Buscar

Roterio para elaboracao de resenha CICLO 1 Mod A Fase 1 (2)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Centro Universitário Internacional - Uninter
Curso: Bacharelado em Serviço Social
Disciplinas:
Professor:
Nome do Aluno: RU
Identificação Bibliográfica: Colocar aqui a referência do texto indicado para realizar esta resenha. (observar normas da ABNT)
Veja como fazer esta referência na pg. 110 do livro: SANTOS, Gisele do Rocio Cordeiro Mugnol; MOLINA, Nilcemara Leal; DIAS, Vanda Fattori (org). Orientações e dicas práticas para trabalhos acadêmicos. 2. Ed. revista e atualizada. Curitiba: Intersaberes, 2014. (Disponível na biblioteca virtual). 
Análise da Influência de um Discurso Justificador da Discriminação no Preconceito Racial
O presente artigo trata se especialmente sobre o preconceito , destacando que nos últimos anos grupos monetários vem conseguindo obter muitos avanços no que se diz respeito á questão de seus direitos como as mudanças da legislação pra coibir a discriminação . Porém a principal ideia deste artigo é discutir se essas ações vem diminuindo o preconceito social tendo em vista que estudos comprovam que manifestação de forma clássica de discriminação racial vem diminuindo em vários lugares do mundo porém estudos também apontam que hoje há duas formas de preconceito o clássico : que é aquele onde as expressões de atitudes hostis explicita , eo novo aonde as expressões são se forma mais encoberta implícita não é tão exposta como a clássica , é mascarada . Com isso essa nova forma de expressão menos vidente do preconceito explica a diminuição dessas clássicas manifestações de discriminação . Este artigo , então vai utilizar uma Analise Quantitativa das Representações sociais como uma forma de estudo para analisar um discurso ideológico pode estar ligado ao preconceito racial.
Para Billig e Martinez as causas desses preconceitos seria psicológicas como a personalidade e frustação do individuo esse artigo vem argumentar que associar o preconceito somente como base na personalidade do individuo negligencia outros fatores como o socioeconômico que muitas vezes determina esse fenômeno , tendo em base que a formação do preconceito envolve sim processos cognitivos como o estereótipo mais também a categoria social onde o individuo esta inserido e como ele se identifica .
Tudo isso tende a fazer com que o individuo seja motivado a procurar um sentimento positivo e algo que ele se identifique , como isso aquele com quem o individuo se identifica de forma positiva , ele acaba se relacionando bem , já com aqueles que não tem essa identificação tende a se afastar. 
Avaliando a conduta de uma gerente de uma loja de um Shopping Center que precisa contratar uma vendedora para uma loja , ao selecionar os currículos ela encontra duas ótimas pessoas com a mesma idade , boas experiências e excelentes alunas ,a gerente então decide fazer uma entrevista pessoalmente com as candidatas e descobre que há uma única diferença entre elas , uma branca e outra é negra . Para o grupo de controles está escrito que após ver a cor das candidatas a gerente não tem duvida e contrata a branca porém pra o grupo experimental tá escrito que após ver a cor da pele das candidatas a gerente entra em um dilema , mas acaba contratando a moça branca , pois a sociedade é muito preconceituosa que ela não tem preconceito , mas como os clientes da sua loja são brancos podem não gostar de serem atendidos por uma negra , assim diminuíram as vendas prejudicando as lojas e os funcionários sendo assim ela estaria sendo uma boa gerente pois tava visando o lucro da loja .
 Em outra questão a gerente poderia ter feito uma experiência com as duas a qual se saísse melhor nas vendas ficaria com o cargo. A qual se qualificasse ficaria com a vaga.

Outros materiais