Buscar

desafio profissional

Prévia do material em texto

Universidade Anhanguera – Uniderp
Resenha
A utilização das tecnologias e informação e comunicação voltadas as práticas educacionais nas instituições de ensino.
Atualmente as escolas estão em sua grande maioria sendo equipados com materiais tecnológicos de qualidade como computadores, internet, multimídia, quadros interativos, tablet`s entre outros equipamentos, todos implantados a fim de melhorar o desempenho dos alunos dentre de sala de aula. É importante que o professor levante um questionamento sobre qual é realmente seu papel frente a essa construção de um conhecimento com auxílio tecnológico, pois se ele não for capaz de fragmentar e mediar corretamente o mesmo pode por tudo a perder fazendo com que o aluno em ultimo caso se evada da escola. 
Pois é claro o papel que o professor desenvolve dentro de sala de aula como mediador e transmissor do saber, ele é o eixo que faz a junção entre seu aluno e o conhecimento, então é importante questionar até qual ponto a introdução das novas tecnologias podem modificar a metodologia dentro de uma sala de aula. Outro ponto a ser questionando é, será que os professores estão tendo o apoio necessário para que possam desenvolver e manipular suas alunas com os materiais propostos? E por fim será que os educadores apresentam rejeições sobre as novas tecnologias?
Já os alunos estão sempre ligados as varias tecnologias disponíveis, visto isso Pirozzi (2013) relata que os professores do século XXI são imigrantes digitais portanto eles precisam correr bastante para que possam se aprimorar.
Para que essa ação seja realizado faz-se necessário entender 4 fatores que tem que andar fragmentados na educação, que são: dados, as informações o conhecimento e a inteligência, juntos eles constroem o conhecimento. Segue abaixo um exemplo:
	Dados 
	Informações
	Conhecimentos
	Inteligência
	Observações, Levantamento de Hipóteses.
	É o levantamento de dados associado com a mediação do ser 
humano.
	Conclusões sintetizada sobre o contexto ao qual lhe foi exposto. 
	Junção dos saberes conhecer, compreender, raciocinar, pensar e interpretar.
	Será que vai chover??? Nesse momento vc sente uma gota de chuva caindo sobre seu rosto. 
	Quando você vai fazer uma anáise juntando sua observação do tempo “feio” + a gosta de chuva que caiu sobre seu rosto.
	Nesse estágio vc perceberá que se não correr a chuva vai te molhar e por esse motivo pode adoecer.
	Já que vou adoecer se sair na chuva, então levarei um guarda chuvas ou esperarei a chuva passar para depois sair.
Fonte: Baseado em: DAVENPORT, T.; PRUSAK, L. – 1998 – p.18 
No exemplo acima tentei simplificar o que quer cada item, e na educação não é diferente, o professore tem que observar o material que tem disposto para apresentar, levantar hipóteses, realizar a conclusão de todo o material e assim aplicar o mesmo para obter seu resultado final. 
Portanto, sabendo que tecnologia são todas as ferramentas criadas pelo homem para facilitar sua vida, e ela pode ser utilizada tanto para o bem quanto para o mal e Informática é a ciência que transforma esses equipamentos ou dispositivos em utilitários, é nela que são feitos os processamentos de dados , não deixando de ser um ramo da tecnologia. 
Dentro de sala de aula ela pode proporcionar descobertas, fazer com que o aluno possa ampliar seu conhecimento através de pesquisas qualitativas, descobrir novas habilidades as quais serão úteis para sua vida adulta. Nas escolas softwares são desenvolvidos para cada nível de criança, com som, imagem, animações, todos pensando e seguindo os documentos norteadores existentes. Ferramentas que serão utilizadas diretamente pelos alunos. 
Quando as tecnologias são aceitas e bem aplicadas todos saem ganhando, pois o professor e os alunos estão dentro do ambiente escolar para compartilharem conhecimento e assim construir um novo. 
Referencias
DAVENPORT, T.; PRUSAK, L. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus, 1998, p. 18.
SILVA, Diógenes M. Desafio Profissional de licenciaturas: Atividades Complementares; Psicologia da Educação e Teorias da Aprendizagem; Redes Sociais e Comunicação; Educação a Distância; Didática; Língua Brasileira de Sinais, Responsabilidade Social e Meio Ambiente. Valinhos: Anhanguera Educacional, 2017. 7 p. Disponível em: . Acesso em: 6 mar. 2017.

Outros materiais