Buscar

APOL3DIMENSÃOMETODOLOGICAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social: Dimensão Metodológica
De acordo com os conteúdos estudados na Aula 3 “Movimento de Reconceituação do Serviço Social”, a organização da metodologia no Documento de Araxá segue a partir da classificação das funções desenvolvidas pelo Serviço Social. Estas foram subdivididas em dois níveis de atuação: microatuação e macroatuação. A luz do Documento de Araxá analise as assertivas abaixo:
I - Microatuação: ações de caráter administrativo e prestação de serviços diretos (característica operacional)
II - Microatuação: ações de caráter local na prestação de serviços diretos (característica essencial)
III - Macroatuação: ações voltadas à política e ao planejamento (característica ampla de planejamento e administração). Compreende ações integradas de planejamento, implantação e otimização de infraestruturas sociais, como por exemplo: serviços de saúde, educação, habitação, comunicação e outros
IV - Macroatuação: ações voltadas à política e a execução. Compreende ações integradas de execução e otimização de infraestruturas políticas, como por exemplo: a política de saúde, educação, habitação, comunicação e outros
Está correta apenas a alternativa?
	A	I e IV
	B	II e IV
	C	II e III
	D	I e III
Questão 3/5 - Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social: Dimensão Metodológica
De acordo com os conteúdos estudados na Aula 3 “Movimento de Reconceituação do Serviço Social”. Dentro do Movimento de Reconceituação está compreendido como um dos grandes avanços. Segundo Netto (2015), frente às constantes reflexões e mesmo ao avanço das teorias de superação do Serviço Social tradicional, ao longo dos anos 1960 e 1970, surgem em meados da década de 1970 dois diferentes movimentos dentro da categoria profissional, um deles buscava a promoção de mudanças, mas reafirmava o conservadorismo, e foi classificado como“reatualização do conservadorismo” e outro propunha o avanço para a adoção das teorias críticas [...]. A luz do Método de BH, assinale a única alternativa correta de como este movimento foi chamado:
	A	Movimento Conservador.
	B	Intenção de Ruptura.
	C	Movimento Libertador.
	D	Intenção Conservadora.
Questão 4/5 - Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social: Dimensão Metodológica
De acordo com os conteúdos estudados na Aula 3 “Movimento de Reconceituação do Serviço Social”, analise o texto abaixo e relacione a qual Método se refere:
“Nossa proposta na Escola era romper com o esquema ‘tradicional’ do Serviço Social, mudar os elementos teóricos da formação profissional, enriquecê-los com as Ciências Sociais e dar muita ênfase na busca de novos campos de trabalho e práticas profissionais que ampliassem os horizontes até então demarcados pela visão e prática tradicionais e assistencialistas da profissão. Quando falávamos do esquema tradicional do Serviço Social, referíamos ao legado europeu de assistência e beneficência aos necessitados como parte de uma nobre atitude cristã frente à dor humana. E também aludíamos à corrente norte-americana que considerava que os problemas e os desajustes dos indivíduos, grupos ou comunidades eram desvios de conduta e de comportamento, em que as pessoas eram os únicos e principais responsáveis,já que se assumia que o sistema capitalista dava iguais oportunidades a todos [...].(REVISTA EM PAUTA, 2007).
Assinale a única alternativa correta:
	A	de Araxá.
	B	de Teresópolis.
	C	de BH.
	D	de Sumaré.

Outros materiais