Buscar

CASO CONCRETO 05

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CASO CONCRETO 05
a) Esse negócio de "competências jurisdicionais" tem a ver com jurisdição. Então, o que vem a ser jurisdição?
Resposta:Jurisdição é o poder que detém o Estado paraaplicar o Direito ao caso concreto, com o objetivo de solucionar os conflitos de interesses, e resguardar a ordem jurídica e a autoridade da Lei. É ao mesmo tempo poder, dever, função e atividade.
b) Qual a função do Poder Judiciário, afinal?
Resposta:OPoder Judiciário tem a função de garantir direitos individuais, solução de conflitos coletivos e sociais. O Estado dispõe dessa capacidade, também chamada de jurisdição, onde, por intermédio dos juízes, tem o poder- dever de dizer o seu direito. Com isso,tem autonomia administrativa e financeira garantidas pela Constituição Federal.
c) Quais são as Funções Essenciais à Justiça?
Resposta:Conselho Nacional do Ministério Público:Tem por seguintes funções: julgar os processos disciplinares regularmenteinstaurados, assegurada ampla defesa, determinando a remoção, a disponibilidade ou a aposentadoria com subsídios ou proventos proporcionais ao tempo de serviço e aplicar outras sanções administrativas previstas em lei;Advocacia Pública:Órgão que representa a União, judicial e extrajudicialmente, e tem como chefe o Advogado-Geral da União, sendo este escolhido pelo chefe do Executivo.
Defensoria Pública:De acordo com a lei complementar nº 80 de 94, a “Defensoria Pública é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe, como expressão e instrumento do regime democrático, fundamentalmente, a orientação jurídica, a promoção dos direitos humanos e a defesa, em todos os graus, judicial e extrajudicial, dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita, aos necessitados” com redação dada pelo Art. 1º. A forma de ingresso na carreira é através de concurso público de provas e títulos e tem como requisito prévio ser advogado.
Advocacia:Os requisitos para ser advogado encontram-se na Lei 8.906/93, art. 8º, sendo os seguintes: diplomaou certidão de graduação em direito, obtido em instituição de ensino oficialmente autorizada e credenciada, título de eleitor e quitação do serviço militar, ser brasileiro, aprovação em Exame de Ordem, não exercer atividade incompatível com a advocacia, idoneidade moral, prestar compromisso perante o conselho. Como integrante indispensável para o funcionamento da justiça, o advogado possui imunidades para exercer sua função, sendo encontrada no art. 7º, § 2º, tendo garantia à inviolabilidade por seus atos emanifestações no exercício da profissão, respeitados os limites legais.
1. João é advogado, Marcos é preposto do sindicato patronal, Mariângela é membro do Ministério Público, Anita é defensora pública, Flávio é juiz do tribunal de justiça desportiva e Raquel é procuradora federal. Indique a opção que aponta os amigos que desempenham funções essenciais à Justiça:
Resposta:
e) Anita, Mariângela e Raquel.
2. A jurisdição não pode ser delegada, ou seja, não se pode delegar a terceiros o poder de solucionarconflitos. Esta afirmação se refere ao princípio da:
Resposta:
c) indelegalibilidade.
Faculdade:Centro Universitário Estácio /Uniseb.
Nome:Mirela Aparecida de Souza Oliveira Matrícula:201607290677 Data:02/12/2016
Matéria:Introdução ao Estudo do Direito Professor:Giovanni Comodaro
___________________________________________________________________
Endereço: Abrahão Issa Halack, 980 – Ribeirânia – Ribeirão Preto SP – CEP 14096-160 –www.estacio.br

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais