Buscar

Apol 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5
No campo tributário encontram-se na Constituição da República alguns princípios implícitos ou explícitos, que dão um adequado alicerce, mostrando-se como verdadeiro núcleo interpretativo para o estudo e percepção de todo o sistema tributário nacional. De acordo com a legislação tributária, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
( ) Nem mesmo o poder no Estado é absoluto, e qualquer que seja ele.
( ) Para a doutrina, as situações que caracterizam não observância dos limites fixados enseja a inexistência da respectiva competência.
( ) Na esfera tributária as limitações ao poder de tributar estão contidas no conjunto de normas, quer sejam, princípios ou regras que determinam as condutas a serem adotadas
( ) Por aqueles entes políticos dotados de competência tributária plena. O entendimento do princípio da legalidade tributária vai mais além do que a possibilidade de que nenhum tributo pode ser instituído ou majorado sem que seja através de lei. V- V- V - V
Questão 2/5
O conhecimento dos conceitos da contabilidade societária é determinante para a correta compreensão e aplicação dos fundamentos da contabilidade tributária, podemos afirmar que a Contabilidade: Apenas a proposição I está correta.
I) É a ciência que capta, registra, resume, analisa e interpreta todos os fatos ocorridos em um determinado período que afetem o patrimônio e o desempenho (resultado) de uma entidade.
II) É o registro de alguns fatos ocorridos em um determinado período que não afetem o patrimônio e o desempenho (resultado) de uma entidade.
III) É a captação de fatos ocorridos em um período de um ano e que não afetam o desempenho (resultado) de uma entidade.
Questão 3/5
A Lei das Sociedades por Ações n. 6.404/1976 em seu art. 176 diz que ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras: I – II e III estão corretas.
I)Balanço Patrimonial; demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados.
II) Demonstração dos Fluxos de Caixa; e se companhia aberta, demonstração do valor adicionado.
III) Demonstração do resultado do exercício.
IV) Relatório do valor apropriado.
 Questão 4/5
Por atividade administrativa vinculada e obrigatória, entendemos a atividade de lançamento, sob pena de responsabilidade funcional, quem assim não agir, conforme estabelece o parágrafo único do artigo 142, do CTN. Das opções abaixo é correto afirmar que a modalidade de lançamento direto ou de oficio é?
 Quando é feito por iniciativa da autoridade administrativa, independentemente de qualquer colaboração do sujeito passivo.
Questão 5/5
A Lei 5.172/66 - CTN define em seu artigo 3º que tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada. Julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
 ( ) Tributo é toda prestação: o objeto da obrigação tributária principal é pagar, temos, por conseguinte, que a prestação, ou ato de prestar, significa o pagamento;
( ) Pecuniária: sabemos que pecúnia é sinônimo de dinheiro. Podemos entender até aqui que como regra esse pagamento deve ser feito em dinheiro;
( ) Em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir: ato compulsório é ato obrigatório. Então somos obrigados a pagar, não nos sendo facultada tal atitude, não podendo o sujeito passivo escolher pagar ou não, sendo a obrigatoriedade marca indelével do tributo;
( ) Compulsória: novamente como regra o tributo deve ser pago em dinheiro, ou seja, em moeda corrente no país, mas o próprio CTN, possibilita ao sujeito passivo outras formas de pagamento. V, V, F, F

Outros materiais