
*
Antonio Francisco Lisboa –
29 de agosto 1730- 18 de novembro de 1814
WWW.aleijadinho.com
*
Sua obra compreende em imagens de madeira e pedra-sabão a construções de igrejas;
Aprendeu observando os pintores, escultores, arquitetos e também o seu pai que era mestre-de-obras;
Principais obras em Ouro Preto: · Igreja de São Francisco de Assis (risco geral, risco e esculturas da portada, risco da tribuna do altar-mor e dos altares laterais, esculturas dos púlpitos, do barrete, do retábulo e da capela-mor); · Igreja de Nossa Senhora do Carmo (modificações no frontispício e projeto original, esculturas da sobreporta e do lavatório da sacristia, da tarja do arco-cruzeiro, altares laterais de são João Batista e de Nossa Senhora da Piedade); · Igreja das Mercês e Perdões ou Mercês de Baixo (risco da capela-mor, imagens de roca de são Pedro Nolasco e são Raimundo Nonato);  · Igreja São Francisco de Paula (imagem do padroeiro); · Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias (quatro suportes de essa); · Igreja de São José (risco da capela-mor, da torre e do retábulo);  · Igreja de Nosso Senhor Bom Jesus de Matosinhos ou de São Miguel e Almas (estátua de são Miguel Arcanjo e demais esculturas no frontispício); · Igreja de Nossa Senhora do Rosário (imagem de santa Helena); e as imagens de são Jorge, de Nossa Senhora, de Cristo na coluna e quatro figuras de presépio hoje no Museu da Inconfidência. Em Congonhas: · Igreja matriz (risco e escultura da sobreporta, risco do coro, imagem de são Joaquim). Em Mariana: · chafariz da Samaritana. Em Sabará: · Igreja de Nossa Senhora do Carmo (risco do frontispício, ornatos da porta e da empena, dois púlpitos, dois atlantes do coro, imagens de São Simão Stock e de são João da Cruz). Em São João del-Rei: · Igreja de São Francisco de Assis (risco geral, esculturas da portada, risco do retábulo da capela-mor, altares colaterais, imagens de são João Evangelista);  · Igreja de Nossa Senhora do Carmo (risco original frontispício e execução da maioria das esculturas da portada). Em Tiradentes:  · Matriz de Santo Antônio (risco do frontispício).
*
O Santuário do Bom Jesus do Matosinhos é constituído por uma igreja em cujo adro estão as esculturas em pedra sabão de 12 profetas: Isaias, Jeremias, Baruque, Ezequiel, Daniel, Oséias, Jonas, Joel, Abdias, Adacuque, Amós e Naum. Cada um desses personagens está numa posição diferente e executa gestos que se coordenam. Com isso, Aleijadinho conseguiu um resultado muito interessante, pois torna muito foret para o obervador a sugestão de que as figuras de pedra estão se movimentando. 
Na ladeira que dá de frente para a igreja, compondo o conjunto arquitetônico do Santurário, foram construídas 6 capelas - 3 de cada lado - chamadas de Os Passos da Paixão de Cristo. Em cada uma delas um conjunto de esculturas - estátuas em tamanho natural - narram o momento da paixão de Cristo. 
www.historiadarte.com.br
*
*
*
*
*
*
*
Manuel da Costa Ataíde – 1762-1830)
Foi um pintor, dourador, entalhador e professor.
Foi um importante artista do barroco e teve uma grande influência sobre os pintores da sua região, através de numerosos alunos e seguidores, os quais, até à metade do século XIX, continuaram a fazer uso de seu método de composição, particularmente em trabalhos de perspectiva no teto de igrejas.
Documentos da época fazem freqüentemente referências a ele como professor de pintura. Em 1818, Ataíde tentou, sem sucesso, obter permissão oficial para fundar uma escola de arte em Mariana, sua cidade natal.
No inventário de suas posses relacionam-se manuais técnicos e tratados teóricos como o de Andrea Pozzo - Perspectivae Pictorum Architectorum -, nos quais deve ter estudado a sua arte.
Foi contemporâneo e parceiro de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. No período de 1781 a 1818, encarnou e dourou as imagens de Aleijadinho para o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas do Campo.
Pinturas na Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Assis, em Ouro Preto, realizadas entre 1801 e 1812, sendo a "Glorificação da Virgem", pintada sobre madeira no teto da nave principal, o seu trabalho mais conhecido; 
Pinturas do forro da capela-mor da Igreja Matriz de Santo Antônio, na cidade de Santa Bárbara, realizadas em 1806; 
Painel A Última Ceia, executado em 1828; 
Pintura do forro da capela-mor da Igreja Matriz de Santo Antônio, na cidade de Itaverava, realizada em 1811; 
Pintura da Capela de Nossa Senhora da Glória por volta de 1742, localizada na comunidade da Ressaca, pertencente a Carandaí, Minas Gerais. 
Pintura do forro da capela-mor da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Mariana, realizada em 1823. 
WWW.wikipédia
*
*
Oratórios
*
Oratório de conchas
Oratórios Bala
*
Azulejaria portuguesa:
Azulejo: nome de origem árabe Al Zulaj: pedra polida, é comum, no entanto, relacionar-se o termo com a palavra azul (termo persa لاژورد: lazhward, lápes lazuli) dado grande parte da produção portuguesa de azulejo se caracterizar pelo emprego maioritário desta cor
Influência na arquitetura barroca brasileira;
Utilizado para revestir paredes, feitos a mão, na sua maioria, era uma cena única;
Geometria nos desenhos
*
A fauna, a flora e os desenhos geométricos também eram inseridos
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais