Buscar

FUNDAMENTOS DA EPIDEMIOLOGIA 2015 MARCIA

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DA EPIDEMIOLOGIA – 20 questões
	Simulado: SDE0245_SM_201510755365 V.1 
	Aluno(a): MARCIA FRANCISCO LIMA NOGUEIRA
	Matrícula: 201510755365
	Desempenho: 0,3 de 0,5
	Data: 10/09/2015 14:07:53 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201510941681)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A Classificação Internacional de Doenças e de Problemas Relacionados à Saúde (CID):
		
	
	Um Banco de Dados com informações da rotinas hospitalares no mundo.
	 
	Fornece a uniformização na denominação das doenças e causas de morte (classificação dos óbitos).
	
	Realiza Diagnóstico de doenças raras.
	
	Nomeia todos os indivíduos que morreram por motivos de doença.
	 
	Constitui um Banco de Dados referência do cadastro de doentes no mundo.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201510939382)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre as mudanças no perfil epidemiológico da população brasileira, com a prevalência das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) como causa de mortalidade e morbidade em detrimento das doenças infecciosas são feitas as seguintes afirmações: I Para minimizar a incidência DCNT deve-se manter as condições de saúde da população através de campanhas de vacinação. II A identificação dos principais fatores etiológicos não interfere nas condições de saúde da população. III A investigação dos principais fatores de risco como sedentarismo, tabagismo e hábitos alimentares incorretos é imprescindível para a prevenção, controle e tratamento das DCNT. IV A determinação do número de indivíduos doentes pode ajudar nas ações de promoção da saúde. Assinale a alternativa correta:
		
	
	Todas as afirmações são verdadeiras.
	
	Apenas a afirmação I é verdadeira.
	 
	As afirmações III e IV são verdadeiras.
	
	Todas as afirmações são falsas.
	
	As afirmações I e IV são verdadeiras.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201510939381)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A epidemiologia se constitui na principal ciência de informação em saúde e é considerada a ciência básica da saúde coletiva. Segundo Rouquayrol (1999) epidemiologia é a ciência que estuda o processo saúde/doença em coletividades humanas, propondo medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de doenças. As doenças podem estar relacionadas a uma diversidade de fatores de risco, que podem ser microbiológicos, toxicológicos, genéticos, sociais, ambientais e até mesmo religiosos e políticos. De acordo com essa definição são feitas as seguintes afirmações: I A epidemiologia explora a ecologia das doenças humanas. II A epidemiologia se dedica exclusivamente ao estudo da doença no indivíduo. III A epidemiologia se restringe ao estudo de doenças transmissíveis. IV A epidemiologia também considera fatores religiosos ou políticos desde que tenham influência sobre a prevalência da doença. Assinale a alternativa correta:
		
	
	Todas as afirmações são verdadeiras.
	
	Apenas a afirmação I é verdadeira.
	 
	As afirmações I e IV são verdadeiras.
	
	As afirmações II e IV são verdadeiras.
	
	Todas as afirmações são falsas.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201510940303)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Segundo Rouquayrol (1999) Epidemiologia é a ciência que estuda o processo saúde-doença em coletividades humanas, propondo medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de doenças. Enquanto a abordagem clínica se dedica ao estudo da doença no indivíduo, a Epidemiologia estuda os problemas de saúde em coletividades humanas. A Epidemiologia se constitui na principal fonte de informação em saúde e é considerada a ciência básica da Saúde Coletiva. Sobre as principais aplicações da Epidemiologia são feitas as seguintes afirmações: I A vigilância epidemiológica, estudos de situação de saúde, e avaliações dos serviços, ações e programas de saúde vigentes são importantes aplicações da epidemiologia. II A determinação de prognósticos e diagnósticos de Doenças Infectocontagiosas (DIC) e Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) constitui uma importante aplicação da epidemiologia. III A investigação etiológica e a determinação de riscos são importantes aplicações da epidemiologia. IV O aprimoramento na descrição de quadro clínico consiste em uma importante aplicação da epidemiologia. Assinale a alternativa correta:
		
	 
	Todas as afirmativas são falsas.
	 
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	As afirmativas I, II e III são falsas.
	
	Apenas a afirmativa IV é falsa.
	
	Apenas a afirmativa II é verdadeira.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201510941116)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No tratado de Ares, Águas e Lugares, Hipócrates discutiu os fatores ambientais ligados às doenças, surgindo, então, a Teoria Miasmática, que sustentava a ideia de que regiões insalubres eram capazes de provocar doenças. Através da Teoria Miasmática, Hipócrates defendia um:
		
	
	Conceito metodológico do processo saúde/doença.
	
	Conceito social do processo saúde/doença.
	
	Conceito ideológico do processo saúde/doença.
	
	Conceito filosófico do processo saúde/doença.
	 
	Conceito ecológico do processo saúde/doença.
	   FUNDAMENTOS DA EPIDEMIOLOGIA
	Simulado: SDE0245_SM_201510755365 V.1 
	Aluno(a): MARCIA FRANCISCO LIMA NOGUEIRA
	Matrícula: 201510755365
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 20/09/2015 20:52:43 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201510957073)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em 1985, com a instalação do governo de transição democrática criou-se um ambiente favorável à realização da VIII Conferência Nacional de Saúde, com proposta para a democratização da saúde no país através da criação de um Sistema Único de Saúde. Sobre esse contexto histórico são feitas as seguintes afirmações: I Pela primeira vez, mais de cinco mil representantes de todos os segmentos da sociedade civil discutiram um novo modelo de saúde para o Brasil. II No relatório final da VIII Conferência, constava o projeto da Reforma Sanitária apresentando o novo conceito de saúde e seus determinantes políticos, econômicos, culturais e sociais reforçando que a saúde é resultante da ação articulada de diferentes setores como a educação, meio ambiente, previdência, emprego, habitação, alimentação e nutrição, lazer, esporte, terra e transporte. III A partir da Constituição de 1988, houve a transformação do Sistema Nacional de Saúde em um Sistema Único de Saúde (SUS). IV Em 1990 o governo promulgou as Leis 8.080/90 e 8.142/90, conhecidas como Leis Orgânicas da Saúde, regulamentando o SUS. Agora, assinale a alternativa correta:
		
	
	Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
	
	Apenas a afirmativa III é verdadeira.
	 
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	As afirmativas I, II e III são falsas.
	
	Todas as afirmativas são falsas.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201510940891)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	De acordo com Rouquayrol (1999), indicadores são parâmetros utilizados internacionalmente com o objetivo de avaliar, sob o ponto de vista sanitário, a higidez de agregados humanos, bem como fornecer subsídios aos planejamentos de saúde, permitindo o acompanhamento das flutuações e tendências históricas do padrão sanitário de diferentes coletividades consideradas à mesma época ou da mesma coletividade em diversos períodos de tempo. A qualidade de um indicador depende de vários atributos, como é o caso da validade que significa a:
		
	
	Capacidade de responder a prioridades de saúde.
	
	Capacidade de reproduzir os mesmos resultados quando aplicado em condições similares.
	
	Capacidade de basear-se em dados disponíveis ou fáceis de conseguir.
	
	Capacidade de medir as alterações de vários fenômenos.
	 
	Capacidade de medir o que se pretende.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201510940894)Pontos: 0,1  / 0,1
	De acordo com Rouquayrol (1999), indicadores são parâmetros utilizados internacionalmente com o objetivo de avaliar, sob o ponto de vista sanitário, a higidez de agregados humanos, bem como fornecer subsídios aos planejamentos de saúde, permitindo o acompanhamento das flutuações e tendências históricas do padrão sanitário de diferentes coletividades consideradas à mesma época ou da mesma coletividade em diversos períodos de tempo. A qualidade de um indicador depende de vários atributos, como é o caso da relevância que significa a capacidade de:
		
	
	Capacidade de medir o que se pretende.
	 
	Capacidade de responder a prioridades de saúde.
	
	Capacidade de basear-se em dados disponíveis ou fáceis de conseguir.
	
	Capacidade de reproduzir os mesmos resultados quando aplicado em condições similares.
	
	Capacidade de medir as alterações de vários fenômenos.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201510957070)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre a evolução na forma de garantir a saúde da população brasileira são feitas as seguintes afirmações: I No início do século XX, a saúde era um dever e uma obrigação da população. II Práticas sanitárias eram impostas autoritariamente pelo Estado. III Na década de 1930 a urbanização e a industrialização crescentes ampliaram a população de trabalhadores em precárias condições de higiene, saúde e habitação, o que pressionou a efetivação e ampliação das políticas sociais. IV No decorrer do século, através da luta popular, a saúde passou a ser considerada um direito do cidadão e um dever do Estado. Agora assinale a alternativa correta:
		
	
	As afirmativas I, II e IV são falsas.
	
	Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	 
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	Somente a afirmativa I é falsa.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201510953690)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O SUS (Sistema Único de Saúde) representa o conjunto de ações e serviços de saúde prestados por Órgãos e Instituições Públicas Federais, Estaduais e Municipais, da Administração Direta e Indireta e das Fundações mantidas pelo Poder Público, e de forma complementar pela iniciativa privada (Art. 4° Lei 8.080). Por ser um conjunto de unidades, de serviços e de ações que interagem com um mesmo propósito, organizando-se nas três esferas governamentais: Federal, Estadual e Municipal, dizemos que o sistema é único. Com relação às principais características ou princípios do SUS podemos afirmar que: I A universalidade quer dizer que todas as pessoas têm o direito ao atendimento, independente da cor, raça, religião, local de moradia, situação de emprego ou renda. II A equidade quer dizer que todo o cidadão é igual perante o SUS e será atendido conforme as suas necessidades. III Com relação à integralidade, as ações de saúde devem ser combinadas e voltadas ao mesmo tempo para prevenção e a cura. IV A descentralização está relacionada à redistribuição das responsabilidades das ações e serviços de saúde entre os vários níveis de governo. Agora, assinale a alternativa correta:
		
	
	Somente a afirmativa I é falsa.
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	 
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	As afirmativas I, II e IV são falsas.
	
	Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.
	   FUNDAMENTOS DA EPIDEMIOLOGIA
	Simulado: SDE0245_SM_201510755365 V.1 
	Aluno(a): MARCIA FRANCISCO LIMA NOGUEIRA
	Matrícula: 201510755365
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 21/10/2015 14:42:26 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201510941675)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em Epidemiologia, os indicadores utilizados com mais frequência para avaliar o risco de um problema de saúde ou para descrever a situação de morbidade em uma comunidade são as duas medidas básicas da frequência: a prevalência e a incidência. A taxa de prevalência de uma determinada doença pode sofrer diminuição em virtude da:
		
	
	Maior duração da doença.
	 
	Maior letalidade da doença.
	
	Emigração de pessoas sadias.
	
	Melhora dos recursos diagnósticos.
	
	Imigração de casos.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201510939381)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A epidemiologia se constitui na principal ciência de informação em saúde e é considerada a ciência básica da saúde coletiva. Segundo Rouquayrol (1999) epidemiologia é a ciência que estuda o processo saúde/doença em coletividades humanas, propondo medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de doenças. As doenças podem estar relacionadas a uma diversidade de fatores de risco, que podem ser microbiológicos, toxicológicos, genéticos, sociais, ambientais e até mesmo religiosos e políticos. De acordo com essa definição são feitas as seguintes afirmações: I A epidemiologia explora a ecologia das doenças humanas. II A epidemiologia se dedica exclusivamente ao estudo da doença no indivíduo. III A epidemiologia se restringe ao estudo de doenças transmissíveis. IV A epidemiologia também considera fatores religiosos ou políticos desde que tenham influência sobre a prevalência da doença. Assinale a alternativa correta:
		
	
	Apenas a afirmação I é verdadeira.
	
	As afirmações II e IV são verdadeiras.
	
	Todas as afirmações são falsas.
	
	Todas as afirmações são verdadeiras.
	 
	As afirmações I e IV são verdadeiras.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201510941691)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Vários fatores de ordem individual e coletiva interferem e são determinantes no processo saúde-doença, podendo levar à doença ou contribuir para o risco de adoecimento e manutenção dos agravos de saúde. Os fatores etiológicos podem ser de origem:
		
	 
	Endógena ou Exógena
	
	Animal ou Vegetal
	
	Viral ou Bacteriana
	
	Específica ou Inespecífica
	
	Natural ou Artificial
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201510941124)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A História Natural da Doença (HND) compreende as inter-relações do agente, do suscetível e do meio ambiente que afetam o processo global e seu desenvolvimento, desde as primeiras forças que criam o estímulo patológico no meio ambiente, ou em qualquer outro lugar, passando pela resposta do homem ao estímulo, até as alterações que levam a um defeito, invalidez, recuperação ou morte (Rouquayrol, 1999). Sobre os períodos que caracterizam a HND são feitas as seguintes afirmações: I O período pré-patogênico ocorre previamente à instalação do agente patogênico e é caracterizado pela ausência da doença. II O período pré-patogênico envolve medidas de atenção primária à saúde. III O período patogênico é caracterizado pela instalação do agente patogênico. IV O período pós-patogênico é caracterizado pela presença ou ausência de incapacidades ou invalidez conforme a doença que se instalou. Assinale a alternativa correta:
		
	
	Todas as afirmações são falsas.
	
	Apenas as afirmações III e IV são verdadeiras.
	
	Apenas as afirmações I e IV são verdadeiras
	 
	Todas as afirmações são verdadeiras.
	
	Apenas a afirmação II é verdadeira.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201510940956)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Bernard, Virchow e Pasteur, no século XIX, proporcionaram enormes contribuições para o avanço da fisiologia, da patologia e da bacteriologia, respectivamente, proporcionando o fortalecimento da medicina científica. Sobre esse período histórico é correto afirmar que:
		
	
	As enfermidades de maior prevalência eram as de natureza infecto-contagiosa, o que favoreceu o enfoque coletivo e os determinantes sociais da saúde superando a abordagem individual e curativa.
	
	As enfermidades de maior prevalência eram as de natureza crônico-degenerativas, o que favoreceu a abordagem individuale curativa, superando o enfoque coletivo e os determinantes sociais da saúde.
	
	A hegemonia da medicina científica representou um grande obstáculo para evolução da epidemiologia.
	 
	As enfermidades de maior prevalência eram as de natureza infecto-contagiosa, o que favoreceu a abordagem individual e curativa, superando o enfoque coletivo e os determinantes sociais da saúde.
	
	As enfermidades de maior prevalência eram as de natureza crônico-degenerativas, o que favoreceu o enfoque coletivo e os determinantes sociais da saúde superando a abordagem individual e curativa.
		 Gabarito Comentado.
	   FUNDAMENTOS DA EPIDEMIOLOGIA
	Simulado: SDE0245_SM_201510755365 V.1 
	Aluno(a): MARCIA FRANCISCO LIMA NOGUEIRA
	Matrícula: 201510755365
	Desempenho: 0,3 de 0,5
	Data: 12/11/2015 01:56:08 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201511509513)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Em uma determinada fábrica é realizado, por meio do serviço de saúde do trabalhador, um check-up dos funcionários a cada 2 anos de atuação. Ao término de 10 anos da implementação dessa rotina. os resultados demonstraram que dos 500 empregados examinados ao Raio X , 100 tinham lesões suspeitas no pulmão. Essa medida se trata de um coeficiente de:
		
	 
	Incidência.
	
	Tendência.
	 
	Prevalência.
	
	Letalidade.
	
	Morbidade.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201511089147)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O termo empregado na epidemiologia para fazer referência ao total de casos (doentes) existentes em uma comunidade chama-se:
		
	
	Pandemia
	
	Incidência
	
	Endemia
	 
	Prevalência
	
	Epidemia
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201510941692)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	50 pessoas adquiriram câncer de pulmão do grupo dos 200 trabalhadores expostos ao asbesto durante um ano. Diante de tal informação podemos dizer que:
		
	 
	A incidência cumulativa é igual a 0,75
	 
	A incidência cumulativa indica que se tem 25 novos casos de câncer de pulmão para cada 100 trabalhadores expostos ao asbesto por ano.
	
	A incidência cumulativa indica que se tem 50 novos casos de câncer de pulmão por ano.
	
	A incidência cumulativa indica que se tem 50 novos casos de câncer de pulmão para cada 100 trabalhadores expostos ao asbesto por ano.
	
	A incidência cumulativa indica que se tem 25 novos casos de câncer de pulmão para cada 1000 trabalhadores expostos ao asbesto por ano.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201510940892)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	De acordo com Rouquayrol (1999), indicadores são parâmetros utilizados internacionalmente com o objetivo de avaliar, sob o ponto de vista sanitário, a higidez de agregados humanos, bem como fornecer subsídios aos planejamentos de saúde, permitindo o acompanhamento das flutuações e tendências históricas do padrão sanitário de diferentes coletividades consideradas à mesma época ou da mesma coletividade em diversos períodos de tempo. A qualidade de um indicador depende de vários atributos, como é o caso da confiabilidade que significa a capacidade de:
		
	 
	Reproduzir os mesmos resultados quando aplicado em condições similares.
	
	Responder a prioridades de saúde.
	
	Medir o que se pretende.
	
	Basear-se em dados disponíveis ou fáceis de conseguir.
	
	Medir as alterações de vários fenômenos.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201510941689)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Numa determinada cidade, no período compreendido entre janeiro e novembro de 2007 foram diagnosticados 723 casos de uma doença com alta virulência. Nesse mesmo período foram relatados 538 internações, 210 altas com melhora no quadro clínico e 256 óbitos em virtude da doença. Em função dos dados acima, podemos dizer que:
		
	
	O índice de prevalência é de 74,1%
	
	O índice de mortalidade é de 78,0%
	 
	O índice de letalidade é de 35,4%
	
	O índice de morbidade é de 17,4%
	
	A Taxa de Ataque é de 72,0%
		 Gabarito Comentado.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes