Buscar

fundamentos exercicios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

FUND. HIST.TEÓRICO MET. DO SERVIÇO SOCIAL III		Exercícios aula 1 - 10
		O processo de Renovação do Serviço Social, configurou-se em um momento importante para a profissão. Sobre esse processo, é CORRETO afirmar que
	
	 
	não foi operado pela autocracia burguesa.
		O autor José Paulo Netto ao analisar o período ditatorial, que chama de modernização conservadora, a ordenação da economia brasileira, caracteriza-se por:
	
	
	
	 
	
	Concentração e centralização do grande capital.
	
	
	
	
	
	
	
	
		A emergência da ditadura brasileira inscreve-se num panorama internacional, no qual uma sucessão de golpes de Estado constituía-se como cenário necessário à:
	
	
	
	 
	Alteração na divisão internacional capitalista, sob a hegemonia norte-americana
		Movimento de Reconceituação, em seus primeiros momentos, num contexto de ditadura militar e de impossibilidade de contestação política, vai priorizar um projeto:
	
	
	
	
	
	
	 
	tecnocrático-modernizador
		Após o Golpe de 64, torna-se importante situar a contribuição da ala progressista da igreja católica enquanto força de oposição ao regime e importante espaço de reflexão e participação das classes populares. Nesse contexto histórico destaca-se o trabalho desenvolvido pelas seguintes entidades católicas:
	
	
	
	
	
	
	 
	JOC e JUC
		Coerente com a concepção dialética, a realidade e o conhecimento são elementos considerados da seguinte natureza:
	
	
	
	 
	dinâmica
	
	
	
		A emergência da ditadura brasileira inscreve-se num panorama internacional, no qual uma sucessão de golpes de Estado constituía-se como cenário para uma alteração na divisão internacional capitalista, sob a hegemonia norte-americana, patrocinando uma contra-revolução que visava à manutenção do sistema capitalista em escala planetária, numa disputa com os países socialistas. Período da década de 60 e 70 no Brasil, quando vivemos sob uma ditadura militar, que José Paulo Netto denomina de:
	
	
	
	 
	autocracia burguesa
		O Serviço Social tem sabido unir a interpretação materialista da causação dos fenômenos sociais à valorização do sujeito como ser potencialmente ativo e transformador das condições que obstaculizam sua existência e seu desenvolvimento pleno.¿ (Enrique di Carlo). Coerente com essa afirmativa, a metodologia do Serviço Social:
	
	
	
	 
	considera a inseparabilidade dialética entre homem e circunstâncias
		"Autocracia Burguesa" é a denominação dada por José Paulo Netto ao:
	
	
	
	
	
	
	 
	Período da década de 60 e 70 no Brasil, quando vivemos sob uma ditadura militar.
	
	
	
		O cenário em que se gesta e desenvolve a produção do Serviço Social brasileiro está relacionado ao período do desenvolvimento sócio-econômico-político brasileiro, compreendendo suas transformações, e como elas refletem no modo de pensar e agir dos assistentes sociais. Essa conjuntura impõe aos Assistentes Sociais a necessidade de:
	
	
	
	
	
	
	 
	Imprimir mudanças profundas à sua atuação a fim de atender as necessidades desse modelo de desenvolvimento.
		O Movimento de Reconceituação do Serviço Social brasileiro, que se gesta em um cenário de mudanças políticas e sociais, apresenta momentos distintos que podem ser assim sumariados:
	
	
	
	 
	Apresenta faces conservadoras e inovadoras, que resultaram na aproximação e posterior incorporação do referencial teórico marxista.
		O crescimento industrial operado na década de 60 modifica a inserção do assistente social no mercado de trabalho. Novo perfil profissional passa a ser exigido em função do surgimento de novos e graves problemas sociais. Esta nova área de atuação é denominada:
	
	
	 
	Serviço Social de Empresa
		O Serviço Social se desenvolve como profissão reconhecida na divisão social do trabalho considerando:
	
	
	
	 
	O desenvolvimento capitalista industrial e a expansão urbana
		O Assistente Social trabalha a questão social decifrando as desigualdades sociais da sociedade capitalista. Exatamente por isso, entender as novas mediações nas quais se expressa à questão social significa:
	
	
	
	 
	decodificar as formas de rebeldia e de resistência dos sujeitos sociais.

Outros materiais