Buscar

GD aula 1 e 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Faculdade Maurício de Nassau
Disciplina de Farmacologia 
Assunto: Farmacocinética
1 – Na via endovenosa o medicamento está 100% biodisponível. Explique essa afirmação.
2- Descreva as vantagens e desvantagens da utilização da via intramuscular para administração de medicamentos. 
3- Quais os fatores que devem ser observados na escolha da via de administração de medicamentos? 
4- Tylex 30mg foi administrado em um indivíduos para inibir completamente a dor. Entanto, ocorreu processo de indução enzimática, com uso concomitante de outra substância. Discuta como será a resposta farmacológica nesse indivíduo.
5- A penicilina normalmente atinge muito pouco o sistema nervoso central, entretanto, pode ser utilizada no tratamento de meningites. Explique como isso é possível.
6- Um cão com infecção de ouvido foi medicado com um antibiótico A (VO) associado com um antiinflamatório B (VO). Não se observou efeito do fármaco A, pois a febre não regrediu em 48h. Considerando que não foi detectado resistência pelo microorganismo ao antibiótico em meio de cultura, proponha um mecanismo provável que causou a anulação do efeito do antibiótico.
7- Paciente com avançado grau de desnutrição por carcinoma gástrico, apresenta foco dentário séptico, por isso sendo-lhe prescrito antibiótico de alta ligação a proteínas plasmáticas. Qual é a repercussão farmacocinética esperada sobre o efeito terapêutico ante o estado nutricional do paciente?
8- Neisseria gonorrhoeae, agente etiológico da gonorréia, era sensível, no passado, a concentrações ínfimas de penicilina. Com o desenvolvimento de resistência, maiores concentrações séricas tornaram-se necessárias. Ao invés de aumentar as doses, decidiu-se pela associação, hoje, clássica de penicilina e probenecida. Explique a vantagem desta associação e em que etapa da farmacocinética isso ocorre.
9- Na bula do Anticoncepcional Perlutan (enantato de estradiol 10 mg + acetato de algestona = diidroxiprogesterona 150 mg), injetável, no item interações medicamentosas, constam as seguintes informações:
“Este produto pode Ter sua ação diminuída, quando usado concomitantemente com barbitúricos (fenobarbital), hidantoínas (fenitoína), rifampicina, primidona, griseofulvina e carbamazepina.” Baseado nos conhecimentos farmacocinéticos, explique como esses fármacos conseguem reduzir a eficácia do Perlutan®.
10. Com base na farmacocinética, explique o processo de absorção de medicamentos e os fatores que influenciam (alteram) esse processo .
11- A farmacodinâmica estuda os mecanismos de ação farmacológica dos medicamentos. É dito que os fármacos atuam sobre proteínas alvos para exercer uma modulação da resposta fisiológica. Sobre a interação dessas proteínas com a droga, descreva o que são receptores farmacológicos e de que tipos nós temos no organismo.
12- Para alívio da dor, a morfina 10mg VO foi prescrita para o Sr. José exercendo efeito analgésico. Após 10 dias de uso, o Sr. José se queixa de que o medicamento já não faz mais efeito como antes. Com base na resposta farmacodinâmica e nos mecanismos de ligação fármaco-receptor, tente explicar o por quê da possível diminuição do efeito esperado. Depois, desenhe uma simulação da curva dose-resposta para esse caso analisado.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais