Buscar

ppr apoios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APOIOS:
Apoio é o elemento constituinte das PPRS, responsáveis pela fixação e pelo suporte. Os apoios alojam-se em cavidades especialmente preparadas para recebe-los, denominadas preparos para apoios. Podemos ter apoios diretos (quando adjacentes ao espaço protético) ou indiretos (quando distantes do espaço protético, proporcionando retenção indireta ou estabilidade).
Função dos apoios: 
Fixação: É a característica biomecânica da PPR que determina a posição de assentamento final, onde o movimento ocluso-cervical é impedido pela presença de apoios, garantindo que a prótese não se desloque além deste limite. O deslocamento cervical da prótese pode lesionar os tecidos moles subjacentes.
Suporte: Transmissão das cargas mastigatórias, recebidas pela base da prótese, aos dentes de suporte. O periodonto de sustentação é capaz de receber forças de grande intensidade desde que dirigidas ao longo eixo do dente. Para que as forças sejam dirigidas axialmente aos dentes suportes, tanto os apoios como os preparos para apoios, devem ter características projetadas mecanicamente para esta finalidade. Geralmente os apoios são partes integrantes da unidade grampo, mas podem também ser utilizados de forma isolada, nos casos clínicos, onde há interesse de obter suporte e não necessariamente retenção direta. Os apoios assim como todos os elementos da PPR (com exceção do braço retentivo) devem ser rígidos para que as forças sejam dirigidas e distribuídas às estruturas de suporte, de acordo com o plano elaborado. Caso contrário, poderão ser criadas forças lesivas aos dentes de suporte e/ou à fibromucosa. Em uma classe III, por exemplo, toda a carga mastigatória recebida pela PPR será transmitida aos dentes de suporte por meio de apoios. A fibromucosa nos casos de PPR dento-suportada não participa diretamente do suporte.
Retenção Indireta: É uma das principais funções dos apoios, restrita aos casos de extremidade livre, onde ocorrem movimentos de rotação reais. A retenção indireta é imprescindível para garantir o desempenho adequado da retenção direta. Os apoios aplicados no cíngulo de caninos, por exemplo, por estarem à frente do fulcro (ponto de apoio) por onde ocorre a rotação, atuam como retentores indiretos.
Restabelecer o Plano Oclusal: Os dentes perdidos quando não restabelecidos podem promover migrações dentárias. Algumas destas situações clínicas podem ser caracterizadas por inclinações, onde parte ou mesmo toda a superfície oclusal, encontra-se em infra-oclusão. A forma mais comum de restabelecer o plano oclusal é através da ortodontia ou PPF. Algumas destas situações, entretanto, podem ser solucionadas através de PPRs com macro-apoios também denominados apoios gigantes. A característica destes macro-apoios é devolver de forma parcial ou total a anatomia da superfície oclusal, restabelecendo a oclusão. A técnica de confecção de macro-apoios também pode ser utilizada nos casos em que desejamos aumentar a dimensão vertical de oclusão (DVO).
Fechar Pequenos Diastemas: minimiza desta forma a impactação de alimentos, prevenindo lesões de cárie e de problemas periodontais. Os contatos interproximais são funcionalmente importantes na reabilitação por PPR, especialmente nos casos de extremidade livre, em que existe diastema no último dente de suporte. Movimentos distais e mesiais da sela geram forças nos sentidos disto-mesial e mésio-distal, mais bem distribuídas quando o dente de suporte mantiver contato com seu adjacente. A característica de conter dois dentes a fim de “eliminar” o diastema pode ser tão eficaz quanto a presença natural do ponto de contato. O apoio visa fechar o diastema e promover estabilidade aos dentes de suporte.
Estabilização Horizontal da Prótese: Esta função só é obtida nos apoios geométricas, encaixes de precisão e de semiprecisão pela grande profundidade vertical em que são aplicados. Os apoios preparados em esmalte natural, por serem rasos, transmitem poucos esforços horizontais aos dentes de suporte. Apoios profundos do tipo geométrico, encaixes de precisão e de semiprecisão, transmitem forças horizontais em magnitude muito maior. Estas forças são mais efetivas para satisfazer o princípio biomecânico de estabilização horizontal. A transmissão destes esforços para as paredes internas das próteses fixas podem ser utilizadas na eliminação dos braços de oposição, pois as próprias paredes do encaixe oferecem reciprocidade a um eventual braço de retenção.
Classificação dos apoios:
Os preparos para apoios classificam-se quanto a:
- Sua localização
- Natureza da superfície
- Sua forma
Quanto à Localização:
Classificam-se em:
Apoios Oclusais: sobre a superfície oclusal de pré-molares e molares.
Apoios Incisais: na superfície incisal de incisivos e caninos.
Apoios Palatinos ou Linguais: na superfície palatina ou lingual de incisivos e caninos.
Apoios Interdentais: na superfície oclusal entre dentes posteriores ou incisal entre dois dentes anteriores.
Quanto à Natureza da Superfície:
Classificam-se de acordo com a superfície em que serão preparados:
- Esmalte natural 
- Amálgama
- Prótese unitária e fixa
Quanto à Forma:
Classificam-se em:
Simples: preparados diretamente na boca sobre esmalte natural, amálgama ou resina composta.
Geométricos: preparados sobre elementos de PPF. Têm como característica uma forma geométrica definida. Não tem como objetivo principal gerar retenção direta friccional, mas suporte e estabilidade efetiva.
Encaixes de Semi-precisão: refere-se aos encaixes fabricados no laboratório, a partir de uma matriz de plástico ou metálica. Possui o sistema macho/fêmea. A denominação semi-precisão não é, de nenhuma forma, pejorativa quanto à possibilidade de serem precisas e apresentarem retenção eficiente direta friccional. Seu custo final é muito atraente em relação aos de Precisão.
Encaixes de Precisão: referem-se aos encaixes pré-fabricados industrialmente que poderão ser incluídos no enceramento da PPF ou posteriormente soldados a essa estrutura. Possui o sistema macho/fêmea. A qualidade é industrial e não depende da habilidade do técnico de laboratório.
Preparos para Apoios:
São cavidades preparadas a fim de alojar os apoios das PPRs. Também tem a finalidade de garantir espaço para a colocação do apoio, sem que interfira com a oclusão e também de garantir rigidez. A forma e o contorno dos preparos para apoios visam proporcionar à PPR o melhor desempenho biomecânico possível e garantir a máxima proteção contra o dente de suporte, tanto do ponto de vista de transmissão de esforços, como de proteção ao esmalte contra o desenvolvimento de lesões de cárie. A técnica de preparo que descreveremos refere-se aos preparos sobre esmalte íntegro ou amálgama perfeitamente contornado. A sequência de preparos a serem realizados é mais usual para dentes anatomicamente normais e com boa posição no arco. Entretanto, na prática clínica, estes preparos podem ser ligeiramente modificados, baseados sempre no bom senso e tendo como meta uma PPR eficiente e não-iatrogênica. Os dentes que necessitam de confecção de planos guias e recontornamento devem ser preparados previamente à confecção dos preparos para apoios porque, caso sejam executados de forma inversa, a dimensão do preparo para apoios será modificada quando do desgaste para o plano guia, tornando-o incorreto.
Preparo para Apoio Oclusal para Pré-molares e Molares:
O que difere um preparo oclusal de um pré-molar para um molar é a sua dimensão, cada qual proporcional ao tamanho do dente. Os preparos para molar devem obedecer aproximadamente as seguintes proporções: divide-se o molar no sentido mésio-distal em quatro partes e no sentido vestíbulo-lingual em três partes. O preparo deve ter a dimensão aproximada do quadrante médio-distal ou médio-mesial. Os pré-molares por terem o comprimento mésio-distal consideravelmente menor terão esta distância dividida em apenas três partes. O sentido vestíbulo-lingual mantém-se dividido em três partes. Os planos guia deverão ser preparados antes dos preparos para apoiar para nãoalterar suas dimensões. Os preparos para apoio oclusal tem as seguintes características: quando vistos por oclusal devem ter um contorno na forma de “V” arredondada e quando vistos por proximal, deve ser arredondada como uma colher, mostrando uma superfície côncava, totalmente expulsiva. A linha de terminação do preparo junto às superfícies vestibular e lingual deve acabar suavemente, criando espaço para uma quantidade maior de metal, o que garante maior resistência ao grampo. A região do preparo mais próxima ao centro do dente tem a parede pulpar mais profunda que a região proximal para que a resultante das forças tenham uma direção mais axial possível. Para obter a forma final dos preparos para apoio oclusal sugere-se a seguinte sequência de passos:
Todos os preparos devem ser executados com instrumentos de baixa rotação. O contorno inicial do preparo é executado com broca tronco-cônica n.701 ou 703, dependendo do tamanho do dente. O contorno inicial deve ser um pouco menor que a dimensão final do preparo porque a sequência dos preparos irá ampliá-lo ligeiramente. O uso de uma broca de forma tronco-cônica favorecerá o contorno inicial para ter uma expulsividade adequada das paredes axiais. Durante o preparo, observar que sua expulsividade deve ser considerada em relação a trajetória de inserção para que os apoios entre si não sejam retentivos. A parede pulpar já deve, neste primeiro passo, ser intencionalmente inclinada para o centro do doente. O resultado da primeira etapa do preparo é uma cavidade com contorno nítido, geométrico e expulsivo. A parede pulpar é plana e inclinada para o centro do dente. A proporção do preparo é ligeiramente menor que aquela que será atingida em sua etapa final, inclusive quanto à profundidade, que nesta etapa tem 1mm na região proximal e 1,2mm na região interna. A profundidade final do preparo deve ter valores em torno de 1,2mm na região proximal e 1,5mm na região mais interna ou central.
A segunda etapa do preparo tem o objetivo de tornar côncava a parede pulpar e lhe oferecer uma dimensão final. São executadas com brocas esféricas de diâmetro maior n.2 a 6. As brocas de diâmetro maior n.5 e 6 serão para o preparo das superfícies mais proximais e as menores n.1 a 4 para o preparo da região mais central. Para dar a forma desejada à parede pulpar aplicam-se movimentos pendulares de uma extremidade à outra do preparo, até atingir concavidade ideal.
A próxima etapa será o arredondamento cavo-superficial de todo o preparo a fim de remover os prismas de esmalte sem suporte e de deixar o preparo mais arredondado, o que facilita a adaptação da armação metálica fundida e minimiza a dificuldade de higienização. Este processo pode ser realizado com a broca n.740 em forma de chama de vela. 
A diferença entre preparos realizados em esmalte natural e amálgama é que sobre o amálgama podem-se realizar preparos mais profundos que não seriam possíveis em dentes naturais devido a exposição de dentina. Durante o preparo, a dentina pode ser exposta acidentalmente e exigir a confecção de uma restauração em amálgama ou uma prótese unitária fundida. Convém relembrar que amálgamas que servirão de suporte para a PPR devem ter seus preparos ampliados e aprofundados para garantir resistência e para que todo o preparo esteja contido dentro da restauração. Em pacientes idosos ou em dentições abrasionadas, a exposição de dentina durante o preparo para apoios pode eventualmente ser mantida sem restauração, desde que a área seja de fácil acesso para a higienização e não esteja sensível. 
O acabamento dos preparos é realizado inicialmente com brocas de 12 lâminas para polimento. Brocas esféricas de diâmetros diversos e as em chama de vela são as mais utilizadas. O aspecto do esmalte natural depois de ser polido deve ser de total lisura e brilhante para facilitar ao máximo a remoção de placa bacteriana. 
Após o polimento realiza-se a proteção do esmalte com aplicação tópica de flúor a 8% ou de verniz fluoretado.
Apoios Interdentais para Molares e Pré-molares:
Pode ser realizado entre dois molares, dois pré-molares ou entre molar e pré-molar. Normalmente utilizados quando se planeja usar grampos gêmeos unidos pelo apoio. A parede pulpar é plana. O preparo estende-se ligeiramente até as paredes vestibular e lingual para oferecer volume maior para os braços do grampo. As parede proximais são ligeiramente expulsivas. O ângulo formado entre as paredes pulpar e proximal deve ser ligeiramente arredondado. A sequência de etapas operatórias para este preparo é: 
A caixa oclusal é realizada com uma broca n.57 ou 58, buscando uma boa centralização entre os dois dentes. A profundidade deve ser de 1,5mm e a largura 2,2mm. A divergência das paredes proximais para oclusal é obtida com um broca n.703. O arredondamento do ângulo pulpo-proximal é conseguido com brocas esféricas. O término do ângulo cavo-superficial é realizado com uma broca n.740, inclusive o arredondamento dos ângulos pulpo-vestibular e lingual. 
Os preparos para apoios interdentais para dentes posteriores só devem ser selecionados quando o preparo não comprometer o plano de contato. Onde um dos dentes selecionados para o preparo tiver a superfície proximal restaurada com amálgama pode-se descentralizar ligeiramente o preparo para o dente restaurado, preservando o dente hígido de um desgaste mais acentuado. Pode-se aumentar o suporte através de pequenos apoios oclusais adicionais na área remanescente das fossetas de cada dente.
Apoios Incisais para Caninos:
Podem ser realizados para caninos superiores e inferiores, no ângulo distal ou mesial. Possuem a forma da letra “V”, estendendo-se tanto para vestibular quanto para lingual para que o apoio cavalgue sobre o dente, transmitindo, desta forma, forças com direção axial. O sulco palatino de desenvolvimento, presente nos caninos superiores, indica anatomicamente a direção do preparo. A sequência de etapas para este preparo é:
A forma principal do preparo pode ser obtida utilizando-se broca n.740 ou um disco de carborundum. Caninos em especial os inferiores, que não possuem sulcos de desenvolvimento ou que estes sejam muito discretos devem ter selecionada como área para a confecção do apoio, a região intermediária entre a ponta da cúspide e o ângulo inciso-proximal, desde que a oclusão permita. O arredondamento dos ângulos formados e o desaparecimento progressivo do preparo por palatino até terminar em zero são obtidos com brocas esféricas.
Apoios Incisais para Incisivos:
Podem ser executados em incisivos superiores e inferiores. Podem localizar-se tanto no ângulo mesial como no distal. Caracterizam-se por ocuparem o ângulo inciso-proximal, com o preparo estendendo-se tanto por vestibular como por lingual na forma de bisel. A extensão vestibular, como nos caninos, é menor que na lingual para favorecer a estética, mas sua presença é importante para o direcionamento correto das forças. A porção central do preparo deve ser mais profunda que a região proximal, convergindo para o centro do dente. A sequência de etapas para este preparo é:
Com uma broca cilíndrica n.57 realiza-se o corte do ângulo inciso-proximal, ligeiramente aquém da dimensão final. A posição da boca deve ser ligeiramente inclinada para que a parede proximal se torne expulsiva e parede pulpar ligeiramente inclinada para o centro do dente. Com a broca n.740 em forma de chama de vela arredondam-se os ângulos formados e tornam-se côncava a parede pulpar, estendendo-se o preparo para vestibular, lingual ou palatino. Os incisivos superiores têm se preparo na superfície palatina, orientados pela direção do sulco de desenvolvimento.
Preparo para Apoios em Cíngulo ou Lingual:
Indicados para caninos superiores e inferiores e para incisivos superiores que possuam um cíngulo proeminente. Para os dentes inferiores, o preparo é também denominado para apoio lingual. Ocupam toda a área do cíngulo com a forma de cunha inclinada para o centro do dente. A sequência de etapas para este preparo é:
Sua forma básica é obtida inicialmentecom uma broca tronco-cônica invertida n.35 e 36. O arredondamento dos ângulos formados podem ser realizados com brocas esféricas e ou chama de vela. Os preparos em cíngulo para dentes superiores têm inclinação muito vantajosa para os casos em que a oclusão é muito fechada e não haja espaço para a passagem do conector menor atingir o apoio incisal. Outras vantagens dos apoios em cíngulo são sua estética e a localização próxima ao fulcro do dente, minimizando o braço de alavanca formada sobre o suporte dental, desta forma, protegendo o suporte periodontal.
Apoios Interdentais para dentes Anteriores:
Indicados principalmente para incisivos inferiores, nos quais o fatos estética seja menos comprometedor e por estarem num mesmo nível oclusal. Dependendo da anatomia podem também ser usados entre incisivo lateral e canino. Localizam-se de forma equitativa entre os tais dentes utilizados. São basicamente a união de dois preparos para apoios incisais com pequenas modificações. A parede pulpar é plana e as paredes proximais são ligeiramente expulsivas. Os ângulos vestibular e lingual são biselados. A sequência de etapas para este preparo é:
Com a broca cilíndrica realiza-se a forma básica do preparo. As paredes proximais tornam-se ligeiramente expulsivas com uma broca n.703. Os biseis vestibular e lingual são realizados com broca chama de vela, que também arredondam os ângulos inciso-proximais.

Outros materiais