Buscar

Caso Lipton Unilever.

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Estudo de Caso Chá Unilever
Nome do aluno (a):
Polyana Gaia Conceição Souza.
Trabalho da disciplina, Logística Ambiental Reversa.
 Tutor: Prof. SUZANE 
Local 
QUEIMADOS - RJ
Ano
2018
Estudo de Caso: Chá Unilever (A): Revitalizando a Cadeia de Suprimento da Lipton.
TÍTULO: A SUSTENTABILIDADE NO MERCADO
Subtítulo: CONHECENDO A HISTÓRA.
	As autoras vêm apresentando o texto em tópicos, abordando a história da UNILEVER, dando destaque na marca de Chá Lipton, seu histórico, a revitalização com enfoque na impressão da marca, mostrando a potencialização da credibilidade, com visão do futuro e finalizando com a cadeia de suprimento.
	Histórico
	Ao narrar à história da Unilever, destaca seu grandioso portfólio, incluindo suas marcas principais em todo mundo. Sejam elas nos mais diversificados setores, alimentícios, cuidado com o corpo, entre outras.
	Logo em seguida discorre sobre a marca Lipton onde aponta que no mercado era a líder global tanto em folha, quanto chá pronto para beber, com uma bela participação no mercado global três vezes maior que sua rival mais próxima. Sendo ela uma das 12 maiores marcas da Unilever, faturando € 3 bilhões no ano de 2007, tendo como seus principais mercados os países da Europa Ocidental, América do Norte, o Oriente Médio e partes da Ásia.
	Mesmo assim, em seguida o texto aborda com destaque os excessos de ofertas e em consequência uma redução nos valores, levando a queda na margem de lucros. 
Veremos em seguida como esse cenário foi modificado.
	Revitalizando a Lipton.
A impressão da Marca Lipton.
	Foi em 2005 que as consequências sofridas pela Lipton no mercado foram diagnosticadas. Vendo que a mesma não era percebida como uma marca brilhante, vibrante no mercado, Leijnse, Ben & Jerry’s, se voluntariaram juntamente com sua equipe para realizar um exercício de impressão de marca.
	Exercício esse que era uma ferramenta de planejamento proprietário desenvolvida pela própria Unilever.
	E no ano de 2006 um grupo de avaliadores constituído de desenvolvedores de marca e uma equipe dos mais variados setores de diversas funções foram criados. Fazendo com que a Lipton fosse uma das duas primeiras marcas da UNILEVER a realizar o exercício de Impressão de Marca.
	A realização do exercício deixa evidente que a grande preocupação crescente nos consumidores em mercados importantes era a sustentabilidade e que ao investir nessa realidade a marca ganharia destaque. 
 	Potencializando a Credibilidade
	É nesse exato momento que a credibilidade se torna o assunto crucial a ser tratado, por terem percebido que os consumidores não necessariamente tomariam a excelência em sustentabilidade autodeclara. 
Em outras palavras não bastaria apenas destacar o cultivo sustentável de chá, era fundamental para os consumidores compreender a estratégia da marca.
 Seguindo o exercício, a equipe da Marca Lipton buscou um esquema de Certificação de terceiro, focado em AGRICULTURA SUSTENTÁVEL. 
As autoras discorrem sobre as seguintes opções as serem examinadas: A Fairtrade, UTZ Certified e a Rainforest Alliance. 
E a que mais se encaixava nas exigências em relação à sustentabilidade foi a Rainforest Alliance, sendo ela uma ONG internacional criada em 1987, tendo seu objetivo desde então conservar a biodiversidade e garantir subsistência sustentáveis transformando práticas de uso da terra. 
	Saltando à frente para assimilação 
 	Leijnse observou que para a Lipton ter espaço no mercado e ser favorita o componente principal do casamento entre LIPTON x RAINFOREST ALLIANCE era o trabalho conjunto; Alinhamento da cadeia de suprimentos e a Implantação de mercado.
	Alinhando a Cadeia de Suprimento
O ponto chave da implementação da cadeia de Suprimento era garantir que a disponibilidade do chá certificado estivesse disponível não apenas no momento certo, mas também nos fornecedores certos, visto que cada produto/variedade de chá usa uma mistura complexa e única feita de diferentes origens e qualidade. O coordenador de suprimento global de chá da Unilever sabia que trocar de fornecedores somente era viável uma vez que não alterasse a mistura. 
	Uma vez que as metas foram divulgas, a conversão para chá sustentável se tornou uma via de mão única sem retorno. Ao vincular sustentabilidade a marca e comunicar ativamente aos consumidores, a Unilever não tinha outra opção senão atender às expectativas e trazer chá sustentável certificado para o mercado.
	Nota – se com os resultados obtidos, que os investimentos de tempo e recursos foram bem aproveitados, para a logística ambiental se tem um exemplo notório onde os projetos quando bem elaborados se tem consequências adequadas ao que se refere em trabalho árduo e bem elaborado. Ao analisar a abordagem realizada conclui-se que as informações recolhidas sobre as variações e causas em relação a estoque, determina a excelência nas ações realizadas, garantindo uma posição de destaque.

Outros materiais