Buscar

Avaliação APOL1 Comunicaçao e Sistemas Gerenciais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Orientações para realização da avaliação.
APOL - APOL 1:
 - Comunicação Organizacional
 - Sistemas de Informações Gerenciais
Dicas da coordenação:
APOL 1
Tempo máximo:
 0 minutos (após o início). 
Questão 1/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
As informações se apresentam em diferentes tipos e formatos, dependendo do nível funcional e das situações de decisão enfrentadas pelos gestores (LAUDON; LOUDON, 2010 e ABREU; RESENDE, 2013). Na tabela abaixo são apresentados os níveis funcionais da gestão e os tipos de decisões tomadas em cada um deles.
Agora, analise as informações constantes na tabela abaixo e em seguida enumere os itens da coluna da direita (tipos de decisão), de acordo com os níveis apresentados na coluna da Esquerda (Nível Funcional), na sequência assinale a alternativa que corresponde à sequência correta.
	
	A
	2 – 2 – 1 – 3 – 1 – 3
	
	B
	3 – 2 – 1 – 3 – 2 – 3
	
	C
	2 – 1 – 1 – 2 – 3 – 3
	
	D
	3 – 1 – 2 – 3 – 1 – 2
	
	E
	1 – 2 – 1 – 3 – 1 – 3
Questão 2/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
Leia e analise o texto abaixo:
As informações organizacionais são tratadas em um processo cíclico envolvendo, antes de qualquer coisa, a identificação da sua necessidade, passando pela sua aquisição, organização, armazenamento, distribuição e utilização (Choo, 2003). A cada etapa em que as informações são manipuladas, elas tendem a circular entre pessoas e sistemas, seguindo os denominados fluxos informacionais. Relativo às regras de circulação das informações, os fluxos podem ocorrer de maneira formal ou informal.
Considerando os fluxos que ocorrem de maneira FORMAL, analise as afirmações abaixo, considerando (V) para as verdadeiras e (F) para as Falsas e na assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
( ) Estão na base da gestão da informação, refletindo as regras de circulação e proteção das informações.
( ) São iniciados de forma espontânea pelas pessoas, sem regras específicas e trafegando por múltiplos canais de comunicação.
(  ) O envio de um relatório pelo gestor de um projeto aos seus participantes, conforme previsto no termo de abertura e em conformidade com a política de comunicação da organização.
( ) Seguem normas e procedimentos bem definidos, previstos, estruturados e documentados nas políticas da organização.
( ) São as informações trocadas em ambientes interativos, como as salas de chat online, os fóruns de discussão e os ambientes de relacionamento.
	
	A
	F – F – V – V – F
	
	B
	V – F – V – V – F
	
	C
	V – V – F – V – F
	
	D
	F – F – V – F – F
	
	E
	F – V – V – V – F
Questão 3/5 - Comunicação Organizacional
Sobre o processo de comunicação nas organizações, considere a seguinte situação:
Uma empresa multinacional tem uma nova norma que precisa ser repassada a todos os colaboradores. Esta norma tem implicações nos serviços que a empresa presta à sociedade, portanto, precisa ser transmitida também ao público em geral. Os responsáveis por transmitir as novidades são os gerentes de Recursos Humanos (para os colaboradores de todo o mundo) e de Relações Públicas (para os diversos públicos externos de todo o mundo, não apenas clientes, mas todos os stakeholders, como parceiros, fornecedores, concorrentes e as sociedades envolvidas).
 Como deverá ser feita a comunicação desta nova norma? Avalie as seguintes alternativas e assinale a que melhor promoverá efetividade na comunicação.
	
	A
	Os profissionais de RH de cada país em que a empresa tem sede deverão elaborar seus comunicados internos, considerando, na tradução, fidelidade à mensagem original transmitida pela sede da empresa. Da mesma forma, para se comunicar com os públicos externos, os profissionais de Relações Públicas deverão se certificar de que a mensagem a ser enviada seja fiel à mensagem original recebida da sede.
	
	B
	A mensagem para os públicos internos e externos deverá ser a mesma, com tradução literal da mensagem original recebida da sede da empresa.
	
	C
	A mensagem para os públicos internos deverá ser a tradução fiel e exata da mensagem original, já a comunicação para os públicos externos deverá levar em conta as especificidades de cada país.
	
	D
	Tanto os profissionais de RH quanto os de RP das diferentes localidades deverão levar em consideração as diferenças culturais de cada país, bem como as linguagens mais adequadas a cada público A mensagem deverá manter a fidelidade ao comunicado original, mas deverá ser adaptada de acordo com cada situação.
	
	E
	A mensagem para os públicos externos deverá ser a tradução fiel e exata da mensagem original, já a comunicação para os públicos internos deverá levar em conta as especificidades de cada país.
Questão 4/5 - Comunicação Organizacional
Leia o trecho abaixo:
Para Matos (2015) a comunicação é um processo que permite a aproximação das pessoas, movimentando a vida dos indivíduos, empresas e da própria sociedade. Na atualidade existe muita informação que não é comunicada e também são observadas muitas pessoas falando, mas não se comunicando. Para se atingir uma comunicação mais efetiva, ou seja, que a mensagem a ser transmitida seja a mais fiel possível à ideia que se deseja informar, deve-se compreender os elementos inseridos no processo de comunicação.
Fonte: MATOS, G. G. Comunicação aberta: desenvolvendo a cultura do diálogo.  Barueri-SP: Manole, 2015.
A respeito dos elementos que compõem o processo de comunicação, julgue as afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):
(      )    Para a comunicação ser efetivada o receptor (também chamado de destinatário) deve decodificar a mensagem transmitida pelo emissor, atingindo o entendimento do que foi comunicado.
(      )    O processo de comunicação pode ser impossibilitado de acontecer quando ocorre um desconhecimento por parte do emissor e receptor a respeito do código utilizado pelos mesmos, como exemplo duas pessoas que países diferentes que não conhecem a língua utilizada pelas mesmas.
(      )    Entende-se que o canal é o meio utilizado para se transmitir a mensagem. No processo de comunicação, quanto mais ruído tiver na transmissão da mensagem do emissor ao receptor melhor será para receptor aprender a trabalhar as informações em situações extremas.
(      )    Todas as mensagens transmitidas pelo emissor e recebidas pelos destinatários devem ser consideradas como sinais de comando, devendo ser obedecidas sem questionamentos.
Assinale a sequência correta:
	
	A
	F, F, V, V.
	
	B
	V, F, F, V.
	
	C
	F, V, F, V.
	
	D
	F, V, V, F.
	
	E
	V, V, F, F
Questão 5/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
No contexto organizacional contemporâneo, a informação, e a sua utilização, passou a ter um papel de destaque nas ações e nas estratégias de empresas de todos os setores. Neste sentido, e a partir dos conteúdos vistos em aula e no material didático, leia as afirmativas a seguir, assinalando V para Verdadeiro e F para Falso:
(  ) As tecnologias digitais influenciaram a forma de fazer gestão nas empresas contemporâneas ao transformarem informações em registros digitais, que podem ser processados eletronicamente.
(  ) As informações digitais aumentam a eficiência organizacional e melhoram os processos de negócios, aumentando o volume de tarefas manuais repetitivas para os processos de registro e armazenagem de dados e informações.
(   ) Os formatos digitais da informação facilitam a sua transferência e gestão dentro das empresas, mas, mesmo assim, a informação só é útil quando chega até as pessoas que delas precisam na hora certa.
(  ) A capacidade de comunicação efetiva nas organizações, o que facilita a circulação das informações, é resultado de interação entre pessoas, computadores, softwares e redes de comunicação.
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	V; V; F; V;
	
	B
	V; V; V; F;
	
	C
	V; F; V; V;
	
	D
	F; V; V; V;
	
	E
	F; F; V; V.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes