Buscar

Caso Concreto - Semana 2 - Estácio (Direito)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Estácio de Sergipe 
Caso Concreto – Semana 2 
Trabalho realizado pela aluna Celiany Moura, da turma 3003, orientada pelo professor Fernando Monteiro da disciplina de Direito Constitucional I.
Aracaju, 15 de fevereiro de 2018 
Caso Concreto 
A Constituição de 1988 desenhou em seu texto um Estado de bem-estar social, consagrando princípios próprios do modelo liberal clássico de forma conjugada com outros, típicos do modelo socialista. Esse pluralismo principiológico se faz sentir ao longo de todo o texto constitucional, especialmente no art. 170, CRFB, que adota a livre iniciativa como princípio da ordem econômica, sem desprezar, no entanto, o papel do Estado na regulação do mercado. Considerando tal constatação, responda:
Como o pluralismo principiológico pode favorecer a estabilidade da CRFB/88?
R: Através do pluralismo principiológico, a Constituição pode tratar de diversos temas sob diferentes aspectos, visto que a variedade de princípios possibilita vasta interpretação acerca das questões sociológicas e humanas. Desse modo, os diferentes temas abordados não seriam alterados tão rapidamente alterados, pois o grande “leque” interpretativo assegura diferentes possibilidades para uma mesma questão, dificultando o seu exaurimento casuístico. 
Diante de tal característica, como a doutrina classificaria a CRFB/88?
R: A doutrina classificaria a CRFB/88, quanto ao modo de elaboração, como uma constituição dogmática heterodoxa.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais