Buscar

Trabalho complementar Mecanismos e dinâmica das Máquinas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA
Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Engenharia Mecânica
CET255 – Mecanismos e Dinâmica das Máquinas
Docente: Vanio Vicente
Discente: Lucas da Rocha de Melo			R.A.: 2017113166
	 
Junta de Oldham
Cruz das Almas – Bahia
Setembro de 2017
Atividade avaliativa correspondente à disciplina CET255 – Mecanismos e Dinâmica das Máquinas, ministrada pelo professor Vânio Vicente na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia no semestre de 2017.1.
Cruz das Almas – Bahia
Setembro de 2017
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Junta de Oldham para transmitir torque
Este acoplamento foi inventado por John Oldham em 1821 na Irlanda e primeiro foi usado em barcos a remos para remando. Este acoplamento inclui três discos (figura 1). 
Figura 1: Junta de Oldham
O primeiro disco e o terceiro disco estão conectados aos eixos de entrada e saída, respectivamente. O segundo disco está em contato com o primeiro e terceiro discos pelo sulco.
ANÁLISE POSICIONAL ALGÉBRICA
Figura 2: (a) Discos de entrada e saída, (b) disco central
A velocidade dos eixos de entrada e saída deve ser igual neste mecanismo. Caso contrário, o bit não giraria com uma velocidade constante. Na seguinte velocidade de rotação de entrada e saída do acoplamento, o disco de entrada (a) e o disco de saída (c) do acoplamento foram mostrados na figura 2.a. 
O disco do meio foi mostrado na figura 2.b. P está no final da ranhura do disco de entrada. Estes pontos têm um movimento circular constante com raio r em torno de O1 e O2 respectivamente. 
Deve também ser observado que a distância entre O1 e O2 é dada por d.R e é o ponto de passagem de dois sulcos. Este ponto é o centro do disco central, O2, e tem um movimento circular sobre coordenadas (d/2, 0) e raio d/2. Também S está no final do sulco do disco intermediário.
As coordenadas de P, Q, R e S, são:
ANÁLISE DE VELOCIDADE 
Os componentes da velocidade desses pontos serão derivados por diferenciação em termos de tempo
Nas equações acima, o primeiro e o segundo componentes mostram a velocidade nas direções x e y, respectivamente.
De acordo com as equações mencionadas, a velocidade do disco de entrada e do disco de saída é igual em conjunto. A velocidade do segundo disco depende do d e calculada a partir da equação abaixo.
A velocidade do primeiro disco e do terceiro disco não depende do segundo disco. A velocidade do segundo disco possui diferentes valores para diferentes ângulos.
CONCLUSÃO
Conclui-se que através da atividade presente, foi possível o desenvolvimento de métodos que possibilitassem calcular a posição e a velocidade de pontos pré-definidos junto ao mecanismo por meio do método da análise algébrica. 
Não foi possível calcular a velocidade pelo método dos polígonos nem pelo método do centro instantâneo de rotação, visto que no ato da pesquisa, não foi encontrado os métodos requeridos para calcular velocidade neste mecanismo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais