Buscar

Aula 03

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Gestão do Conhecimento
e da 
Inovação Empresarial
*
“Os grandes ganhos de produtividade, daqui para frente, advirão das melhorias na gestão do conhecimento” (Peter Drucker)
A Gestão do Conhecimento 
*
Ao abordarmos a gestão do conhecimento, resta-nos refletir sobre a elaboração e adoção de práticas que estimulem a geração do saber, através da integração das pessoas e áreas de trabalho, de modo a favorecer o compartilhamento, estimular a troca e, principalmente, resgatar todo o conhecimento que a empresa já tenha produzido até então.
A Gestão do Conhecimento 
*
A Gestão do Conhecimento 
Notadamente, práticas desta natureza se distinguem das adotadas no passado, ocasião em que prevalecia a manutenção do conhecimento no domínio de quem exercia o poder institucionalizado, e todos os demais eram colocados à margem desta possibilidade e, por consequência, meros seguidores das ordens que eram dadas, simples reféns das ideologias criadas.
*
A Gestão do Conhecimento 
*
Galileu Galilei, tendo quebrado o grande período de estagnação do conhecimento científico, foi um dos cientistas mais importantes da história. Antes dele, as teorias e leis se davam pelo pensamento, ou seja.
         Na época em que Galileu nascera não era diferente. Assim, quando Galileu inventara o novo e atual método científico, em que se faz experimentos e observações, ele revolucionara a Ciência e a sociedade, podendo-se assim, ter-se certeza das hipóteses formuladas de acordo com deduções feitas a partir de um fato.
A Gestão do Conhecimento 
*
Ao praticarmos a Gestão do Conhecimento, reconhecemos a importância do indivíduo dentro do contexto e, em face disto, é preciso que a organização identifique, elabore e estimule comportamentos que favoreçam o compartilhamento deste saber individual, para que seja transformado em coletivo. O segredo não mais está em deter o conhecimento nas mãos de poucos, mas divulgá-lo em toda a organização, em distribuir e não retê-lo.
A Gestão do Conhecimento 
*
A Gestão do Conhecimento 
Reconhecendo a potencialidade e contribuição para o estabelecimento de um conhecimento nas organizações, precisamos também reconhecer a diferença na dinâmica que este possui, quando comparado com o que é próprio de cada trabalhador.
Nos dias atuais, as empresas se veem obrigadas a compreender que o ciclo do conhecimento não deve ser rompido e, muito pelo contrário, deve se manter em constante movimento de inovação. 
*
A Gestão do Conhecimento 
Isto só será viável se seus trabalhadores expandirem as suas mentes para novas perspectivas e descobertas, valendo-se do conhecimento que carregam, tendo-o como base para o estabelecimento de novos níveis de aprendizagem pessoal, o que pode lhes garantir a empregabilidade e mais, o potencial competitivo da organização, através do conhecimento que está poderá possuir.
*
Sob esta perspectiva, podemos inferir que a Gestão do Conhecimento precisa estar apta a lidar com alguns aspectos desafiadores, tais como:
Reconhecer que o conhecimento está em constante evolução e que pode ser produzido por qualquer pessoa, em qualquer lugar, em ambientes formais e informais;
A Gestão do Conhecimento 
*
Desenvolver ferramentas de gestão que viabilizam a produção, a troca e o compartilhamento do conhecimento;
Criar e implantar indicadores que monitorem esse processo, consolidando os resultados obtidos pela produção e compartilhamento do saber, de modo a viabilizar uma análise das possibilidades financeiras esta gestão proporciona.
A Gestão do Conhecimento 
*
É importante destacar que, mesmo que todos estes aspectos sejam considerados, ainda far-se-á imperioso que a Alta Administração estabeleça quais são as áreas de Conhecimento que deverão ser tratadas como prioridade.
Isto porque, independente da área de atuação, do segmento do negócio, a empresa deve ter consciência do tipo de conhecimento considerado essencial para que amplie a sua perenidade no mercado.
A Gestão do Conhecimento 
*
A evolução tecnológica que envolve o mundo, as organizações e as pessoas atinge praticamente todas as atividades e favorece a veiculação livre e rápida de grande volume de informações por diversos meios, principalmente pela Internet. A rapidez da evolução nessa área ocorreu em vista da necessidade de sistemas tecnológicos padronizados e eficientes que provessem melhorias na qualidade dos processos e em modelos mais práticos e ágeis. 
Objetivos da Gestão de Conhecimento nas Organizações
*
Assim, dois elementos-chave impulsionaram as ações:
- o rápido crescimento da rede mundial de computadores “world wide web (www)”, que estabeleceu uma infraestrutura de compartilhamento do conhecimento; e.
- a identificação do conhecimento como recurso estratégico nas organizações.
Objetivos da Gestão de Conhecimento nas Organizações
*
O aumento da competitividade das corporações em escala mundial, bem como o ritmo de desenvolvimento tecnológico trouxe como consequência a necessidade da utilização do fator conhecimento como meio de melhor lidar com os crescentes desafios. Não obstante, grande parte desse recurso está subjacente às mentes do capital humano envolvido nas atividades organizacionais, o que torna complexo o seu gerenciamento e mensuração.
Objetivos da Gestão de Conhecimento nas Organizações
*
Objetivos da Gestão de Conhecimento nas Organizações
A Sociedade do Conhecimento vem impulsionando as organizações para a inovação e a exploração de produtos e novos mercados. Por consequência, ocorreram alterações nas suas estruturas que passaram a ser menos centralizadas e intensamente orientadas para as relações em rede, formação das pessoas, competitividade, inovação, colaboração, cultura de compartilhamento, gestão da informação, aprendizagem e comunicação.
*
Uma vasta quantidade de conhecimento encontra-se subjacente às organizações nos diversos elementos que a constitui. Dentre esses elementos destacam-se o capital humano, os sistemas, as normas, os processos, a cultura organizacional e as rotinas. A vantagem competitiva, portanto, advém de como gerenciar esse conhecimento de forma a torná-lo produtivo.
Objetivos da Gestão de Conhecimento nas Organizações
*
Objetivos da Gestão de Conhecimento nas Organizações
O conhecimento é uma influência potencial para mudança de atitude da força de trabalho, seu comportamento é fundamental para tomada de decisão. Com o propósito de melhor gerenciá-lo, atividades como identificar, armazenar, adquirir, compartilhar e aplicar o conhecimento são essenciais.
*
Especialmente com o advento da TI e com o avanço das práticas de gestão organizacional, a GC tem sido aplicada sob a forma de diferentes estratégias. Nesse sentido, as organizações lidam com o conhecimento, interna e externamente para obterem melhoras de desempenhos.
Objetivos da Gestão de Conhecimento nas Organizações
*
Para atender aos anseios e necessidades da sociedade, é imperiosa a integração entre GC e TI. A implantação de um sistema de TI adequado é um ponto crucial a ser considerado para as demandas e ações relacionadas à GC mediante a seleção de ferramentas de software e hardware para automatizar os processos de negócios.
Objetivos da Gestão de Conhecimento nas Organizações
*
Objetivos da Gestão de Conhecimento nas Organizações
Esta integração e envolve o gerenciamento de ativos intangíveis subjacentes a diferentes elementos organizacionais (pessoas, network, cultura organizacional, rotinas, dentre outros). A escolha da ferramenta adequada para identificar, captar, acessar e compartilhar o conhecimento na organização é uma das mais importantes decisões que devem ser tomadas, portanto, na GC a fim de acelerar o seu desenvolvimento.
*
As práticas de GC têm o propósito de modelar os conhecimentos tácito e explícito do capital humano, possibilitando a identificação, extração, criação, compartilhamento e aplicação do conhecimento nas atividades
da GC. Tais atividades têm a finalidade de produzir a transformação do conhecimento, individual em coletivo e aplicar o conhecimento certo nas atividades adequadas, nos processos operacionais e de tomada de decisão.
Objetivos da Gestão de Conhecimento nas Organizações
*
Tais práticas nada mais são que atividades que têm finalidades específicas e que se integram. A seguir são apontadas as suas funções e formas como geralmente são desenvolvidas:
a) Identificação do Conhecimento
Atividade ligada ao mapeamento do conhecimento organizacional. Saber onde estão as referências organizacionais pertinentes às diversas áreas do conhecimento que a organização manipula no desempenho de suas tarefas é o cerne dessa atividade. 
Objetivos da Gestão de Conhecimento nas Organizações
*
Objetivos da Gestão de Conhecimento nas Organizações
b) Compartilhamento do Conhecimento
Tal atividade se refere à transferência do conhecimento qualificado de uma origem a um destinatário de forma a desenvolver ambientes organizacionais colaborativos. 
c) Armazenamento do Conhecimento
Essa prática está relacionada à transformação do conhecimento tácito em explícito e sua disponibilização por meio de códigos, linguagem natural ou simbólica de informações validadas pela organização. 
*
d) Criação do Conhecimento
Como já abordado, a criação do conhecimento acontece quando há conversão do conhecimento tácito em explícito e vice-versa. Portanto, é inerente ao contato do ser humano com novas informações, sejam elas provenientes de outros colaboradores ou mensagens por diversos tipos de linguagem.  
e) Aplicação da GC
A utilização das diversas atividades de GC são, em última análise, mecanismos intencionalmente utilizados com o propósito de tornar a organização mais flexível, dinâmica e rápida na resposta das adversidades.
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais