Buscar

Sistemas de Informação de Marketing Ferramenta SIM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DE MARKETING
Toda empresa que anseia por se estabilizar no mercado, e manter-se competitiva, deve fazer uso de um vasto banco de informações, para que as instabilidades não as peguem desprevenidas, por isso e preciso planejamento. Para que um planejamento de marketing possa ser elaborado com eficácia e seja capaz de viabilizar um nível de bons resultados, é preciso que ele esteja pautado em informações concretas e vastas, mas que sejam úteis as empresas.
Segundo Kotler, um Sistema de Informações de Marketing (SIM) é composto por pessoas, equipamentos e procedimentos para a coleta, classificação, análise, avaliação e distribuição de informações fundamentais de maneira precisa e oportuna para os que tomam decisões de Marketing (KOTLER, 2004).
Os sistemas de Informação de Marketing estão diretamente ligados com o ambiente interno e externo, ou seja, com o Macro e o Microambiente.
Na coleta de informações partimos de uma sequência lógica, onde a coleta de dados trazem informações que, por sua vez, geram conhecimento, que permitem a tomada de decisão e o estabelecimento de estratégias. Obviamente, as fontes de onde são coletados esses dados, a confiabilidade das informações e o quão atuais são esses dados são fundamentais (KOTLER, 2004).
Menshhein (2006) relata que o fluxo de informações deve ser rico, pois os detalhes são diferenciais que podem oferecer alguma vantagem competitiva aos profissionais do Marketing dentro do seu respectivo mercado, e também para que o relacionamento entre organização e cliente possa se fortalecer. Outro ponto importante a ser levado em consideração é que cada departamento necessita de informações específicas, que sejam relevantes a sua realidade, mas tendo em mente que a organização é um todo e todos devem trabalhar pelo objetivo comum, buscando o sucesso juntos. Além disso, ao levar as informações aos colaboradores como um todo, alguns deles podem visualizar determinada situação de uma maneira diferente, mas que traga algum ponto relevante, isso vai aproximar os colaboradores do profissional do Marketing.
Todas as pesquisas, informações, análises, equipamentos, pessoas envolvidas, estudos são boas ferramentas e dão uma projeção de mercado, mas não serão muito eficazes, ou melhor, não serão de muito proveito se o profissional do Marketing não conhecer a própria empresa e a capacidade daqueles que também estão envolvidos nesse processo (MENSHHEIN, 2006).
Ainda de acordo com Menshhein, (2006), existem 4 subsistemas que compõem o Sistema de Informação de Marketing, que são:
Inteligência de Marketing: De maneira concisa, nada mais são do que informações de Marketing obtidas através de revistas, jornais, exposições, vendedores, feiras, etc.;
Pesquisa de Marketing: É a maneira como os dados referentes à oportunidades e ameaças de Marketing são coletados, registrados, analisados e utilizados, quer esse sistema seja utilizado constantemente, quer seja utilizado para vencer um desafio (problema) específico;
Contabilidade Interna: é o uso das informações contábeis da própria empresa;
Ciência de Marketing: utilização de modelos e gráficos para auxiliar os profissionais na tomada de decisão.
O SIM, inicialmente, trabalha com a identificação das necessidades de informação por meio do usuário, apos essa coleta de necessidades ele passa a gerar informações a partir de banco de dados interno da empresa, das operações de inteligência de marketing e pesquisa de marketing, para que em seguida essas informações sejam analisadas e sirvam de subsídio para as tomadas de decisões (KOTLER, ARMSTRONG, 2007) 
Vantagens do uso do SIM:
Disponibilizar informações chaves para tomada de decisão;
Cria condições para que o impacto das ações de marketing seja avaliado;
Aumenta o nível de conhecimento dos gestores em relação ao mercado;
Evidencia os processos que geram algum benefício para a empresa e o que não gera resultados positivos.
Algumas vezes o sistema de informação de marketing de uma empresa pode não responder de acordo com as necessidades instantâneas, em muitas situações estas informações não estão disponíveis para o usuário, por não serem acessíveis ou serem limitadas, caberá a empresa decidir se vale a pena ou não continuar mantendo o SIM para auxiliar nas tomadas de decisões, pois as informações não possuem valor próprio, mas sim valor momentâneo correspondente a quando elas serão utilizadas (KOTLER, ARMSTRONG, 2007).

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes