Buscar

Farmacologia: Vias de administração e formas farmacêuticas

Prévia do material em texto

�Farmacologia – Biomedicina 3º período 2015
Professora Mestra Bárbara Guedes de Moura��ATIVIDADE 1
�ENTREGA: 02/03/2015
Em dupla�VALOR: 1,0 ponto
��VIAS DE ADMINISTRAÇÃO E FORMAS FARMACÊUTICAS��
VIAS DE ADMINISTRAÇÃO E FORMAS FARMACÊUTICAS
As vias de administração podem ser divididas, grosso modo, em vias enterais (que passam pelo TGI – trato gastrintestinal, como a via oral, por exemplo) e vias parenterais (que atingem a circulação sanguínea basicamente por meio de “agulhas”, como a via intramuscular e endovenosa ou intravenosa), além de outras vias de administração, como a intranasal e ocular. 
Várias vias de administração envolvem um processo de absorção no qual o fármaco precisa atravessar uma ou mais membranas tissulares antes de entrar na corrente sanguínea. A via intravenosa é uma exceção, porque o fármaco é colocado diretamente na circulação. 
Quando administrado via subcutânea ou intramuscular, a maior parte do fármaco pode entrar na circulação através de aberturas ou fenestras nas paredes capilares e não penetrar membrana alguma. 
Fatores que determinam a escolha da via: a) tipo de ação desejada, b) rapidez de ação desejada e c) natureza do medicamento.
Forma farmacêutica é o estado final que as substâncias ativas apresentam depois de serem submetidas às operações farmacêuticas necessárias, a fim de facilitar a sua administração e obter o maior efeito terapêutico desejado. 
Fatores que determinam a escolha da forma farmacêutica: a) a natureza físico-química do fármaco; b) o mecanismo de ação; c) o local de ação do medicamento e d) a dosagem – quantidade de fármaco na forma farmacêutica.
Vias de Administração de Medicamentos
	Via oral
Oral
 Sublingual
	Via inalatória
	Via Parenteral 
Via intradérmica
Via sucutânea
Via intramuscular
Via endovenosa
	Outras vias
Retal
Ocular
Intranasal
Dérmica
�
�
ATIVIDADES:
Explicar cada via de administração acima, cintando suas características e as principais vantagens e desvantagens de cada uma.
Citar as principais formas farmacêuticas que podem ser administradas em cada via. Você deve descrever as características de cada forma farmacêutica associando pelo menos uma vantagem e pelo menos uma desvantagem de cada uma delas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes