Buscar

PROTOCORDADOS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
PROTOCORDADOS - UROCORDADOS
São animais marinhos, pequenos, que apresentam uma notocorda como primeiro plano de sustentação do corpo, que pode ser pequena, situar-se só na região caudal ou no corpo inteiro, podendo existir ou não na fase larvar.
Hoje são considerados apenas dois Filos: Urocordados (Tunicados) e Cefalocordados.
 FILO UROCORDADOS
Corpo tabular, globoso, coberto por uma túnica transparente que só apresentam notocorda na fase larvar;tamanho de 1500 mm até microscópicos; podem ser coloniais; todos marinhos; dividido em cavidade atrial (onde fica o saco branquial), superior e cavidade visceral (onde ficam as vísceras), inferior.
 Não existe sistema esquelético; abaixo da epiderme existem fibras musculares longitudinais e circulares que permitem os movimentos do animal. 
*
PROTOCORDADOS - UROCORDADOS
Nutrem-se de planctos que entra juntamente com a água pelo sifão inalante que é filtrada no saco branquial onde está o endóstilo, que é um sulco longitudinal, ciliado com numerosas glândulas mucosas, para fixar o alimento e o enviar para o estômago; o intestino é curto e vai desembocar no sifão exalante por onde são eliminados os resíduos. 
O coração, situado na cavidade visceral, é envolvido pelo pericárdio e pode inverter o sentido da corrente; dele partem dois vasos que se dirigem para os extremos opostos do corpo formando uma circulação aberta; o plasma sanguíneo é incolor mas possuem células que podem ser incolores, verdes (pela presença de hemovanadina), azuis ou alaranjadas.
As trocas gasosas ocorrem nas fendas do saco branquial.
A excreção é feita por nefrócitos (células que acumulam excretas sólidas que são expulsas, com água. para o exterior.
A larva possui um cordão nervoso, que se desfaz no adulto que adquire um gânglio alongado de onde partem nervos que se dirigem para os sifões, músculos e vísceras. 
*
PROTOCORDADOS - UROCORDADOS
Possuem receptores químicos e células sensoriais espalhadas pelo corpo.
Hermafroditas; fecundação externa com fase larvar; alguns podem se reproduzir por brotamento.
Cerca de 2.000 espécies viventes.
 CLASSIFICAÇÃO:
CLASSE LARVÁCEA: até 5 mm, com forma e estrutura de larva; notocorda, cérebro e cordão nervoso persistentes. Túnica não persistente; 2 fendas branquiais, pelágicos e de vida livre. Ex.: Oikopleura.
CLASSE ASCIDACEA: tamanho e forma variáveis, solitário ou coloniais; após a fase larvar se tornam sésseis, perdem tudo neural, a cauda e a notocorda e, o encéfalo, fica reduzido a um grande gânglio; túnica permanente e bem desenvolvida;vivem em várias profundidades. Ex.: Ascidea e Styela. 
*
PROTOCORDADOS - UROCORDADOS
3. CLASSE THALIACEA: tamanhos variáveis; adulto sem notocorda e cauda; túnica permanente; livres e pelágicos. Ex.: Salpa e Dolliolum.
 Anatomia interna de Ascidea Doliolo-Thaliacea Ascidea-Ascidacea 
 Oikopleura-LArvacea 
*
PROTOCORDADOS - CEFALOCORDADOS
 FILO CEFALOCORDADOS
Corpo delgado, longo afilado nas duas extremidades, sem uma
cabeça distinta;habitam costas tropicais e temperadas, 1 a 100 
mm;vivem enterrados em areia limpa e fofa de águas rasas 
costeiras, deixando só a extremidade anterior de fora; face 
ventral mais larga que a dorsal; extremidade anterior - rostro 
e a posterior – cauda. Ex.: Branchiostoma (Anfioxo).
A epiderme é constituída por epitélio simples, com muitas glândulas, mucosas e não ciliado; já possuem derme formada por tecido conjuntivo.
A notocorda é o principal eixo de sustentação do corpo e se estende da cabeça à cauda e durante toda a vida; musculatura bem desenvolvida e miomeral que permitem ao animal movimentos bruscos, tanto para nadar como para se enterrar. 
*
PROTOCORDADOS - CEFALOCORDADOS
Sistema digestório completo; externamente, na boca existem os cirrus bucais, para capturar alimento; internamente, o véu ou velum que é um filtro para selecionar as partículas; apresentam, ainda a faringe branquial e endóstilo; não existe estômago; intestino com um ceco digestivo, o fígado, para a produção de enzimas; termina o intestino num ânus.
Sangue sem pigmentos respiratórios ou células sanguíneas; um vaso dorsal e outro frontal; nos vasos da faringe existem dilatações – os bulbilhos pulsáteis, que funcionam como corações.
A respiração é realizada pela água que entra pela boca e sai pelas fendas da faringe, vai para a cavidade atrial e sai pelo atrioporo; uma parte do oxigênio penetra dessa forma e a outra, diretamente, pela pele.
Excreção por dezenas de pares de protonefrídios, os quais desembocam na cavidade atrial e daí para o exterior pelo atrioporo; acima do intestino existe 1 par de corpos pardos que possuem função excretora também. 
*
PROTOCORDADOS - CEFALOCORDADOS
O sistema nervoso situado, acima da notocorda, consta de um pequeno tubo nervoso com um canal central; na parte anterior é mais dilatado formando a vesícula cerebral, com uma fosseta olfativa, uma pequena mancha ocelar e 2 pares de nervos cranianos; o tubo nervoso emite 1 par de nervos para cada miômero.
Possuem células quimiorreceptoras na cavidade bucal; fosseta olfativa e manchas ocelares.
Sexos separados, com 25 pares de gônadas de cada lado do corpo que não possuem dutos; na época da fecundação elas “explodem” e os gametas são eliminados pelo atrioporo; fecundação externa; larva semelhante ao adulto. 
 anfioxo nadando fendas faringianas posição enterrada 
*
PROTOCORDADOS - CEFALOCORDADOS
Anatomia interna e externa de Anfioxo
*
PROTOCORDADOS - CEFALOCORDADOS
 Corte transversal
*
PROTOCORDADOS - CEFALOCORDADOS
*
PROTOCORDADOS - CEFALOCORDADOS
*
*
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais