Buscar

A internet e a nova revolução na comunicação mundial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A INTERNET E A NOVA REVOLUÇÃO NA COMUNICAÇÃO MUNDIAL
A INFLUÊNCIA DA INTERNET NA VIDA DAS PESSOAS
Mari Teresinha Ribeiro Fagundes Boeri RU: 1277127
Centro Universitário Internacional Uninter
A internet é o maior conglomerado de redes de comunicação em escala mundial, ela tem vasta funções e serve fundamentalmente para aprimorar a cultura e os conhecimentos do ser humano. É uma importante fonte de comunicação, a qual se destaca pela bilateridade.
Com a internet, o acesso fácil a um expressivo número de informações vindas de pessoas com ideias e culturas diferentes pode influenciar o desenvolvimento moral e social das pessoas. O surgimento dessa rede acrescenta e muito a globalização, trazendo de encontro informações advindas de culturas distintas e ajudando alterar a forma de pensar das pessoas.
Em sociedades democráticas a internet tem atingido um novo destaque como ferramenta política. Muitos políticos utilizam a rede global para alcançar um novo método de organização com o objetivo de manter e obter o ativismo na internet. Na educação, o uso das redes como um novo formato de interação no processo educativo pode facilitar a comunicação entre aluno e professor e o intercambio educacional e cultural.
A internet é também uma importante fonte de lazer. Muitos aproveitam para acessar e descarregar músicas, filmes ou apenas acessar conteúdos de interesse como jornais e blogs. Uma variedade de aplicativos é disponibilizado de forma gratuita para os mais diversos fins, desde fóruns de comunicação a planejadores de viagens. Páginas no formato de redes sociais permitem que as pessoas troquem ideias e experiências. Os avanços tecnológicos hoje permite a fácil troca de conteúdo multimídia, o que alguns anos atrás apresentava limitações.
A revolução nas tecnologias da informação impactou em mudanças fundamentais na sociedade. Hoje o maior trunfo da internet é o entretenimento, seguido por serviços e informações, como notícias. Esses interesses são, justamente, os interesse do público em geral, que abrangeu a internet e foi responsável pelo crescimento, nesse aspecto, a sociedade foi passada, para o bem ou pra o mal, para dentro da rede mundial de computadores. Cabe um adendo aos serviços, como bancos, que, embora não surjam de uma cobrança a sociedade, foram pensados a ela e nela não obtiveram respaldo necessário para sua ampliação e consolidação. Como também fruto da sociedade a internet é usada de forma negativa, como, por exemplo, através dos golpes que são aplicados. Nada muito novo na essência, apenas na forma. Existiam golpes dos tipos mais variados fora da internet e quando ela surgiu como algo cotidiano os criminosos ou golpistas viram nela uma oportunidade de “trabalho” e lucro, isso mostra a necessidade que existe na sociedade e que também é incorporada na internet: esquemas de segurança e coibição de crimes, não através de uma “nova polícia” pelo surgimento de “novos crimes”, mas sim preparar a polícia já existente para lidar com crimes já tipificados, como, por exemplo, o estelionato, mas em uma roupagem nova, agora virtual e online.
A internet não só recebeu aspectos e caracterizações da sociedade, modificando-se, mas também modificou a sociedade. Todas as facilidades e usos que ela apresenta acabaram se incorporando na população. Hoje poucos vão ao banco com a mesma frequência que iam quando não havia Internet Banking, alguns nem telefone têm e as cartas para comunicação simplesmente desapareceram. A sociedade modifica a internet para que ela se adapte a seus usos, seja modificando, seja criando coisas e processos, e a internet modifica a sociedade, tornando-se principal em coisas que poderiam ser feitas de outras formas, como a comunicação e serviços bancários, seja criando produtos totalmente novos para satisfazer as necessidades e anseios da sociedade, como as redes sociais. Seja como for, a internet hoje é indissociável da sociedade, pois criou coisas ás quais as pessoas se acostumaram e modificou diversas outras, muitas vezes até eliminando as estruturas antigas.
É surpreendente como a internet conseguiu alta relevância mundial nos últimos anos, mesmo quando comparada com as muita fantásticas invenções, que atualmente presenciamos. Pode-se dizer que a evolução tecnológica por trás dessa grande rede é que causou tamanha divulgação e uso, entretanto, não é somente isso que faz da internet o que ela é hoje. Atribui-se esse sucesso à ideia central da internet, que apresenta-se assim desde sua concepção original. Não é uma inovação propriamente nova, mas sim a reunião de várias necessidades humanas, tais como a comunicação e a propagação de conhecimento, mas reunidas de maneira organizada e, principalmente, acessível e veloz.
Sendo assim, não nos é estranho que essa rede tenha passado a fazer parte da vida de todos nós mais do que qualquer outra invenção da modernidade. Mas algumas reações sociais á internet inevitavelmente produzem questionamentos interessantes: quão enraizada está a liberdade na internet para as pessoas? E a questão da privacidade?
Essas são algumas das questões atuais que a internet levantou e que aparentemente ainda permanecerão abertas por um longo tempo. 
Um bom exemplo dessa dependência e das questões de liberdade aparece quando governos e Estados tentam barrar ou controlar o fluxo de alguma espécie de informação na internet. A revolta da população é instantânea, como se tivéssemos mexido em posse particular de cada uma da população, mas posse essa que ao mesmo tempo é comunitária. Não há na história humana algo que abrangeu tanto da população, é como numa super comunidade, atravessando os países e ligando-nos a todos	.
Fonte: http://www.luis.blog.br/influencia-da-internet-na-sociedade.aspx

Outros materiais