Buscar

solos I l

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

QUESTÃO 01: Pesquise quantas são as placas tectônicas que formam a Terra e quais são elas:
A superfície terrestre pe constituída de um mosaico de 13 grandes placas rígidas da litosfera e 38 placas menores que se movem sobre a astenosfera. 
As principais placas tectônicas da crosta terrestre são: A placa Antártica, a Placa australiana, a placa do Pacífico, placa de Nazca, a placa Sul-Americana, a placa Norte-Americana, a placa Africana, placa Euro Asiática (oriental e ocidental), a placa das Filipinas, a placa Arábica, placa de Juan de Fuca, placa da Scotia e placa Indiana. 
QUESTÃO 02: Explique os três diferentes tipos movimentos entre as placas tectônicas e cite 2 exemplos para cada de locais que ocorrem estes movimentos
As placas tectônicas se movem de maneira convergente, divergente e através de placas transformantes.
No movimento divergente as placas se afastam podendo escapar magma e originar uma nova litosfera (a área da placa aumenta). Ex.: Dorsal mesoatlântica (onde há expansão do assoalho oceânico entre as placas Euroasiana e Norte americana) e rifte do leste africano (rifteamento das placas africana e somaliana que criou vales paralelos em zona com vulcões e terremotos.
No movimento convergente as placas vão de encontro uma à outra. Se ambas são oceânicas, ocorre subducção, uma desce abaixo da outra e a litosfera afunda na astenosfera e é reciclada pelo sistema de convecção do manto. As placas se chocam e se comprimem originando geralmente cadeias de ilhas, como por exemplo as Ilhas Aleutas e o arquipélago do Japão.
Quando a convergência ocorre entre uma placa oceânica e uma continental, a mais densa mergulha sob a menos densa onde a borda continental é geralmente soerguida num cinturão de montanhas (esse processo costuma produzir grandes terremotos) como por exemplo, os Andes e a Cadeia Cascade.
Se ambas as placas são continentais, a subducção ocorre com uma placa sobrepondo a outra  e criando no processo, uma espessura dupla da crosta, o que é responsável pela formação de altas cordilheiras montanhosas como o Himalaia, por exemplo.
As falhas transformantes ocorrem quando duas placas tectônicas deslizam uma ao lado da outra. O atrito guarda muita tensão e gera “fraturas” ao longo das quais ocorre um deslizamento relativo ao deslizamento horizontal dos blocos adjacentes; Ex.: Falha de Santo André na Califórnia (ou falha de San Andreas).
QUESTÃO 03: Explique o processo de formação de grandes cadeias montanhosas em nosso planeta, exemplifique, use desenhos.
As montanhas podem se formar através de acidentes geográficos como os processos de erosão e da erupção de vulcões onde o resfriamento do material liberado em contato com o meio ambiente se torna rochoso; mas o fenômeno que é o principal responsável pela formação das cadeias de montanhas é o movimento das placas tectônicas que podem se colidir e sobrepor criando uma camada rochosa mais densa.
QUESTÃO 04: Cite os principais métodos de identificação dos minerais e como você os utilizaria para identificar a mica, o diamante, o talco, o quartzo e a calcita
Os minerais são classificados de acordo com as suas características diagnósticas em geral identificadas através de análise de suas propriedades físicas (óticas e mecânicas) e químicas (estrutura atômica).
QUESTÃO 05:  Reproduza o ciclo de formação das rochas, integrando os 3 diferentes tipos de rochas estudados, Ígneas, Metamórficas e Sedimentares. Faça um pequeno texto explicando esses processos de formação e como estão interligados.
O ciclo de formação das rochas descreve o processo no qual as rochas modificam sua composição mineralógica sob influência dos agentes endógenos e exógenos de transformação da superfície. As rochas ígneas são aquelas que surgem do resfriamento e solidificação do magma há muitos quilômetros abaixo da superfície e acabam emergindo ao longo do tempo ao sofrerem a ação de agentes externos, ou seja, sendo submetidas ao intemperismo. Como resultado desse processo, originam-se rochas provenientes da aglutinação de camadas de rochas pré-existentes, chamadas de sedimentares. Conforme as camadas do solo vão se sobrepondo  e acumulando em profundidades cada vez maiores em virtude do tempo, as rochas passam a sofrer pressão da terra e modificação de sua estrutura de acordo com a elevação ou diminuição de temperatura, tornando-se assim mais duras e originando as rochas conhecidas como metamórficas. Por se tratar de um ciclo, onde os processos são constantes, as rochas metamórficas estão sujeitas a serem submetidas a mais calor e pressão de forma que possam derreter e formar larvas que ao endurecer formariam novamente as rochas ígneas. Também é possível que uma rocha ígnea sofra com o metamorfismo e se torne metamórficas, assim como estas ao invés de aquecerem, apareçam na superfície sujeitas ao intemperismo se transformando em rochas sedimentares. O ciclo não segue um procedimento padrão para a formação das rochas e do solo, mas de qualquer forma, esses processos evidenciam o dinamismo da litosfera e como cada passo para formação de diferentes tipos de rochas é complementar ao outro.
QUESTÃO 06: O que são silicatos e qual sua representação na crosta terrestre, cite os principais minerais desta classe.
Rochas que consistem basicamente de silício e oxigênio (geralmente como SiO2 ou SiO4) um ou mais metais e possivelmente hidrogênio. Tais rochas variam de granito a gabro. A maioria da crosta da Terra é composta de rochas de silicato, assim como as crostas de outros planetas rochosos. O vidro, a porcelana, o esmalte, o vidro solúvel, a argila, o asbeto e o cimento são alguns dos silicatos mais importantes.
QUESTÃO 07: Quais são os principais tipos de intemperismo? De exemplos.
Físico, químico e biológico. Sendo o físico, resultado de processos responsáveis pelas fragmentações ou fissuras nas rochas, como água (inclusive seus processos de evaporação e congelamento) e variações de umidade e temperatura; o químico, quando as formações rochosas encontram condições e elementos como água e oxigênio que tornam os seus minerais quimicamente instáveis, passando por transformações químicas e alterando a sua composição para se estabilizarem;  e o biológico quando a transformação das rochas parte da ação de seres vivos, como bactérias, animais, raízes de plantas e até mesmo a decomposição de organismos ou excrementos.
QUESTÃO 08: Explique o motivo que os fragmentos de rochas são normalmente encontrados em formas esferoidais.
As arestas e os vértices são mais expostos ao ataque do intemperismo, por isso, uma vez que os fragmentos são intemperizados eles tendem a apresentar formato esférico.
QUESTÃO 09: Quais os principais fatores que controlam o intemperismo? Cite exemplos para cada um deles. Dentre estes, qual é o mais importante e porquê? 
material parental (ex.:  a constituição física da rocha), clima (ex.: a temperatura, a precipitação e os ventos), topografia (ex.: relevo), biosfera (ex.: vegetação, microorganismos no interior das rochas), tempo (ex.: depende de clima e tipo de rocha para desenvolver um perfil de alteração). O mais importante é o clima, pois é o fator que determina as variações de temperatura que contribuem para a fragmentação das rochas e é responsável pela distribuição das chuvas quando a água é o principal agente transportador dos produtos do intemperismo.
QUESTÃO 10: Como são formados os solos residuais, faça um desenho da diferentes fases de evolução deste processo. Descreva os principais tipo de horizontes e suas características. 
A rocha foi intemperizada ao ponto de formar o solo em seu lugar de origem (in situ), ou seja, é o tipo de solo que se forma de resíduos das rochas do local. Para este solo ocorrer é necessário que a velocidade de remoção do solo seja menor que a velocidade de decomposição da rocha.
os horizontes e suas características mais proeminentes são: 
O - Primordialmente depósitos de matéria orgânica morta. A maioria dos organismos do solo habita esta camada (conhecida genericamente como serrapilheira,pode também de dividir em O1 e O2, a primeira é constituída por restos vegetais recém-caídos, a segunda tem um aspecto esponjoso, semidecomposto, e geralmente está associada a uma malha de raízes).
A1- Uma camada rica em húmus, que consiste em material orgânico parcialmente decomposto misturado com solo mineral.
A2- Uma região de intensa lixiviação de minerais do solo. Devido aos minerais serem dissolvidos pela água (mobilizados) nesta camada, as raízes das plantas estão concentradas aqui.
B- Uma região de pouco material orgânico cuja composição química assemelha-se àquela da rocha subjacente. Minerais de argila e óxidos de alumínio e ferro são lixiviados para fora do horizonte A2, acima são eventualmente depositados aqui.
C- Principalmente material levemente modificado semelhante à rocha matriz. Carbonatos de cálcio e magnésio acumulam-se nesta camada, especialmente em regiões secas, algumas vezes formando camadas duras e impermeáveis.
E- Horizontes eluviais empobrecidos em partículas de dimensão argilosa. Encontram-se, geralmente, sob o horizonte A; apresentam, devido à migração das partículas finas, uma concentração relativa de constituintes maiores, como os siltes e as areias; apresentam cores mais claras do que a dos horizontes subjacentes; sua estrutura é geralmente contínua, fragmentar, pouco evoluída; seu pH é normalmente ácido, por ser destituído das bases.
QUESTÃO 11: Quais minerais são intemperizados primeiro? O que se deve este fato?
Os primeiros minerais a cristalizar no resfriamento de um magma são os mais instáveis nas condições normais de pressão e temperatura e, assim, são os primeiros a se alterar.
QUESTÃO 12: O que é a Pedogênese?
é o processo no qual determinado solo é formado, assim como suas características e sua evolução na paisagem.
QUESTÃO 13: Explique o é Colúvio e Aluvião. 
Colúvio - é um depósito resultante de erosão. Parte dele é formada pelo solo original local e outra  parte é oriunda de regiões mais altas que foram trazidos por fatores como: enxurradas, ventos, avalanches e afins.
Alúvio - um depósito de sedimentos clásticos (areia, cascalho e/ou lama) feito por um sistema fluvial (rio) no leito e nas margens da drenagem.
QUESTÃO 14: Explique qual é a diferença entre a formação dos solos, em ambientes secos, temperados e quente úmidos. 
Climas quentes e secos - evaporação>precipitação (sem renovação das soluções), pH alcalino, cristalização de sais, intemperismo físico > químico, minerais primários inalterados abundantes, vegetação escassa, minerais II refletem composição mineralógica inicial; Climas temperados - reações químicas mais lentas, acumulação de M.O., produção de ácidos orgânicos complexantes, cores acinzentadas; Climas úmidos e quentes - abundância de água, boa renovação das águas de percolação, intemperismo químico>intemperismo físico, pH ácido, vegetação abundante, poucos minerais primários inalterados, minerais II insolúveis >>, M.O. rapidamente mineralizada  cores avermelhadas.
QUESTÃO 15: Procure em mapas de solos do Brasil e do Estado do Rio de Janeiro e tente verificar qual tipo de solo presente onde mora, quais as características deste material?

Outros materiais