Buscar

BASES MATEMÁTICAS PARA ENGENHARIA- PLANO ENSINO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina: BASES MATEMÁTICAS PARA ENGENHARIA - CCE1459
 IMPRIMIR
Contextualização
O mundo defronta-se com um novo cenário de dimensões políticas, filosóficas, sociais, econômicas, culturais e tecnológicas que exigem na formação do profissional, em qualquer área de conhecimento, o desenvolvimento de novas habilidades e competências e o domínio de novos conhecimentos e técnicas na construção do saber.
Neste contexto, a disciplina Bases matemáticas para Engenharia desempenha um papel importante no intercâmbio com as diversas ciências, como a Física e as Engenharias, desenvolvendo habilidades e competências como o raciocínio lógico, a postura crítica e a capacidade de resolver problemas, em áreas em que o raciocínio abstrato é uma ferramenta indispensável.
Ementa
Importância da matemática na Engenharia;Radiciação e Potenciação; Expressões Algébricas; Produtos Notáveis; Fatoração; Razão e Proporção; Regras de 3 simples e composta; Porcentagem;  Vetores; Matrizes; 
Objetivos gerais
·         Compreender a importância da matemática para a Engenharia
·         Rever conteúdos básicos que auxiliarão no acompanhamento de outras disciplinas, com a profundidade exigida em um curso de nível superior;
·        Compreender e utilizar o cálculo como ferramenta teórica na resolução de problemas
Objetivos específicos
Rever os conhecimentos básicos de:
Radiciação e Potenciação
Expressões Algébricas
Produtos Notáveis
Fatoração
Razão e Proporção
Regras de 3 simples e composta
Porcentagem
Vetores
Matrizes
e aplicá-los em situações contextualizadas da Engenharia
    
 
Conteúdos
UNIDADE 1 - IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA
1.1. Matemática e Engenharia
1.2. Modelagem e Simulação
1.3. A importância das funções 
1.4. Exemplos
UNIDADE 2 - ÁLGEBRA e ARITMÉTICA
2.1 Radiciação e Potenciação
2.2 Expressões Algébricas
2.3 Produtos Notáveis
2.4 Fatoração
2.5 Razão e Proporção
2.6 Regras de 3 simples e composta
2.7 Porcentagem
UNIDADE 3 - VETORES e MATRIZES
3.1 Vetores: definição, tipos e representação
3.2 Operações com vetores
3.3 Módulo de um vetor
3.4 Vetor Unitário
3.5 Decomposição de Vetores
3.6 Matrizes: definição e tipos
3.7 Operações com matrizes
Indicação do material didático
Procedimentos de ensino
A disciplina deve ser desenvolvida por meio de aulas expositivas-dialogadas, além de procedimentos colaborativos ou de trabalho em grupo. Deve se promover a interatividade com resolução de exercícios e a interação professor e alunos nas atividades de resolução e discussão. São indicadas atividades como seminários, debates, dinâmica de grupo, resolução de problemas envolvendo funções. O uso de linguagem audiovisual e de recursos didáticos que se valem da inovação tecnológica associada às Tecnologias da Informação de Comunicação deve ser promovido em sala de aula e recomendado nos estudos e nas atividades que o aluno deve desenvolver no seu tempo de estudo fora da sala de aula. Os recursos encontrados Na Sala Virtual de Aprendizagem (SAVA), como aulas teletransmitidas, conteúdo online, apresentação em PowerPoint, material didático e planos de aula, podem ser explorados pelo professor em sala de aula a partir da recomendação de uso por parte dos alunos. É recomendável, a aplicação de atividades, exercícios ou simulados que contribuam para auto avaliação. Resolução de exercícios constantes nos Planos de Aula da disciplina. Estudo dirigido com o material didático ou livros da bibliografia básica, dentre outros. 
Recursos
Além dos recursos físicos oferecidos pela sala de aula, como quadro branco, data show, retroprojetor, TV, DVD,  é proveitoso fazer uso do Laboratório de informática, com o intuito, por exemplo, de se utilizar os softwares de traçado de gráficos das funções.
Pode-se fazer uso de indicações de sites confiáveis de conteúdo matemático, como por exemplo,  www.somatematica.com.br , no qual se encontram, dentre outros conteúdos relevantes, diversos softwares livres para a construção de gráficos e melhor visualização dos conceitos. Sinalizamos também o site www.wolframalpha.com como um excelente recurso. Recomendamos a leitura do material didático e acesso a Biblioteca Virtual da Estácio.
Procedimentos de avaliação
Os procedimentos de avaliação nas disciplinas híbridas contemplam tanto os conteúdos, competências e habilidades desenvolvidos durante a sala de aula presencial quanto aqueles trabalhados de forma on-line a partir dos roteiros de estudos.
As avaliações serão presenciais e compreenderão três etapas: Avaliação 1 (AV1), Avaliação 2 (AV2) e Avaliação 3 (AV3).                                
As avaliações poderão ser realizadas por meio de provas teóricas, provas práticas, e realização de projetos ou outros trabalhos, representando atividades acadêmicas de ensino, de acordo com as especificidades de cada disciplina. A soma de todas as atividades que possam vir a compor o grau final de cada avaliação não poderá ultrapassar o grau máximo de 10, sendo permitido atribuir valor decimal às avaliações. Caso a disciplina, atendendo ao projeto pedagógico de cada curso, além de provas teóricas e/ou práticas contemple outras atividades acadêmicas de ensino, estas não poderão ultrapassar 20% da composição do grau final.
A AV1 contemplará o conteúdo da disciplina até a sua realização.
As AV2 e AV3 abrangerão todo o conteúdo da disciplina, incluindo o das atividades estruturadas.
Para aprovação na disciplina o aluno deverá:
1. Atingir resultado igual ou superior a 6,0, calculado a partir da média aritmética entre os graus das avaliações, sendo consideradas apenas as duas maiores notas obtidas dentre as três etapas de avaliação (AV1, AV2 e AV3). A média aritmética obtida será o grau final do aluno na disciplina.
2. Obter grau igual ou superior a 4,0 em, pelo menos, duas das três avaliações.
3. Frequentar, no mínimo, 75% das aulas ministradas.
Outras informações
Situação
Bibliografia básica
CANDAL, Denise. Fundamentos de Matemática. Rio de Janeiro: SESES
DE MAIO ( coordenador); BARBONI, Ayrton; PAULETTE, Walter. Fundamentos da Matemática: Cálculo e Análise. Rio de Janeiro: LTC, 2007.
GUIMARÃES, L.G.S., et al. Bases Matemáticas para Engenharia. Rio de janeiro:: SESES, 2015..
Bibliografia complementar
BESSANEZI, Rodney Carlos. Introdução ao Cálculo e Aplicações (biblioteca virtual). São Paulo: Contexto, 2015.
GUIDORIZZI, Hamilton Luiz. Curso de Cálculo. 5. Rio de Janeiro: LTC, 2013. 1.
IEZZI, Gelson et al. Matemática: ciência e aplicações. São Paulo: Atual, 2003.. 1.
MEDEIROS, Valéria Zuma (Coord.). Pré-cálculo. São Paulo: Pioneira, 2006..
WAITS, Bert K.; FOLEY, Quegory D.; DEMANA, Franklin. Pré-cálculo (biblioteca virtual). São Paulo: Addison Wesley, 2008.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais